Energia Potencial e Trabalho

Energia Potencial

Vamos supor uma bola abandonada do alto de um prédio. A bola cai por causa da força de atração gravitacional (força peso), que realiza um determinado trabalho durante a descida da bola. Houve a realização de trabalho porque a bola no alto do prédio apresentava energia, chamada de energia potencial.

Então podemos enunciar que a energia potencial é a energia armazenada por um corpo.

Energia potencial gravitacional

Vamos considerar um corpo de massa m que está a certa altura h em relação ao chão.

O corpo da figura acima pode realizar movimento, portanto ele armazena energia potencial gravitacional em relação ao solo. Isso acontece porque, quando ele é abandonado, a força peso que atua sobre ele realiza trabalho durante o processo de descida (trabalho da força peso).

A energia potencial que o corpo armazena no ponto A se manifesta na forma de trabalho realizado pela força peso no deslocamento de A até B.

Epot A = TAB
Epot A = P.Δs.cos 0º
Epot A = m.g.h


Onde: Epot (energia potencial gravitacional), m (massa), g (aceleração da gravidade), h (altura em relação ao solo).

Portanto, energia potencial gravitacional é aquela armazenada em um corpo que está a uma certa altura, em relação a um nível de referência.

Trabalho da força peso (Tp)

Se a altura de um determinado corpo variar em relação a um referencial escolhido, a força peso realizará trabalho, que pode ser expresso pela equação abaixo.

Tp = m.g.h

Na expressão, h representa a variação da altura do corpo. Devemos usar o sinal (+) quando o movimento do corpo for de descida, no qual consideramos que ele realiza um trabalho motor, e usar o sinal (-) quando o movimento do corpo for de subida, no qual consideramos que ele realiza um trabalho resistente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Salto de um bungee jump

Salto de um bungee jump

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Como resolver exercícios de conservação da energia mecânica?

Você sabe como resolver exercícios de conservação da energia mecânica? Quando um sistema físico está sujeito exclusivamente à ação de forças não dissipativas, o módulo de sua energia mecânica permanece inalterado, ou seja, a energia mecânica se conserva. Sabendo isso, é possível resolver facilmente alguns exercícios!

Energia potencial elástica

Clique aqui e saiba o que é e como se determina a energia potencial elástica, tipo de energia armazenada em corpos elásticos.

Energia potencial negativa

A energia potencial pode assumir o valor positivo ou o valor negativo, dependendo do referencial em que ela se encontra.

Lei de Hooke

Você conhece a Lei de Hooke? Trata-se de uma equação matemática que nos permite calcular o módulo da força elástica exercida por um corpo elástico quando deformado. Veja aqui como usar essa lei para calcular a força elástica e também alguns exercícios resolvidos sobre o tema.