Meiose

A meiose é um mecanismo de divisão celular caracterizado por dois períodos distintos, envolvendo transformações e rearranjos estruturais dos cromossomos (molécula de DNA): um momento reducional (separação dos cromossomos homólogos) e outro equacional (separação das cromátides irmãs).

Nesse processo, a quantificação cromossômica é reduzida à metade, ou seja, a célula mãe diplóide (2N), após a divisão, origina quatro células haplóides (N).

Esse tipo de divisão ocorre exclusivamente nas gônadas dos animais para formação dos gametas (óvulo e espermatozóide) e nos órgãos reprodutivos dos vegetais, formando a oosfera, grão de pólen e os esporos.

A meiose é subdividida em duas fases, contendo cada uma quatro subfases: Meiose I (prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I) e a Meiose II (prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II). Essas subfases possuem especificidades particulares e são muito importantes para a sobrevivência dos organismos: viabilizam a restituição no número de cromossomos da comum às espécies no momento da fecundação e possibilitam a variabilidade genética conseqüente aos quiasmas e permutações com troca de genes alelos entre os cromossomos homólogos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Representação esquemática básica da meiose.

Representação esquemática básica da meiose.

Por: Krukemberghe Fonseca

Artigos relacionados

Alterações cromossômicas estruturais

Descubra um pouco mais sobre as alterações cromossômicas estruturais, mudanças que ocorrem na morfologia dos cromossomos. Neste texto, explicaremos a estrutura básica de um cromossomo e descreveremos os tipos de alterações cromossômicas estruturais que podem ocorrer: deleções, duplicações, inversões e translocações.

Células haploides e diploides

Aprenda a diferença entre células haploides e diploides e conheça também o que são as chamadas células poliploides.

Células procarióticas e eucarióticas

Todos os seres vivos são formados por células, podendo estas ser procarióticas ou eucarióticas. Saiba mais!

Diferença entre mitose e meiose

Existem diferenças significativas entre os processos de divisão celular, denominados meiose e mitose. Leia nosso texto e aprenda quais são essas diferenças.

Mitose

Processo de divisão celular que dá origem a duas células idênticas a partir de uma preexistente.

Síndrome de Down

Aprenda mais sobre a síndrome de Down clicando aqui. Neste texto falaremos o que causa essa síndrome e as características das pessoas que a possuem.