Ecologia no Enem

 Compreender como a ecologia é cobrada no Enem é fundamental para a realização de uma boa prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Isso se deve ao fato de que essa parte da Biologia é a mais cobrada nas provas, sendo fundamental que o candidato conheça os temas básicos dessa área e também saiba relacioná-los com outros assuntos da própria Biologia ou outras áreas do conhecimento.

Leia também: Dicas de Biologia para o Enem

O que devo estudar em ecologia para o Enem?

Como ecologia é o tema mais cobrado em provas do Enem, é importante que o candidato tenha conhecimento amplo dessa matéria. Como sabemos, a prova é bastante atual e contextualizada, sendo então fundamental conhecer temas como:

Sendo assim, é importante não estudar apenas utilizando livros didáticos e o conteúdo formal. O candidato deve também adotar o hábito de ler jornais e revistas. Além disso, não pode deixar de estudar os temas básicos dessa área da Biologia, tais como:

 Estudar ecologia é fundamental para garantir boas notas na prova de Ciências da Natureza.
Estudar ecologia é fundamental para garantir boas notas na prova de Ciências da Natureza.

Para se dar bem na prova, é importante também que você foque em dois pontos importantes:

  • interpretação de textos;

  • interpretação de gráficos e tabelas.

Esses dois pontos são fundamentais, pois não basta compreender conceitos, o candidato deve saber aplicá-los em situações reais e cotidianas.

Leia também: Cinco conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como estudar Ecologia no Enem?

Assim como outras áreas da Biologia, para estudar ecologia, o candidato pode adotar diferentes estratégias, tais como:

  • criação de resumos e mapas mentais;

  • assistir a videoaulas;

  • adotar a técnica de autoexplicação (após estudar um conteúdo, tente explicá-lo para você mesmo);

  • realizar provas anteriores e outros exercícios sobre o tema.

Questões do Enem que abordam ecologia

Para entender melhor como a ecologia é abordada, separamos algumas questões dos últimos anos do exame.

Questão 1 — Enem 2019

As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.

Essa “ladroagem” está associada à relação de

a) sinfilia.

b) predatismo.

c) parasitismo.

d) competição.

e) comensalismo.

Resolução

Essa questão aborda o tema relações ecológicas, um dos assuntos mais relevantes na ecologia. Para resolvê-la, é importante entender que as cutias apresentam esse hábito como forma de garantir alimento em épocas de escassez. Uma cutia, ao roubar a outra, está, portanto, levando o alimento que seria destinado à outra cutia. Esse é um exemplo de competição intraespecífica, em que indivíduos de uma mesma espécie competem por um determinado recurso, que, nesse caso, são as sementes. Resposta correta: letra d.

Questão 2 — Enem 2019

Algumas toneladas de medicamentos para uso humano e veterinário são produzidas por ano. Os fármacos são desenvolvidos para serem estáveis, mantendo suas propriedades químicas de forma a atender a um propósito terapêutico. Após o consumo de fármacos, parte de sua dosagem é excretada de forma inalterada, persistindo no meio ambiente. Em todo o mundo, antibióticos, hormônios, anestésicos, anti-inflamatórios, entre outros, são detectados em concentrações preocupantes no esgoto doméstico, em águas superficiais e de subsolo. Dessa forma, a ocorrência de fármacos residuais no meio ambiente pode apresentar efeitos adversos em organismos aquáticos e terrestres.

BILA, D. M.; DEZOTTI, M. Fármacos no meio ambiente. Química Nova, v. 26, n. 4, ago. 2003 (adaptado).

Qual ação minimiza a permanência desses contaminantes nos recursos hídricos?

a) Utilização de esterco como fertilizante na agricultura.

b) Ampliação das redes de coleta de esgoto na zona urbana.

c) Descarte dos medicamentos fora do prazo de validade em lixões.

d) Desenvolvimento de novos processos nas estações de tratamento de efluentes.

e) Reúso dos lodos provenientes das estações de tratamento de esgoto na agricultura.

Resolução

Essa questão envolve o tema poluição e, para respondê-la, é importante saber interpretar o texto do enunciado. No texto, é dito que vários fármacos são excretados e podem contaminar o ambiente. Para que esses fármacos não prejudiquem o meio ambiente, é importante que técnicas sejam criadas de modo a conseguir retirar o máximo de produtos do ambiente aquático. Resposta correta: letra d.

Leia também: Botânica no Enem: como esse tema é cobrado?

Questão 3 — Enem 2017

Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que vivem, pois passam toda a sua vida — cerca de 30 anos — na mesma região. Além disso, a espécie acumula mais contaminantes em seu organismo, como o mercúrio, do que outros animais da sua cadeia alimentar.

MARCOLINO, B. Sentinelas do mar. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).

Os botos-cinza acumulam maior concentração dessas substâncias porque

a) são animais herbívoros.

b) são animais detritívoros.

c) são animais de grande porte.

d) digerem o alimento lentamente.

e) estão no topo da cadeia alimentar.

Resolução

A questão aborda um tema importante: a magnificação trófica. Nesse fenômeno, observamos um acúmulo progressivo de algumas substâncias de um nível trófico para outro. O maior acúmulo dessas substâncias é observado nos predadores de topo. Resposta correta: letra e.

Questão 4 — Enem 2016

Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.

Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?

a) Fitoplâncton

b) Zooplâncton

c) Moluscos

d) Crustáceos

e) Peixes

Resolução da questão 4

Nessa questão o tema abordado é cadeia alimentar e as formas de nutrição de cada nível trófico. A transição do carbono da forma inorgânica para a orgânica ocorre no fitoplâncton, uma vez que esses organismos realizam a fotossíntese e é nesse processo que o gás carbônico é utilizado para a fabricação de moléculas orgânicas. Resposta correta: letra a. 

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Biologia celular no Enem

Clique aqui e entenda como é abordada a biologia celular no Enem e quais pontos dessa área você não pode deixar de estudar. Ainda, resolva questões sobre o tema.

Dicas de Biologia para o Enem

Clique aqui e confira algumas dicas de Biologia para a prova do Enem. Separamos 5 pontos importantes para você arrasar na prova!

Fisiologia humana no Enem

Você sabe como a fisiologia humana é cobrada no Enem? Clique aqui, entenda como o tema é abordado e resolva algumas questões.

Botânica no Enem: como esse tema é cobrado?

Você sabe como é cobrada a Botânica no Enem? Clique aqui, conheça alguns pontos importantes dessa área e resolva algumas questões.

Cinco conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem

Clique aqui e veja cinco conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem!

Cadeia alimentar

A cadeia alimentar é representada por uma série linear de seres vivos na qual a energia flui. Clique e confira suas principais características.

Relações ecológicas

Entenda o que são e quais as principais relações ecológicas e saiba como elas podem ser divididas.

Impactos ambientais

Entenda a definição de impactos ambientais e por que eles não podem ser usados como sinônimos de algo negativo.

Habitat

Compreenda o que é habitat e como sua destruição afeta a sobrevivência de uma espécie.