Biologia celular

Graças à invenção do microscópio, há poucas centenas de anos, as células puderam ser descobertas. Tal fato propiciou o surgimento da ciência relativa ao seu estudo: a Citologia.

A célula é a unidade estrutural dos seres vivos. Mesmo se apresentando com tamanho microscópico, cerca de cinco vezes menor que a menor partícula que nossos olhos conseguem enxergar; é em seu interior que ocorre a maioria das reações e processos químicos responsáveis pelo metabolismo dos organismos vivos. Outra característica desta estrutura é a capacidade de reprodução, por meio da divisão de células preexistentes.

São dois os tipos de células: as procarióticas, mais simples; e as eucarióticas, mais complexas. Apesar de compartilharem as características anteriormente descritas, elas possuem particularidades significativas. As procarióticas são encontradas em bactérias e arqueas; já as eucarióticas, em todo o restante dos seres vivos, ou seja: protozoários, algas, vegetais, fungos e animais. Um caso à parte diz respeito aos vírus que, por serem acelulares, não são considerados seres vivos por alguns cientistas.

Diante do exposto, é inquestionável a importância de se compreender os aspectos inerentes à célula, desde sua composição e funções que executa; até mesmo como, de forma geral, preparar certas amostras de material biológico e visualizá-las ao microscópio.

Com certeza, é um desafio instigante!

Visite os textos desta seção e veja que, de fato, Saint-Exupéry estava certo: “o essencial é invisível aos olhos”!

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Mitocôndria visualizada ao microscópio óptico.

Por: Mariana Araguaia

Seções de Biologia celular

Organização celular

Informações sobre membranas, citoplasma, núcleo e outras estruturas celulares.

Química celular

Bioquímica: metabolismo celular e substâncias que compõem as células.

Artigos de Biologia celular

Célula

Conheça as principais características de uma célula, a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Células haploides e diploides

Aprenda a diferença entre células haploides e diploides e conheça também o que são as chamadas células poliploides.

Diferença entre mitose e meiose

Existem diferenças significativas entre os processos de divisão celular, denominados meiose e mitose. Leia nosso texto e aprenda quais são essas diferenças.

Endocitose

Entenda melhor a endocitose, processo que garante que partículas entrem na célula após invaginação da membrana.

Exocitose

Compreenda o que é a exocitose, como ela ocorre e seu papel no fluxo de membrana.

Meiose

A meiose, Mecanismo de divisão celular, Divisão reducional e quacional, Célula diplóide, Células haplóides, Formação dos gametas, Meiose I, Meiose II, Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase.

Mitose

Processo de divisão celular que dá origem a duas células idênticas a partir de uma preexistente.

Neurotransmissores

Aprenda mais sobre os neurotransmissores, substâncias químicas que atuam garantindo a passagem de informação de um neurônio para uma célula-alvo.

Pinocitose

Saiba mais sobre a pinocitose, um processo de endocitose relacionado com o englobamento de fluidos.

Sinalização celular

Aprenda um pouco mais sobre a sinalização celular, uma forma de comunicação das células em organismos multicelulares.

Teoria celular

Conheça a Teoria Celular, que afirma que todos os seres vivos são formados por células!

Teoria endossimbiótica

Entenda o que é a teoria endossimbiótica e as principais evidências que sustentam essa teoria.