Como estudar Gramática para o Enem

O conteúdo de gramática do Enem está na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. É importante atentar-se a isso para entender o tipo de conhecimento que o exame espera dos candidatos: não se trata apenas de decorar nomes e classificações, mas, sim, de entender como a linguagem funciona, interpretar os seus códigos e compreender o contexto de seu uso.

Leia também: Temas de gramática que mais caem no Enem

Primeiros passos

Para entender como funciona o Enem, precisamos familiarizar-nos com o seu formato, a sua linguagem e os seus conteúdos. Por isso, é importante ver as provas dos anos anteriores para saber o que esperar do exame e, com base nisso, perceber quais são as suas maiores dificuldades e entender o que priorizar nos seus estudos.

Você pode encontrar as provas e os gabaritos do Enem no próprio portal do Inep. Leia algumas questões para familiarizar-se com o formato, e entenda a maneira como as perguntas são feitas, bem como os seus conteúdos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gramática no Enem: o que cai?

Na prova de português e, também, na de línguas estrangeiras, um assunto ganha destaque: a interpretação de texto. É comum que as questões tenham, pelo menos, um texto ou um pequeno trecho para ser analisado, com base no qual surgem questões a respeito:

Lembre-se: não se trata de decorar palavras e nomes, mas de entender como esses diferentes fenômenos linguísticos têm um impacto no entendimento do texto e na forma de expressar-se, quais são os objetivos do uso de certos recursos estilísticos, que função e que efeito eles têm no texto.

Justamente por envolver esse tipo de conhecimento, as questões de gramática costumam ter um enunciado longo, mas que deve ser lido atentamente: o texto de apoio a ser analisado vem seguido de um comando, isto é, da pergunta em si a respeito de algum aspecto do texto, com as possíveis alternativas na sequência.

Veja também: Dicas de gramática para o Enem

Ao preparar-se para a prova de gramática do Enem, lembre-se de que decorar nomes não é o suficiente.
Ao preparar-se para a prova de gramática do Enem, lembre-se de que decorar nomes não é o suficiente.

Materiais de estudo

Você encontra diversos conteúdos do exame aqui no nosso portal e, também, em outras plataformas. Não deixe de ouvir os podcasts, de assistir às videoaulas e de manter-se firme nos estudos, procurando conteúdos relacionados ao Enem para que você consiga dominar esse exame. Não se esqueça também de conferir as nossas dicas e os temas que mais caem no Enem!

Para acompanhar a sua evolução, estude o próprio Enem fazendo os exercícios das provas dos anos anteriores e checando as respostas no gabarito disponibilizado no portal do Enem. Observe o seu desempenho, anote suas dificuldades e organize um cronograma para pesquisar sobre os assuntos que você (ainda) não domina.

Por: Guilherme Viana

Artigos de Como estudar Gramática para o Enem

Dicas de gramática para o Enem

Veja algumas dicas sobre os temas mais frequentes do Enem na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, envolvendo a gramática da língua portuguesa.

Temas que mais caem em gramática para o Enem

Descubra quais conteúdos de gramática têm sido mais frequentes nas últimas provas do Enem e onde encontrar mais informações sobre eles.