Exocitose

O processo de exocitose tem como função principal eliminar para fora da célula substâncias por ela produzida e resíduos da digestão intracelular.

Na exocitose, substâncias são liberadas para fora das células
Na exocitose, substâncias são liberadas para fora das células

A exocitose é um processo em que partículas saem da célula por meio de modificações da membrana plasmática. Ela pode ser considerada equivalente à endocitose, diferenciando-se apenas no sentido em que o processo ocorre.

Como ocorre a exocitose?

Na endocitose uma vesícula citoplasmática funde-se com a membrana plasmática e libera partículas para fora da célula. Essa expulsão não gera a destruição da célula e, além disso, faz com que a membrana plasmática aumente sua superfície, uma vez que ocorre a fusão da membrana da vesícula com a membrana plasmática.

Apesar de parecer um mecanismo simples, uma vesícula não se funde facilmente com uma membrana plasmática, pois ambas possuem membrana com carga negativa, portanto, ao se aproximarem, elas se repelem. Esse problema é solucionada pelas interações moleculares mediadas por proteínas conhecidas como proteínas fusogênicas, que garantem a fusão. Vale destacar que, para que a exocitose ocorra, normalmente, é necessário um aumento na concentração de Ca2+ no citosol da célula.

Quando a célula vai eliminar alguma substância por ela produzida, a formação de vesículas não envolve a membrana plasmática. Geralmente as substâncias são produzidas no retículo endoplasmático, modificadas no Complexo Golgiense e armazenadas em vesículas. Essas vesículas então migram para a região da membrana, fundindo-se a ela e liberando a secreção para fora da célula. Veja figura abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe a liberação de secreção por mecanismo de exocitose
Observe a liberação de secreção por mecanismo de exocitose

Qual é a função da exocitose?

A exocitose garante o transporte de substâncias para fora da célula. É por intermédio desse processo que a célula elimina as substâncias por ela produzidas, como hormônios e neurotransmissores. A exocitose também pode ser responsável pela eliminação de resíduos provenientes da digestão intracelular, recebendo, nesse caso, o nome de clasmocitose.

Fluxo de membrana

Na endocitose, ou seja, no processo em que há entrada de partículas na célula pelas modificações de membrana, verifica-se a redução da membrana plasmática. Isso acontece porque a partícula é englobada, o que origina vesículas, que, por sua vez, são formadas a partir de membrana plasmática. Essa membrana retorna à membrana plasmática no processo de exocitose, garantindo, assim, que ocorra um fluxo de membrana.

Curiosidade: Apenas eucariontes realizam endocitose e exocitose, logo, esses processos não são observado em procariontes.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Complexo de golgi

O complexo de golgi faz o papel de “correio” do organismo, pois empacota e envia as substâncias aos locais necessitados.

Endocitose

Entenda melhor a endocitose, processo que garante que partículas entrem na célula após invaginação da membrana.

Lisossomos

Os lisossomos, Pinocitose, Fagocitose, Vacúolo digestivo, Vacúolo residual, Clasmocitose, Atuação enzimática dos lisossomos, O processo digestivo celular, O mecanismo de apoptose.

Multiplicação dos vírus

Entenda como ocorre a multiplicação dos vírus no interior das células dos seres vivos.

Pinocitose

Saiba mais sobre a pinocitose, um processo de endocitose relacionado com o englobamento de fluidos.