Dicas de Biologia para o Enem

Separamos a seguir algumas dicas de Biologia para o Enem com o objetivo de fornecer uma direção no estudo dessa importante disciplina. Como a Biologia é uma matéria extensa, com várias áreas de conhecimento e diversos temas relevantes, é importante saber o que estudar. Leia atentamente nossas dicas e prepare-se da melhor forma para o exame.

Lembre-se de estudar os temas mais cobrados nas provas, como Ecologia

Estude o conteúdo programático, mas dê uma atenção especial aos assuntos mais cobrados na prova. É essencial que você tenha um conhecimento amplo da disciplina, porém é fato que alguns conteúdos são pouco cobrados e outros correspondem à praticamente metade da prova. Nesse último grupo, destacam-se Ecologia, Fisiologia Humana e Genética, sendo Ecologia a mais abordada das três áreas.

Leia também: Cinco conceitos ecológicos que você não deve confundir no Enem

Aprenda os termos utilizados nas diferentes áreas da Biologia

 A cadeia alimentar, um assunto estudado em Ecologia, aparece com frequência em questões do exame.
A cadeia alimentar, um assunto estudado em Ecologia, aparece com frequência em questões do exame.

Muitos alunos encontram na Biologia muitos termos difíceis de serem assimilados. Essa disciplina realmente se destaca por apresentar uma terminologia complexa, no entanto conhecê-la é essencial em qualquer área. Como resolver um heredograma, por exemplo, sem compreender termos como genes, alelos, heterozigotos e homozigotos? É aí que surge a necessidade de se conhecer os conceitos básicos de cada área. Uma dica bastante eficiente é a criação de um glossário com os conceitos mais utilizados nas diferentes áreas da Biologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Relacione os conhecimentos de Biologia com o cotidiano

Sempre que estudar Biologia, tente aplicar esse conhecimento em situações do dia a dia. As provas do Enem destacam-se por suas questões contextualizadas. Se você conseguir fazer essas associações entre os conteúdos e a realidade em que está, ficará mais fácil resolver questões com essas características. A questão a seguir é um exemplo de como um conteúdo pode ser trazido para a realidade do aluno.

(Enem 2009) Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.

Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado)

A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,

A) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.

B) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.

C) o progresso na técnica da síntese química de hormônios.

D) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.

E) a criação de animais transgênicos.

Resolução: Letra d. Observe que a questão fala da técnica do DNA recombinante, entretanto não é necessário você compreender o processo, e sim a sua importância. Se uma maior quantidade de insulina é produzida em um curto espaço de tempo, temos consequentemente uma maior oferta do produto e um impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.


Leia também: Genética nas provas do Enem

Analise gráficos e tabelas

Ao realizar seus estudos, lembre-se de resolver questões antigas do Enem.
Ao realizar seus estudos, lembre-se de resolver questões antigas do Enem.

A interpretação de dados em Biologia é um ponto essencial para resolver as provas de Enem. Caso tenha problemas em analisar tabelas e gráficos, é fundamental resolver muitos exercícios que tenham esses recursos para a apresentação de dados. Veja um exemplo de questão desse tipo do Enem 2019.

(Enem 2019) No quadro estão apresentadas informações sobre duas estratégias de sobrevivência que podem ser adotadas por algumas espécies de seres vivos.

Na recuperação de uma área desmatada deveriam ser reintroduzidas primeiramente as espécies que adotam qual estratégia?

a) Estratégia 1, pois essas espécies produzem descendentes pequenos, o que diminui a competição com outras espécies.

b) Estratégia 2, pois essas espécies têm uma longa duração da vida, o que favorece a produção de muitos descendentes.

c) Estratégia 1, pois essas espécies apresentam um elevado potencial biótico, o que facilita a rápida recolonização da área desmatada.

d) Estratégia 2, pois essas espécies estão adaptadas a hábitats mais estáveis, o que corresponde ao ambiente de uma área desmatada.

e) Estratégia 2, pois essas espécies apresentam um tamanho populacional constante, o que propicia uma recolonização mais estável da área desmatada.

Resolução: Letra c. Analisando a tabela, vemos que a estratégia 1 é a ideal para a recuperação de áreas desmatadas, pois o habitat é instável. Além disso, o potencial biótico (capacidade de uma espécie de aumentar o número de indivíduos em condições ideais) é alto.


Resolva provas dos anos anteriores

É importante sempre resolver as provas dos anos anteriores, pois, desse modo, você se familiariza com a forma como as questões são apresentadas. Todas as provas do Enem estão disponíveis gratuitamente no site do Inep, onde você também encontra o gabarito das questões.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Temas que mais caem em biologia no Enem

Você sabe quais são os temas que mais caem em biologia no Enem? Clique aqui e conheça aquelas matérias mais recorrentes na prova.

Fisiologia humana no Enem

Você sabe como a fisiologia humana é cobrada no Enem? Clique aqui, entenda como o tema é abordado e resolva algumas questões.

Ecologia no Enem

Você sabe como Ecologia é cobrada no Enem? Clique aqui e entenda como estudar essa área da Biologia e quais temas são mais recorrentes na prova.

Biologia celular no Enem

Clique aqui e entenda como é abordada a biologia celular no Enem e quais pontos dessa área você não pode deixar de estudar. Ainda, resolva questões sobre o tema.

Genética nas provas do Enem

Entenda como é abordada a Genética nas provas do Enem e por que é tão importante estudar esse conteúdo antes da realização das provas.

Cinco conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem

Clique aqui e veja cinco conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem!