Temas que mais caem em gramática para o Enem

A prova de língua portuguesa do Enem está dentro da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Veja algumas dicas sobre os temas mais frequentes nos últimos anos do Enem.

Leia também: Como estudar gramática para o Enem

Temas que mais caem em gramática no Enem

  • Interpretação de texto: os enunciados do Enem podem ser extensos, porque a prova de língua portuguesa analisa principalmente a interpretação de texto do vestibulando, sendo necessário compreender o contexto. É comum testar essa capacidade perguntando sobre as principais ideias dos trechos lidos, o efeito de determinadas construções ou as características de certos gêneros textuais. Além disso, a interpretação de texto é a habilidade que ajuda a compreender melhor o enunciado de qualquer questão do exame.
  • Semântica: como parte da interpretação de texto, naturalmente entender o sentido de certas palavras e construções é parte desse processo, de modo que muitas questões no Enem tratam da compreensão da ideia geral de um trecho específico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Funções da linguagem: a forma como uma ideia é passada e o objetivo ao estabelecer-se a comunicação é matéria importante para o Enem. Conhecer as diferentes funções da linguagem é muito importante para desenvolver o raciocínio exigido em várias questões do exame, relacionado não só à estrutura do enunciado como ao objetivo da comunicação.
  • Gêneros textuais: engana-se quem pensa que o Enem não cobra interpretação de diferentes gêneros textuais. É comum haver questões sobre diversos gêneros, podendo ir da poesia, passando por crônicas e campanhas publicitárias, chegando até mesmo aos e-mails e às postagens em redes sociais. Isso porque o Enem analisa a capacidade de interpretação do vestibulando nas mais diversas expressões linguísticas.
Estudar os temas recorrentes da prova de gramática é estar a um passo mais perto de um bom resultado.
Estudar os temas recorrentes da prova de gramática é estar a um passo mais perto de um bom resultado.
  • Variação linguística: se o Enem busca analisar a capacidade de interpretação em diversos gêneros textuais, o mesmo ocorre em relação à variação linguística. É importante saber por que a língua muda de acordo com a época, a região e o contexto, além de saber interpretar esse fenômeno e os efeitos dele no discurso. É preciso também saber conceitos como norma-padrão, linguagem coloquial e preconceito linguístico.
  • Artes e linguagem não verbal: na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a capacidade de compreender a arte enquanto manifestação cultural também faz parte das competências analisadas. Além dos movimentos literários, os movimentos artísticos também podem cair no exame. Entender como os padrões estéticos fazem parte da expressão artística, gerando novos significados no discurso e afetando a interpretação, também faz parte da matriz de referências do Enem.
  • Intertextualidade: é importante desenvolver a habilidade de relacionar diferentes discursos verbais e não verbais para gerar um significado. Espere questões com charges, HQs, campanhas publicitárias, entre outras manifestações possíveis, dialogando texto e imagem.

Veja também: Dicas de gramática para o Enem

  • Figuras de linguagem: esse assunto é bastante explorado pelo Enem, mas não espere questões sobre nomes decorados das figuras de linguagem. Na prova, costumam cair questões envolvendo os efeitos das figuras de linguagem no discurso, esperando que o candidato consiga percebê-los e explicá-los.

Conheça mais o modelo da prova fazendo um simulado para entender na prática como os temas pontuados foram aplicados nos últimos anos.

Por: Guilherme Viana

Artigos relacionados

Dicas de gramática para o Enem

Veja algumas dicas sobre os temas mais frequentes do Enem na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, envolvendo a gramática da língua portuguesa.

Figuras de linguagem no Enem

Descubra como as figuras de linguagem são cobradas no Enem e quais costumam cair mais no exame. Resolva exercícios de exames anteriores sobre esse tema.

Funções da linguagem no Enem

Revise o que são e quais são as funções da linguagem e veja de que forma elas são cobradas no Enem. Resolva também exercícios de edições anteriores do exame.

Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem

Clique e saiba como estudar para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem.

Diferenças entre a linguagem culta e a linguagem coloquial

Você conhece as diferenças entre a linguagem culta e a linguagem coloquial? Clique e saiba mais sobre os níveis de linguagem!

Variações linguísticas

Acesse para aprender o que é uma variação linguística e quais são seus tipos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).

Variações linguísticas x Preconceito linguístico

Variações linguísticas x Preconceito linguístico: Conheça a importância dos dialetos e registros na língua portuguesa.

Inferências linguísticas

Clicando, descobrirá acerca do verdadeiro sentido que se atribui às inferências linguísticas, demarcadas no espaço que você irá compartilhar a partir de agora!

Os elementos necessários à comunicação

Para que exista uma comunicação é necessário a presença de alguns elementos. Confira!