Sinais de pontuação

Mistério da Herança

Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna, não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que precisava fazer isso. Pediu, então,  papel e caneta. Só que, com a ansiedade em que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. Escreveu assim: 

"Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres"

Morreu, antes de fazer a pontuação.

Autor desconhecido

O texto em questão nos conduz a refletir acerca da importância dos sinais de pontuação, haja vista que o discurso teria sido retratado de forma clara e transparente, caso estivesse pontuado corretamente.

Assim ocorre em distintas situações relacionadas, sobretudo, à linguagem escrita, visto que a pontuação demarca as intenções comunicativas expressas pelo emissor, fato esse que, em se tratando da oralidade (fala), tal representatividade se encontra reservada aos gestos, timbre de voz, pausas, entonações, interrupções bruscas, ruídos, silêncios etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, o bom uso dos sinais de pontuação tende a tornar as mensagens que ora proferimos ainda mais eficientes, principalmente quando se trata da vírgula que, utilizada de maneira incorreta, acaba gerando um fator de ambiguidade e tornando o discurso impreciso.

Assim, dada essa importância, as atenções agora se voltam para você, caro (a) usuário (a), que porventura deseja apreender um pouco mais sobre essa ocorrência linguística tão importante quanto necessária ao nosso conhecimento. Para tanto, criamos uma seção na qual poderá encontrar uma diversidade de informações que o (a) conduzirão ao aperfeiçoamento cada vez mais eficiente de sua competência linguística. Usufruindo desse benefício, conhecerá o porquê de fazermos uso deste ou daquele sinal de pontuação.  Ótimo conhecimento é a mensagem que deixamos a todos os usuários!

Tamanha é a importância dos sinais de pontuação em um dado discurso

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos de Sinais de pontuação

Objeto direto e o uso da vírgula

Será mesmo que o uso da vírgula se faz presente no objeto direto? Certifique-se de alguns detalhes clicando aqui!

Parênteses [( )]

Entenda para que servem os parênteses, quando utilizá-los e as regras de pontuação envolvidas. Descubra também a diferença entre parênteses e colchetes.

Quando usar ponto final e ponto e vírgula

Conheça o uso do ponto final e do ponto e vírgula, sinais de pontuação que são usados para indicar uma pausa entre as unidades de forma e sentido.

Tipos de frases

Conheça-os em apenas um clique!

Uso da vírgula

O uso da vírgula, assim como as demais ocorrências linguísticas, está relacionado a regras específicas. Atenha-se a elas clicando aqui!

Uso das aspas

Conheça dicas simples e fáceis sobre o uso das aspas: o que são, além de como e quando utilizá-las em um texto.

Uso das reticências como recurso estilístico

Conheça mais sobre o uso das reticências, uma vez que este pode se restringir ao caráter estilístico! É só clicar e conferir!