<

Temas que mais caem em biologia no Enem

Se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, é fundamental que você saiba quais os temas que mais caem em biologia no Enem. É claro que, todos os anos, o exame sofre alterações, e temas que não foram aqui citados podem ser abordados. Entretanto, observamos padrões nas provas anteriores, e você não pode deixar estas áreas da biologia passarem em branco. Sendo assim, pegue sua caneta e seu caderno de anotações e acompanhe estas dicas!

Leia também: Dicas de biologia para o Enem

Temas que mais caem em biologia no Enem

É importante sempre fazer as provas anteriores do exame para entender como os conteúdos são cobrados e conhecer os temas mais recorrentes.

1) Ecologia

Ecologia é a área de biologia mais cobrada em todas as provas do Enem. O conhecimento em ecologia, portanto, deve ser amplo, sendo fundamental conhecer os conceitos básicos e também  temas como: relações ecológicas, cadeia alimentar e problemas ambientais.  Veja, a seguir, um exemplo de questão do ano de 2019:

Enem PPL 2019 Algumas espécies de orquídeas apresentam flores que mimetizam vespas fêmeas, de forma que vespas machos são atraídas na tentativa de acasalamento. Ao chegarem às flores, os machos frequentemente entram em contato com o pólen da flor, sem prejuízo de suas atividades. Contudo, como não conseguem se acasalar, esses machos procuram novas fêmeas, podendo encontrar novas flores e polinizá-las.

Essa interação ecológica pode ser classificada como

a) comensalismo.
b) amensalismo.
c) mutualismo.
d) parasitismo.
e) simbiose.

Resolução: Letra “a”. Nesse caso temos uma questão com a temática relações ecológicas. Essa questão pode gerar confusões, pois muitos associam insetos e plantas com uma relação mutualística, uma vez que muitos insetos retiram néctar das flores. Nesse caso, no entanto, apenas a flor é beneficiada com a polinização e a vespa não sofre prejuízo, mas também não é beneficiada.

Leia também: Cinco conceitos ecológicos que não se deve confundir no Enem

2) Fisiologia humana

Fisiologia humana é também um conteúdo muito abordado nas provas de Enem, sendo assim é importante estudar como os diferentes órgãos do nosso corpo atuam e compreender bem o papel de cada sistema. A próxima questão, por exemplo, aborda a função dos rins no nosso organismo. Observe:

Enem 2019 O “The Kidney Project” é um projeto realizado por cientistas que pretendem desenvolver um rim biônico que executará a maioria das funções biológicas do órgão. O rim biônico possuirá duas partes que incorporam recentes avanços de nanotecnologia, filtração de membrana e biologia celular. Esse projeto significará uma grande melhoria na qualidade de vida para aquelas pessoas que dependem da hemodiálise para sobrevivência.
Disponível em: https://pharm.ucsf.edu.Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).

O dispositivo criado promoverá diretamente a

a) remoção de ureia.
b) excreção de lipídios.
c) síntese de vasopressina.
d) transformação de amônia.
e) fabricação de aldosterona.

Resolução: Letra “a”. Para responder a essa questão, é fundamental conhecer bem a função desempenhada pelos rins no nosso organismo. Esses órgãos são essenciais para retirar substâncias que estão em excesso ou são tóxicas ao nosso corpo, como a ureia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3) Genética

Outro tema que merece atenção quando o assunto é biologia no Enem é a genética. Lembre-se de que é importante conhecer bem a terminologia da área e saber resolver problemas que envolvam temas básicos, como as leis de Mendel (primeira lei de Mendel e segunda lei de Mendel), alelos múltiplos e heredogramas. Outro ponto que merece destaque é a chamada biotecnologia, sendo encontrada uma série de questões que abordam suas técnicas, como a do DNA recombinante. A questão seguinte é um exemplo que envolve a temática genética:

Enem 2019 Com base nos experimentos de plantas de Mendel, foram estabelecidos três princípios básicos, que são conhecidos como leis da uniformidade, segregação e distribuição independente. A lei da distribuição independente refere-se ao fato de que os membros de pares diferentes de genes segregam-se independentemente, uns dos outros, para a prole.
TURNPENNY, P. D. Genética médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009 (adaptado).

Hoje, sabe-se que isso nem sempre é verdade. Por quê?

a) A distribuição depende do caráter de dominância ou recessividade do gene.
b) Os organismos nem sempre herdam cada um dos genes de cada um dos genitores.
c) As alterações cromossômicas podem levar a falhas na segregação durante a meiose.
d) Os genes localizados fisicamente próximos no mesmo cromossomo tendem a ser herdados juntos.
e) O cromossomo que contém dois determinados genes pode não sofrer a disjunção na primeira fase da meiose

Resolução: Letra “d”. Uma exceção à segunda lei de Mendel é o chamado Linkage. Nessa situação temos genes presentes em um mesmo cromossomo e que não se segregam de forma independente na formação do gameta.

Leia também: Genética nas provas do Enem

4) Biologia celular

Biologia celular é um tema também muito abordado em questões de Enem. Os componentes celulares e suas funções são frequentemente cobrados, portanto, foque-se no estudo de organelas celulares. Dentre as organelas, a mais cobrada é a mitocôndria, que atua no processo de respiração celular. Entretanto, essa não é a única estrutura que já foi questão de prova. Veja esta questão:

Enem 2018 O nível metabólico de uma célula pode ser determinado pela taxa de síntese de RNAs e proteínas, processos dependentes de energia. Essa diferença na taxa de biomoléculas é refletida na abundância e características morfológicas dos componentes celulares. Em uma empresa de produção de hormônios proteicos a partir do cultivo de células animais, um pesquisador deseja selecionar uma linhagem com o metabolismo de síntese mais elevado, dentre as cinco esquematizadas na figura.

Linhagens de células Enem

Qual linhagem deve ser escolhida pelo pesquisador?

a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Resolução: Letra “d”. A célula que apresentará maior síntese de proteínas é a IV. Isso porque ela apresenta um maior nucléolo, em que o RNA que formará as organelas responsáveis pela síntese de proteínas (ribossomos) será produzido, e uma maior quantidade de retículo endoplasmático rugoso. Além disso a região de eucromatina (forma ativa da cromatina) é maior.

Leia também: Como estudar biologia para o Enem

5) Botânica

O tema botânica tem apresentado um grande aumento no número de questões nos últimos anos. Geralmente pouco cobrada em provas, a botânica é comumente negligenciada pelos estudantes. Diante dessa tendência de aumento, resolvemos destacar essa área como um ponto importante a ser estudado. Abaixo temos uma questão do ano de 2019 que aborda o tema:

Enem 2019 Durante sua evolução, as plantas apresentaram grande diversidade de características, as quais permitiram sua sobrevivência em diferentes ambientes. Na imagem, cinco dessas características estão indicadas por números.

A aquisição evolutiva que permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas está indicada pelo número

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

Resolução: Letra “c”. Nessa questão é importante compreendermos aspectos como as principais características de cada grupo de plantas e também as novidades evolutivas que surgiram em cada um deles. A questão faz referência à conquista do ambiente terrestre, ou seja, uma característica que diminui a relação da planta com o ambiente aquático. Nas briófitas e pteridófitas, temos uma grande dependência da água para a reprodução, pois elas apresentam gametas masculinos flagelados que necessitam da água para atingir o gameta feminino. Com o surgimento do pólen, o gameta masculino passa a ser transportado pelo tubo polínico em crescimento.

Lembre-se de que a prova do Enem é dinâmica, portanto, essas dicas visam apenas mostrar os padrões observados nos anos anteriores. A nossa última dica, por exemplo, é focada em botânica, uma área que teve aumento nos últimos dois anos e acabou desbancando outros temas que antes eram mais recorrentes. Sendo assim, ao estudar, tente contemplar todo o conteúdo programático a fim de garantir maior sucesso na prova.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Dicas de Biologia para o Enem

Clique aqui e confira algumas dicas de Biologia para a prova do Enem. Separamos 5 pontos importantes para você arrasar na prova!

Fisiologia humana no Enem

Você sabe como a fisiologia humana é cobrada no Enem? Clique aqui, entenda como o tema é abordado e resolva algumas questões.