RNA

O RNA é encontrado no nucléolo, ribossomos, citoplasma, mitocôndrias e cloroplastos. Ele é formado por um processo denominado transcrição.

O RNA (ácido ribonucleico), assim como o DNA, é chamado de ácido nucleico. Eles recebem esse nome porque inicialmente foram encontrados apenas no núcleo. Hoje já se sabe, por exemplo, que o RNA é encontrado no nucléolo, nos ribossomos, no citoplasma, nas mitocôndrias e cloroplastos.

Os ácidos nucleicos são constituídos por uma pentose, um ácido fosfórico e bases nitrogenadas. O RNA diferencia-se do DNA por possuir uma ribose em sua cadeia. Em relação às bases nitrogenadas, tanto o RNA quanto o DNA possuem adenina (A), citosina (C) e guanina (G). Eles diferem-se pelo fato de que no RNA encontramos, além das bases já descritas, uracila (U), e no DNA, encontramos timina (T).

O RNA é formado por um processo denominado transcrição, em que o DNA é usado como molde para a síntese de RNA. Existem três tipos básicos de RNA e todos participam ativamente do processo de síntese de proteínas. Os três tipos são descritos abaixo:

- RNA ribossômico (RNAr): é responsável, juntamente a algumas proteínas, pela formação dos ribossomos, que são organelas relacionadas à síntese de proteínas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- RNA mensageiro (RNAm): é constituído por um filamento simples que contém sequências de bases nitrogenadas. Cada sequência de três bases é chamada de códon. Cada códon codifica um aminoácido de uma proteína. Ele é responsável por levar as informações do DNA para o citoplasma.

O RNA transportador atua transportando aminoácidos
O RNA transportador atua transportando aminoácidos

- RNA transportador (RNAt): é uma estrutura em formato de folha de trevo. Ele possui uma extremidade com a sequência ACC e uma região mediana com uma trinca de bases. Na extremidade ACC, o aminoácido liga-se. Na outra região da molécula, essa trinca, também chamada de anticódon, reconhece a posição correta para o emparelhamento do RNAt no RNAm. Portanto, o RNAt atua “encaixando” os aminoácidos de acordo com a sequência de bases apresentadas pelo RNAm.

O DNA e o RNA são ácidos nucleicos

O DNA e o RNA são ácidos nucleicos

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Molécula de DNA

Saiba mais sobre a molécula de DNA, um importante ácido nucleico.

Ribossomos

Os ribossomos são organelas que têm a função de produzir proteínas

Tipos de RNA

Aprenda mais sobre os ácidos nucleicos conhecendo a fundo os diferentes tipos de RNA: RNA transportador, RNA mensageiro e RNA ribossomal.

Ácidos nucleicos

Clique aqui e saiba quais moléculas são chamadas de ácidos nucleicos!