Núcleo celular

O núcleo celular é a maior organela encontrada no citoplasma e ele está presente apenas nas células eucarióticas. É no núcleo que se encontram os cromossomos portadores dos genes responsáveis pelo controle das atividades celulares.

Praticamente em todas as células eucariontes há somente um núcleo em seu citoplasma, mas podemos encontrar células que possuem dois núcleos, chamadas de binucleadas, como os protistas ciliados; as chamadas multinucleadas, que são células que possuem vários núcleos, como as células musculares do coração; e também as células anucleadas, que perdem o núcleo durante a sua diferenciação – é o caso das hemácias que compõem o sangue dos mamíferos.

Geralmente os núcleos celulares têm forma arredondada, mas dependendo do tipo celular podem ser ovoides, elípticos, ramificados ou irregulares.

O núcleo celular é composto por:

  • Carioteca: também chamada de envelope nuclear, a carioteca é formada por duas membranas lipoproteicas, que possuem poros por onde ocorrem as trocas de substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
  • Nucleoplasma: também conhecido como cariolinfa, ele é constituído por uma substância contendo água, sais minerais, proteínas e materiais que participam da síntese de ácidos nucleicos.
  • Cromatina: é uma massa formada por filamentos longos e finos. Esses filamentos são compostos por cromossomos constituídos por uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) associados a proteínas básicas. A cromatina fica mergulhada no nucleoplasma.
  • Nucléolo: presente no interior do núcleo, não possui membrana de revestimento. Pode haver mais de um nucléolo em cada núcleo. São constituídos por ribossomos em processo de formação. O principal material constituinte do ribossomo é o RNAr (RNA ribossômico). O nucléolo sintetiza continuamente moléculas de RNAr, que associam-se a moléculas de proteínas na formação dos ribossomos. Quando prontos, os ribossomos saem do núcleo através dos poros da carioteca e vão para o citoplasma.

Quando a célula passa por divisão, o núcleo desaparece temporariamente. Durante a divisão, o envelope nuclear desaparece e os cromossomos se espalham no citoplasma. Ao final da divisão, o envelope nuclear e o nucléolo voltam a se formar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

É no interior do núcleo que se encontram os cromossomos responsáveis pelas características hereditárias dos organismos

É no interior do núcleo que se encontram os cromossomos responsáveis pelas características hereditárias dos organismos

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

A membrana plasmática

Estudo da composição e função da membrana plasmática.

Citoplasma

Componente celular imprescindível no desempenho das funções biológicas.

Cromossomos

Conheça as características dos cromossomos, bem como sua classificação de acordo com a posição do centrômero.

Célula

Conheça as principais características de uma célula, a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Células vegetais

Aprenda mais sobre as células vegetais aqui! Neste texto conheceremos as características desse tipo celular e o que o diferencia da célula animal.

Mitocôndria

Saiba mais sobre a mitocôndria, organela que fornece energia para as células realizarem suas atividades metabólicas.

Ribossomos

Os ribossomos são organelas que têm a função de produzir proteínas

Teoria celular

Conheça a Teoria Celular, que afirma que todos os seres vivos são formados por células!