Parênteses [( )]

Os parênteses são sinais de pontuação utilizados para isolar ou intercalar termos ou enunciados dentro de outro enunciado, de modo a adicionar informações ou comentários.

Veja também: Uso das reticências como recurso estilístico

Uso dos parênteses

Os parênteses [()] são usados na linguagem escrita para indicar que um termo ou um enunciado está isolado dentro de outro enunciado, sendo intercalado. Usualmente os parênteses indicam trechos isolados do enunciado, mas relacionados a ele por apresentarem uma explicação, uma reflexão, um comentário, um breve questionamento ou uma exclamação derivada daquele enunciado. Veja como isso ocorre nos exemplos a seguir!

  • Vendeu os ingressos do show daquela banda (que era a sua favorita) para juntar mais dinheiro.
  • As crianças correram, pois estavam muito atrasadas para a escola (e já não podiam mais faltar).

Pontuação e os parênteses

Devido à sua função de isolamento de termos ou de enunciados, a pontuação tende a ficar de fora dos parênteses, aparecendo após o fechamento deles. Dentro dos parênteses, vão apenas pontuações do próprio enunciado que os parênteses isolam (como a vírgula). Observe:

  • Procurou o cachorro em todo lugar (até mesmo no banheiro), mas não o encontrou em lugar nenhum.
  • O sonho dele era morar em uma cidade litorânea, de preferência no Nordeste (apesar de haver ótimas praias em todo o país, sempre quisera viver onde sua avó nasceu).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A pontuação permanece normalmente dentro dos parênteses caso seja necessária para o entendimento do tom, como na interrogação ou na exclamação.

  • Era competente e obstinada, achava até que seria (quem sabe?) muito bem-sucedida na carreira.
  • O celular ficou sem bateria, ele não ouviu ninguém chamando e (que azar!) acabou esquecendo o relógio em casa...

Leia também: Quando usar ponto-final e ponto e vírgula?

Parênteses ou parêntesis: qual o certo?

O termo “parênteses” é o correto, sendo o seu singular “parêntese”, terminado em –e. O termo “parêntesis” não existe na língua portuguesa.

Os parênteses são sinais de pontuação muito comuns em textos literários, informativos e acadêmicos.
Os parênteses são sinais de pontuação muito comuns em textos literários, informativos e acadêmicos.

Parêntese e colchete

Parênteses e colchetes são usados em situações semelhantes; no entanto, os colchetes têm algumas especificidades. Os colchetes podem ser usados quando há mais de uma “camada” isolada ou intercalada no enunciado. Assim, usam-se primeiro os colchetes e, dentro destes, os parênteses – [()]. Veja o exemplo:

Ela estava incomodada com o fato de precisar ir até lá para resolver o assunto [teria que pegar diversas conduções para chegar ao lugar (ainda que não precisasse ficar muito tempo dentro de cada condução)].

Os colchetes também são utilizados dentro de citações para indicar lacunas nas citações ou comentários do próprio autor que está citando o excerto. Veja o exemplo:

Ele se mostrou incomodado com a minha pergunta e me respondeu: “Eu já disse que ainda não temos nenhum parecer sobre isso, e não adianta anotar nada [quando comecei a escrever no caderno]!”

Por: Guilherme Viana

Artigos relacionados

Uso das aspas

Conheça dicas simples e fáceis sobre o uso das aspas: o que são, além de como e quando utilizá-las em um texto.

Uso da vírgula

O uso da vírgula, assim como as demais ocorrências linguísticas, está relacionado a regras específicas. Atenha-se a elas clicando aqui!

Quando usar ponto final e ponto e vírgula

Conheça o uso do ponto final e do ponto e vírgula, sinais de pontuação que são usados para indicar uma pausa entre as unidades de forma e sentido.

Uso de maiúsculas e minúsculas

O uso de maiúsculas e minúsculas faz parte dos assuntos relacionados à gramática, dos quais devemos estar sempre cientes.

Uso das reticências como recurso estilístico

Conheça mais sobre o uso das reticências, uma vez que este pode se restringir ao caráter estilístico! É só clicar e conferir!