Tipos de RNA

Existem diferentes tipos de RNA: o mRNA contém as informações necessárias para síntese de proteínas, o tRNA transporta aminoácido e o rRNA forma os ribossomos.

Para a realização da síntese de proteínas, são necessários os três tipos de RNA
Para a realização da síntese de proteínas, são necessários os três tipos de RNA

O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula importante para o organismo, pois é nela que estão as informações que garantirão a produção de proteínas. O RNA é um ácido nucleico e, portanto, é formado por unidades chamadas de nucleotídeos, os quais são compostos por um fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada.

O DNA também é um ácido nucleico, entretanto, apresenta diferenças quando comparado ao RNA. Esse último apresenta-se como uma fita simples e seu açúcar é do tipo ribose. As bases nitrogenadas também diferenciam o RNA do DNA, pois o RNA possui uracila no local da timina.

Principais tipos de RNA

O RNA pode ser classificado em três tipos: RNA mensageiro (mRNA), RNA transportador (tRNA) e RNA ribossomal (rRNA).

  • RNA mensageiro: O mRNA é responsável por apresentar os códons que serão lidos durante a tradução, ou seja, ele possui as informações codificadas para que a síntese de proteínas aconteça. Em face dessa propriedade, é fácil compreender que essas moléculas variam muito de tamanho, uma vez que existem proteínas de diferentes dimensões. Um mRNA pode apresentar de 500 a 6000 nucleotídeos diferentes. Apesar de sua grande importância, o mRNA é o tipo de RNA menos abundante.

  • RNA transportador: O tRNA é responsável por promover o transporte do aminoácido correto para a síntese de proteína. Ele se destaca por apresentar uma estrutura que lembra a forma de um trevo e é composto por cerca de 70 a 90 nucleotídeos. Todos os tRNA apresentam quatro braços característicos, sendo dois extremamente importantes: o braço do aminoácido e o braço do anticódon. O braço do aminoácido liga-se ao aminoácido específico, enquanto o anticódon possui a sequência complementar do mRNA.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • RNA ribossomal: O rRNA é o responsável por formar os ribossomos, locais onde ocorre a síntese de proteína. Cada ribossomo é formado por duas subunidades: uma maior e outra menor. De uma maneira geral, o ribossomo de um eucarionte é maior do que o ribossomo de um procarionte. Estima-se que o rRNA represente cerca de 80% de todo o RNA presente em uma célula.

Tipos de RNA e a tradução

Denomina-se de tradução o processo em que se forma uma cadeia polipeptídica. Esse processo ocorre no citoplasma e necessita do mRNA, tRNA e rRNA.

Inicialmente, a unidade pequena do ribossomo liga-se ao mRNA em um códon denominado de códon de iniciação (AUG), o qual é reconhecido por uma molécula de tRNA que transporta metiolina. Posteriormente, a subunidade grande liga-se e completa o ribossomo, permitindo o início da síntese de proteínas. Os tRNAs iniciam o transporte de aminoácidos específicos de acordo com a sequência observada nos códons do mRNA. Os aminoácidos ligam-se até que o códon de terminação seja lido e o fator de liberação finalize a tradução.

Para compreender de maneira mais aprofundada o processo de tradução, não deixe de acessar nosso texto sobre o tema clicando aqui!

Videoaula relacionada:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Biologia celular no Enem

Clique aqui e entenda como é abordada a biologia celular no Enem e quais pontos dessa área você não pode deixar de estudar. Ainda, resolva questões sobre o tema.

Molécula de DNA

Saiba mais sobre a molécula de DNA, um importante ácido nucleico.

RNA

Aprenda como o RNA é formado, seus tipos e principais características. Clique!

Ribossomos

Os ribossomos são organelas que têm a função de produzir proteínas

Tradução

Compreenda mais sobre a tradução, o processo de síntese de proteínas.

Ácidos nucleicos

Clique aqui e saiba quais moléculas são chamadas de ácidos nucleicos!