Biologia celular no Enem

Compreender como é cobrada a biologia celular no Enem é muito importante, uma vez que o tema está entre os mais recorrentes no exame. A biologia celular estuda a célula, sendo assim, para sair-se bem nessa área, é fundamental o conhecimento das estruturas celulares e dos diversos processos que nelas ocorrem

Leia também: Dicas de Biologia para o Enem

O que estudar em biologia celular para o Enem?

A biologia celular ou citologia é a parte da Biologia que se preocupa em estudar as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos: as células. Para sair-se bem no Enem, alguns pontos dessa área não podem ser esquecidos, tais como:

Conhecer as células é fundamental para sair-se bem nas provas de Ciência da Natureza.
Conhecer as células é fundamental para sair-se bem nas provas de Ciência da Natureza.

Além do conteúdo básico dessa área da Biologia, é importante que o candidato foque seus estudos na interpretação de textos, tabelas e gráficos. Assim como outras áreas, as questões de biologia celular podem também apresentar esses recursos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como estudar biologia celular para o Enem?

Para estudar biologia celular, assim como outras áreas da Biologia, o candidato pode realizar diferentes técnicas, como:

  • Criação de quadros comparativos (essa técnica pode ser utilizada, por exemplo, para estudar os diferentes tipos celulares e organelas);
  • Criação de resumos;
  • Criação de mapas mentais;
  • Assistir a videoaulas;
  • Responder exercícios das provas do Enem de anos anteriores.

Leia mais: Temas que mais caem em Biologia no Enem

Como a biologia celular é cobrada no Enem?

Para entender como a biologia celular é cobrada, é importante conhecer algumas das questões que já caíram nos exames anteriores. Por isso, separamos algumas questões atuais sobre essa área da Biologia. Veja a seguir:

Questão 1 (Enem 2019) Uma cozinheira colocou sal a mais no feijão que estava cozinhando. Para solucionar o problema, ela acrescentou batatas cruas e sem tempero dentro da panela. Quando terminou de cozinhá-lo, as batatas estavam salgadas, porque absorveram parte do caldo com excesso de sal. Finalmente, ela adicionou água para completar o caldo do feijão. O sal foi absorvido pelas batatas por

a) osmose, por envolver apenas o transporte do solvente.

b) fagocitose, porque o sal transportado é uma substância sólida.

c) exocitose, uma vez que o sal foi transportado da água para a batata.

d) pinocitose, porque o sal estava diluído na água quando foi transportado.

e) difusão, porque o transporte ocorreu a favor do gradiente de concentração.

Resposta: Nessa questão, o tema abordado é o transporte através da membrana. A batata absorve o sal por ter sido colocada em um meio hipertônico. Assim, ocorre o transporte do soluto a favor do gradiente de concentração, partindo de um meio em que sua concentração era maior, para um meio em que sua concentração era menor. Esse é um tipo de transporte passivo, em que não há gasto de energia pela célula. Alternativa correta: Letra e.

Questão 2 (Enem 2018) O nível metabólico de uma célula pode ser determinado pela taxa de síntese de RNAs e proteínas, processos dependentes de energia. Essa diferença na taxa de síntese de biomoléculas é refletida na abundância e nas características morfológicas dos componentes celulares. Em uma empresa de produção de hormônios proteicos a partir do cultivo de células animais, um pesquisador deseja selecionar uma linhagem com o metabolismo de síntese mais elevado, dentre as cinco esquematizadas na figura.

Qual linhagem deve ser escolhida pelo pesquisador?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

Resposta: Nessa questão, o tema abordado são as organelas celulares. Como a empresa necessita de uma linhagem com metabolismo de síntese mais elevado, devemos observar o desenho que apresenta estruturas que garantem uma maior síntese de proteínas. A linhagem que apresenta essas características é a IV, pois há um nucléolo desenvolvido, que garante a formação das subunidades ribossomais; uma maior região de eucromatina, que é a porção ativa do genoma; e uma maior quantidade de retículo endoplasmático rugoso, que sintetiza proteínas. Além disso, há maior quantidade de mitocôndrias, essenciais para a produção de energia. Alternativa correta: Letra d.

Questão 3 (Enem 2017) Visando a explicar uma das propriedades da membrana plasmática, fusionou-se uma célula de camundongo com uma célula humana, formando uma célula híbrida. Em seguida, com o intuito de marcar as proteínas de membrana, dois anticorpos foram inseridos no experimento, um específico para as proteínas de membrana do camundongo e outro para as proteínas de membrana humana. Os anticorpos foram visualizados no microscópio por meio de fluorescência de cores diferentes.

A mudança observada da etapa 3 para a etapa 4 do experimento ocorre porque as proteínas

a) movimentam-se livremente no plano da bicamada lipídica.

b) permanecem confinadas em determinadas regiões da bicamada.

c) auxiliam o deslocamento dos fosfolipídios da membrana plasmática.

d) são mobilizadas em razão da inserção de anticorpos.

e) são bloqueadas pelos anticorpos.

Resposta: Nessa questão podemos observar que o tema abordado é a membrana plasmática e suas características. O modelo que representa a estrutura da membrana plasmática é o do mosaico fluido, o qual afirma que as proteínas e lipídios não se encontram em uma posição fixa na membrana. É essa fluidez na membrana que explica a movimentação das proteínas na membrana plasmática da célula. Alternativa correta: Letra a.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Dicas de Biologia para o Enem

Clique aqui e confira algumas dicas de Biologia para a prova do Enem. Separamos 5 pontos importantes para você arrasar na prova!

Fisiologia humana no Enem

Você sabe como a fisiologia humana é cobrada no Enem? Clique aqui, entenda como o tema é abordado e resolva algumas questões.

Botânica no Enem: como esse tema é cobrado?

Você sabe como é cobrada a Botânica no Enem? Clique aqui, conheça alguns pontos importantes dessa área e resolva algumas questões.

Ecologia

Compreenda o que é a Ecologia, conheça suas principais divisões e entenda por que essa parte da Biologia é tão importante.

Ecologia no Enem

Você sabe como Ecologia é cobrada no Enem? Clique aqui e entenda como estudar essa área da Biologia e quais temas são mais recorrentes na prova.

Diferença entre mitose e meiose

Existem diferenças significativas entre os processos de divisão celular, denominados meiose e mitose. Leia nosso texto e aprenda quais são essas diferenças.

Teoria celular

Conheça a Teoria Celular, que afirma que todos os seres vivos são formados por células!

Transporte passivo

Transporte passivo: o transporte de substâncias para dentro e para fora da célula sem gasto de energia.

Retículo endoplasmático

Há dois tipos de retículo endoplasmático. Os dois são essenciais para o bom funcionamento da célula.

Mitocôndria

Saiba mais sobre a mitocôndria, organela que fornece energia para as células realizarem suas atividades metabólicas.

Tipos de RNA

Aprenda mais sobre os ácidos nucleicos conhecendo a fundo os diferentes tipos de RNA: RNA transportador, RNA mensageiro e RNA ribossomal.

Molécula de DNA

Saiba mais sobre a molécula de DNA, um importante ácido nucleico.