O que estudar para o Enem?

Assim que você entra no Ensino Médio começam a surgir as primeiras dúvidas sobre a principal prova que, possivelmente, realizará ao fim desses três anos de estudo: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O que todo mundo sabe é que a prova é extensa, em razão de avaliar o que foi aprendido em todo o ensino médio, e que é a principal oportunidade para muitos jovens entrarem em uma universidade pública no país.

Mas será que você sabe o que estudar para o Enem? Não é uma pergunta fácil de ser respondida em razão do tamanho da prova, mas a Matriz de Referência do Enem pode servir como um guia de estudo. Ela é a mesma desde 2009 e só deve mudar em 2023.

Divisão da Prova

Primeiro, é importante saber que a prova do Enem é aplicada em dois dias, atualmente em dois domingos seguidos. Ao todo, são 180 questões objetivas e uma redação.

No primeiro dia de provas, são cinco horas e meia para responder 90 questões e produzir a redação. No segundo dia, os participantes têm cinco horas para responder mais 90 itens.

1º dia

- 45 questões de Linguagens Códigos e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Redação

2º dia

- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias

Temas que mais caem no Enem

Mesmo com o amplo conteúdo, alguns temas costumam aparecer com mais frequência nas provas. O Poliedro fez um estudo desses temas avaliando as provas do Enem de 2014 a 2018.

Linguagens Códigos e suas Tecnologias

Nesta área de conhecimento caem as 45 perguntas sobre Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês) e, em menor quantidade, podem ser cobradas questões de Educação Física e Artes. 

A seguir, veja os assuntos que mais apareceram no Enem em cada disciplina:

- Língua Portuguesa e Literatura: Tendências contemporâneas; Estrutura e formação das palavras; Pontuação; Classe de palavras; Verbo.

- Interpretação de Texto: Textualidade; Tipos de texto; Análise da pessoa, do espaço e do tempo; Funções da linguagem; Narratividade.

- Educação Física: Esporte e espetáculo; Influência da mídia no corpo; Esportes Adaptados; Cuidados com a saúde.

- Artes: Arte Contemporânea; Arte nos séculos XV e XVI; Elementos básicos das Artes Plásticas; Elementos básicos de Música; Música no século XX.

- Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês): as cinco questões de língua estrangeira não exigem fluência no idioma, mas requer boa interpretação. As questões, geralmente, pedem aos participantes que interpretem quadrinhos, notícias e charges em inglês ou espanhol.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

As disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia serão cobradas nas 45 questões desta área. Veja os principais conteúdos:

- História: 2ª Guerra Mundial; 2º Reinado; Governos pós-regime militar; Era Vargas; República Velha.

- Geografia: Questões ambientais; Climatologia; Urbanização; Globalização; Cartografia.

- Filosofia: Aristóteles e escola helenística; Racionalismo moderno; Escola sofística, Sócrates e Platão; Filosofia Contemporânea; Escola de Frankfurt.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Sociologia: Sociologia contemporânea; Cidadania; Cultura e educação; Capitalismo; Economia e sociedade.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Essa parte da prova, aplicada no segundo dia do exame, também conta com 45 questões. Dentro delas estão as disciplinas de Biologia, Química e Física. Veja os conteúdos que mais caem:

- Biologia: Sistema imunitário; Ecossistema; Fundamentos da Ecologia; DNA e RNA; Genética.

- Química: Ligações químicas, polaridade e forças; Reações orgânicas; Compostos orgânicos; Eletroquímica; Leis ponderais e estequiometria.

- Física: Acústica; Energia, trabalho e potência; Resistores; Calorimetria; Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional.

Matemática e suas Tecnologias

A prova de matemática é muito importante para um bom resultado no Enem. É a única disciplina com 45 questões, o que corresponde a 25% do Enem. Veja os assuntos que costumam ser mais exigidos na disciplina:

- Matemática: Problemas de 1º e 2º graus; Grandezas proporcionais e médias algébricas; Porcentagem e Matemática Financeira; Funções; Noções básicas de estatística; Probabilidade; Área de figuras planas e polígonos; Análise combinatória; Circunferência.

Redação

Uma das perguntas mais frequentes de quem vai fazer o Enem é sobre o possível tema da redação. Tentar acertar o tema é um exercício de adivinhação, porém, durante o período que você estiver treinando sua redação, busque escrever sobre temas ligados a questões sociais. A redação do Enem sempre cobra soluções para problemas sociais, culturais, de saúde e ambientes do Brasil.

A redação do Enem exige que o participante apresente uma proposta de intervenção, através de um texto dissertativo-argumentativo escrito em até 30 linhas. Na prova estão disponíveis textos de apoio ou informações para oferecer dados auxiliares sobre o tema.

Veja os últimos cinco temas da redação do Enem:

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Atenção na Interpretação de Texto

Listamos os temas que mais caíram nas provas do Enem desde 2014 para ajudar quem está se preparando para a prova, porém, é importante lembrar que outros conteúdos também são exigidos no exame, conhecido principalmente por trabalhar a interdisciplinaridade em suas questões.

Quem vai fazer o Enem deve estar preparado para enfrentar uma prova extensa, e um dos grandes diferenciais é a interpretação de texto. Independente da área que você estiver respondendo, seja humanas, exatas ou biológicas, a sua capacidade de interpretação textual e visual faz toda diferença para responder a prova do Enem.

Leia os textos com calma e muita atenção para entender o que a questão está exigindo e alcançar um excelente resultado na sua prova do Enem.

Bons estudos!

Por: Giullya Franco

Artigos relacionados

10 aplicativos para estudar para o Enem

Veja como utilizar seu celular e escolher os melhores aplicativos para ajudar nos estudos. Entenda como os apps podem ser úteis para sua preparação ao Enem.