Dicas de gramática para o Enem

Estudar gramática para o Enem é essencial, especialmente os temas que foram muito explorados nos últimos anos. Vamos entender como o exame funciona e como preparar-se para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que tem um grande peso na nota.

Leia também: Como estudar gramática para o Enem

Conheça a prova do Enem

Acesse o portal do Enem e faça as questões dos anos anteriores. Assim, você se familiariza com a linguagem do exame e percebe quais são os conteúdos mais pedidos e em quais você tem mais dificuldade. Não se esqueça de checar as respostas no gabarito para acompanhar a sua evolução.

Estudar gramática é fundamental não apenas para resolver as questões de múltipla escolha, como também para escrever a redação.
Estudar gramática é fundamental não apenas para resolver as questões de múltipla escolha, como também para escrever a redação.

Cuidado com a interpretação de texto

Os enunciados do Enem podem ser extensos, porque a prova de língua portuguesa analisa principalmente a interpretação de texto do vestibulando. Nela é comum testar essa capacidade perguntando sobre as principais ideias dos trechos lidos, o efeito de determinadas construções ou as características de certos gêneros textuais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Artes e linguagem não verbal fazem parte do conteúdo a ser estudado

Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a interpretação envolvendo a comunicação não verbal também importa. Muitas vezes, a capacidade de relacionar as linguagens verbal e não verbal será cobrada por meio de questões com charges, quadrinhos, campanhas publicitárias com imagem e texto ou outras expressões artísticas.

Atualidades também são conteúdo

Esteja a par das notícias, pois o Enem costuma trazer questões pautadas nas atualidades. Se você souber associar mais facilmente o fato à questão, terá mais tranquilidade para analisar o que se pede.

Veja também: Temas de gramática que mais caem no Enem

Pesquise por conteúdos de gramática no Enem

Pesquise por textos, videoaulas e podcasts para aprender mais sobre o conteúdo de gramática cobrado pelo Enem, especialmente aquele envolvendo variação linguística, gêneros textuais e funções da linguagem para melhorar a sua interpretação. A intertextualidade também é cobrada, então é importante desenvolver a capacidade de estabelecer relações entre diferentes textos.

Continue acompanhando o nosso portal para mais conteúdos do Enem!

Por: Guilherme Viana

Artigos relacionados

Temas que mais caem em gramática para o Enem

Descubra quais conteúdos de gramática têm sido mais frequentes nas últimas provas do Enem e onde encontrar mais informações sobre eles.

Figuras de linguagem no Enem

Descubra como as figuras de linguagem são cobradas no Enem e quais costumam cair mais no exame. Resolva exercícios de exames anteriores sobre esse tema.

Funções da linguagem no Enem

Revise o que são e quais são as funções da linguagem e veja de que forma elas são cobradas no Enem. Resolva também exercícios de edições anteriores do exame.

Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem

Clique e saiba como estudar para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem.

Diferenças entre a linguagem culta e a linguagem coloquial

Você conhece as diferenças entre a linguagem culta e a linguagem coloquial? Clique e saiba mais sobre os níveis de linguagem!

Variações linguísticas

Acesse para aprender o que é uma variação linguística e quais são seus tipos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).

Variações linguísticas x Preconceito linguístico

Variações linguísticas x Preconceito linguístico: Conheça a importância dos dialetos e registros na língua portuguesa.

Os elementos necessários à comunicação

Para que exista uma comunicação é necessário a presença de alguns elementos. Confira!