Organização celular

As células são delimitadas por membranas que possuem certo grau de seletividade, permitindo que tal estrutura tenha, com ressalvas, contato com o meio externo: é a permeabilidade seletiva. Algumas células possuem também outros envoltórios, como o glicocálix e a parede celular, que proporcionam resistência e proteção.

Internamente há o citoplasma, região na qual ocorrem diversas reações químicas relacionadas ao metabolismo. Rico em água, íons e moléculas diversas, é nele que encontramos ribossomos e estruturas temporárias de reserva; além do citoesqueleto e das organelas citoplasmáticas, no caso das células eucarióticas.

Células eucarióticas também se diferenciam das procarióticas pelo fato de nelas encontrarmos o núcleo, delimitado por uma estrutura membranosa: a carioteca; enquanto em organismos procarióticos há uma molécula circular de DNA, o nucleoide, sem delimitações membranosas.

As células são a unidade estrutural de todos os seres vivos, sendo nelas o local em que ocorre a maioria das reações capazes de permitir o funcionamento de todos os organismos vivos. Assim, conhecer a organização celular nos auxilia a compreender com mais eficiência as funções que tal estrutura executa, e como ela interfere, positivamente, na vida dos seres viventes.

Conheça os textos desta seção!

Representação da membrana plasmática.

Por: Mariana Araguaia

Artigos de Organização celular

A membrana plasmática

Estudo da composição e função da membrana plasmática.

Ácidos nucleicos

Clique aqui e saiba quais moléculas são chamadas de ácidos nucleicos!

Células procarióticas e eucarióticas

Todos os seres vivos são formados por células, podendo estas ser procarióticas ou eucarióticas. Saiba mais!

Centríolos

Qual a participação dos centríolos na divisão celular.

Citoplasma

Componente celular imprescindível no desempenho das funções biológicas.

Complexo de golgi

O complexo de golgi faz o papel de “correio” do organismo, pois empacota e envia as substâncias aos locais necessitados.

Complexo golgiense e a secreção celular

Compreenda a importância do complexo golgiense para a secreção celular e entenda como esse importante processo ocorre na célula.

Flagelos

Compreenda o que são flagelos e como essas estruturas auxiliam as células em sua locomoção.

Lisossomos

Os lisossomos, Pinocitose, Fagocitose, Vacúolo digestivo, Vacúolo residual, Clasmocitose, Atuação enzimática dos lisossomos, O processo digestivo celular, O mecanismo de apoptose.

Mitocôndria

Saiba mais sobre a mitocôndria, organela que fornece energia para as células realizarem suas atividades metabólicas.

Molécula de DNA

Saiba mais sobre a molécula de DNA, um importante ácido nucleico.

Núcleo celular

O núcleo celular é responsável pelo controle das atividades celulares

Peroxissomo

Conheça o peroxissomo, uma organela descoberta na década de 60.

Ribossomos

Os ribossomos são organelas que têm a função de produzir proteínas

RNA

Aprenda como o RNA é formado, seus tipos e principais características. Clique!

Tipos de RNA

Aprenda mais sobre os ácidos nucleicos conhecendo a fundo os diferentes tipos de RNA: RNA transportador, RNA mensageiro e RNA ribossomal.

Transporte ativo

Aprenda mais sobre o transporte ativo de substâncias pela membrana plasmática e sobre a bomba de sódio e potássio.

Transporte passivo

Transporte passivo: o transporte de substâncias para dentro e para fora da célula sem gasto de energia.