Mitose

A mitose é uma das etapas do ciclo celular, didaticamente dividida em cinco estágios: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

A mitose é uma das etapas do ciclo celular e se alterna com a interfase.
A mitose é uma das etapas do ciclo celular e se alterna com a interfase.

Mitose é um processo de divisão celular que leva à formação de duas células-filhas idênticas que apresentam o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. A mitose é uma das etapas do ciclo celular e pode ser didaticamente dividida em cinco estágios: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Paralelamente às fases finais da mitose, ocorre a citocinese, que corresponde à fase de divisão do citoplasma das duas células formadas.

Veja também: Célula animal — conheça as diferentes estruturas que compõem esse tipo de célula

Resumo sobre mitose

  • A mitose é um processo de divisão celular que leva à formação de duas células-filhas que apresentam o mesmo número de cromossomos da célula-mãe.

  • Ela se alterna com a interfase no ciclo celular.

  • É dividida em cinco estágios: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

  • A citocinese ocorre sobreposta aos últimos estágios.

  • A meiose se diferencia da mitose por gerar quatro-células filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe.

Videoaula sobre mitose

O que é mitose?

A mitose pode ser definida como um processo de divisão celular que leva à formação de duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. A mitose é apenas uma parte do ciclo celular e se alterna com um estágio denominado de interfase.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a importância da mitose?

Como vimos anteriormente, a mitose leva à formação de duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos. Assim, em seres multicelulares, a mitose é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos indivíduos.

Além disso, ela garante a renovação de tecidos que foram lesados ou desgastados naturalmente. Em alguns organismos unicelulares, a mitose é essencial para a reprodução assexuada.

Leia também: Organismos unicelulares e multicelulares — qual é a diferença?

Ciclo celular e a mitose

A mitose é uma das etapas do ciclo celular. Esse ciclo corresponde ao tempo de vida de uma célula, tendo início logo após a sua formação e seguindo até a divisão dessa célula em duas. O ciclo celular pode ser dividido em duas fases: a fase mitótica e a interfase.

Correspondendo a cerca de 90% do ciclo celular, a interfase pode ser dividida em três subfases: fase G1, fase S e fase G2. Durante essas três subfases, a célula crescerá e produzirá proteínas e organelas. É na fase S que ocorre a replicação do DNA nuclear, um processo essencial para que a mitose ocorra de maneira adequada.

É importante destacar que algumas células estacionam em uma fase denominada G0. Nessa fase, as células permanecem em repouso e não se preparam para a divisão celular, continuando apenas a desempenhar suas funções no organismo. Em algumas células, esse estado é permanente.

  • Videoaula sobre ciclo celular

Fases da mitose

 Ilustração dos diferentes estágios da mitose.
Observe atentamente a figura para compreender melhor os diferentes estágios da mitose.

A mitose é didaticamente dividida em cinco estágios: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase. Sobrepondo-se aos últimos estágios, ocorre a citocinese, a qual corresponde à fase de divisão do citoplasma da célula.

  • Prófase

A prófase tem início logo após a fase G2 da interfase e caracteriza-se por ser o primeiro estágio da mitose. Nessa etapa, verifica-se o desaparecimento dos nucléolos e o início da condensação dos cromossomos, os quais apresentam-se, nesse momento, como duas cromátides-irmãs unidas ao longo de seus braços e pelos seus centrômeros.

Além disso, é na prófase que o fuso mitótico inicia a sua formação. Ele é composto pelo centrossomo (centro organizador de microtúbulos) e pelos microtúbulos que dele se estendem. À medida que os microtúbulos vão aumentando, os centrossomos vão se afastando.

  • Prometáfase

Após a prófase, inicia-se a fase de prometáfase. É nesse estágio que ocorre a fragmentação do envelope nuclear da célula. Com essa fragmentação, os microtúbulos são capazes de invadir a área nuclear e se ligar aos cromossomos. Os microtúbulos se ligam aos cromossomos pelos cinetocoros, uma estrutura proteica localizada no centrômero. Os microtúbulos que se ligam ao cinetocoro são chamados de microtúbulos do cinetocoro.

  • Metáfase

Na metáfase, os cromossomos atingem o seu mais alto grau de condensação. Nessa etapa, os centrossomos localizam-se nos polos opostos da célula, e os cromossomos se reúnem na placa metafásica, um plano localizado na metade entre os dois polos.

  • Anáfase

A anáfase destaca-se por ser o estágio mais curto de toda a mitose. Nessa etapa, as cromátides-irmãs são separadas e começam a se mover em direções opostas da célula devido ao encurtamento dos microtúbulos do cinetocoro.

  • Telófase

A telófase é marcada pela formação dos dois núcleos-filhos na célula. Os envelopes nucleares surgem, e o nucléolo reaparece. Os cromossomos se tornam menos condensados, e os microtúbulos desaparecem.

  • Citocinese

A citocinese caracteriza-se pela divisão do citoplasma. Ao final da citocinese, há duas células-filhas separadas.

Saiba mais: Sinalização celular — uma forma de comunicação das células em organismos multicelulares

Qual a diferença entre a mitose e meiose?

 Ilustração das fases de mitose e de meiose.
A mitose forma duas células-filhas com mesmo número de cromossomos. A meiose forma quatro células-filhas com metade do número de cromossomos.

A meiose e a mitose são dois processos que levam à divisão da célula. Entretanto, esses dois processos de divisão celular ocorrem de maneiras distintas e em tipos celulares diferentes. Nos seres humanos, por exemplo, a mitose ocorre em células somáticas, enquanto a meiose ocorre apenas nas células que darão origem aos nossos gametas.

A mitose caracteriza-se por levar à formação de duas células-filhas que apresentam o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. Na meiose, por sua vez, são formadas quatro células-filhas, as quais possuem metade do número de cromossomos da célula-mãe.

Outra diferença marcante está no fato de que na mitose ocorre apenas uma divisão celular, enquanto na meiose duas divisões celulares consecutivas são observadas: a meiose I e a meiose II. Para saber mais sobre como esses dois processos de divisão celular se distinguem, acesse: Diferenças entre mitose e meiose.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Alterações cromossômicas estruturais

Descubra um pouco mais sobre as alterações cromossômicas estruturais, mudanças que ocorrem na morfologia dos cromossomos. Neste texto, explicaremos a estrutura básica de um cromossomo e descreveremos os tipos de alterações cromossômicas estruturais que podem ocorrer: deleções, duplicações, inversões e translocações.

Célula

Conheça as principais características de uma célula, a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Células haploides e diploides

Aprenda a diferença entre células haploides e diploides e conheça também o que são as chamadas células poliploides.

Células procarióticas e eucarióticas

Todos os seres vivos são formados por células, podendo estas ser procarióticas ou eucarióticas. Saiba mais!

Diferença entre mitose e meiose

Existem diferenças significativas entre os processos de divisão celular, denominados meiose e mitose. Leia nosso texto e aprenda quais são essas diferenças.

Meiose

A meiose, Mecanismo de divisão celular, Divisão reducional e quacional, Célula diplóide, Células haplóides, Formação dos gametas, Meiose I, Meiose II, Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase.