Grandezas Diretamente Proporcionais

As grandezas diretamente proporcionais estão relacionadas de modo que quando a medida de uma grandeza aumenta ou diminui, a outra sofre uma alteração proporcional.

A definição de grandeza está associada a tudo aquilo que pode ser medido ou contado. Como exemplo citamos: comprimento, tempo, temperatura, massa, preço, idade e etc.
As grandezas diretamente proporcionais estão ligadas de modo que à medida que uma grandeza aumenta ou diminui, a outra altera de forma proporcional.
Para o melhor entendimento vamos citar alguns exemplos básicos.

Exemplo 1

Uma costureira gasta 1,40 metros de tecido na confecção de uma bermuda. Caso ela queira confeccionar cinco bermudas, quantos metros de tecido serão gastos?
Resolução:
A situação é um típico problema envolvendo grandezas diretamente proporcionais. A costureira irá gastar 7 metros de tecido, pois 1,40 x 5 = 7. À medida que o número de bermudas aumenta, a quantidade de tecido aumenta de forma diretamente proporcional.

Exemplo 2

Um automóvel percorre 300 km com 25 litros de combustível. Caso o proprietário desse automóvel queira percorrer 120 km, quantos litros de combustível serão gastos?
Resolução:
Vamos estabelecer uma ordem de raciocínio lógico calculando quantos quilômetros este veículo percorre com exatamente 1 litro de combustível. Para isso basta dividirmos 300 por 25, que resulta em 12 km por litro.
Agora basta dividir 120 km por 12 km, resultando em 10 litros, que é a quantidade de combustível necessária para percorrer 120 km.

Observe a ideia de grandeza diretamente proporcional: se aumentamos o percurso gastamos mais combustível, isso implica em dizer que, se diminuímos o percurso gastamos menos combustível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo 3

Em uma gráfica, certa impressora imprime 100 folhas em 5 minutos. Quantos minutos ela gastará para imprimir 1000 folhas?
Resolução:
A tabela abaixo pode ser construída a fim de relacionar as grandezas folhas e minutos, auxiliando nos cálculos.

Folhas

Minutos

100

5

x10

x10

1000

50

De acordo com a tabela percebemos que o tempo gasto para imprimir 1000 folhas é de 50 minutos, pois ao multiplicar o número de folhas por 10 devemos multiplicar o tempo por 10. Isso ocorre porque as grandezas são diretamente proporcionais.

Videoaula relacionada:

Cálculo das proporções

Cálculo das proporções

Por: Marcos Noé

Artigos relacionados

Conjunto dos Números Racionais

Clique e aprenda mais sobre o conjunto dos números racionais!

Grandezas Inversamente Proporcionais

Clique aqui e aprenda o que são as grandezas inversamente proporcionais!

Grandezas direta e inversamente proporcionais

Clique e aprenda o que são grandezas direta e inversamente proporcionais e entenda como elas devem ser usadas na regra de três.

Grandezas escalares

Você sabe o que são grandezas escalares? Clique aqui e veja a definição e suas características!

Grandezas escalares e vetoriais

Você sabe a diferença entre grandezas escalares e vetoriais? Clique aqui e descubra!

Número misto

fração, o que é uma fração, identificação de uma fração, representação de uma fração, divisão, partes iguais, idéia de fração, leitura de fração, numerador, denominador, fração imprópria, fração própria, fração aparente, número misto, trasformação de número misto em fração imprópria.

O Conceito de Razão

Para obter uma razão é necessário relacionar dois números. Clique e entenda!

Proporção

Aprenda o que é proporção e suas principais propriedades, bem como entenda o que são grandezas direta e inversamente proporcionais.

Razão entre grandezas diferentes

Clique para aprender a resolver razões entre grandezas diferentes, isto é, divisões em que divisor e dividendo representam grandezas distintas.

Regra de três composta

Clique e aprenda o passo a passo do cálculo de regra de três composta e obtenha exemplos resolvidos e comentados.

Regra de três simples com grandezas diretamente proporcionais

Estudo da regra de três simples utilizando grandezas diretamente proporcionais. A regra de três simples um conceito que relaciona três valores com a finalidade de determinar o valor desconhecido de uma grandeza.

Teorema de Tales

Tales de Mileto desenvolveu uma teoria matemática que ficou conhecida como: Teorema de Tales. Confira!

Três erros comuns na regra de três

Clique para ver os três erros mais comuns cometidos na regra de três e a maneira de resolver exercícios sem cometer esses deslizes.