Compostos orgânicos: características gerais

A cetona é um composto orgânico
A cetona é um composto orgânico

Os compostos orgânicos em sua maioria são formados pela ligação entre átomos de carbono e hidrogênio. Sendo assim, a atração entre elétrons das moléculas orgânicas é praticamente a mesma, essa propriedade nos leva a abordar uma característica dos compostos orgânicos: a polaridade.

Polaridade

Todas as ligações dos compostos orgânicos formadas somente por carbono e hidrogênio são apolares, pois os átomos unidos demonstram uma pequena desigualdade de eletronegatividade. Quando na molécula de um composto orgânico houver outro elemento químico, além de carbono e hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar certa polaridade.



Solubilidade

Compostos orgânicos são praticamente insolúveis em água, mas por outro lado, tendem a se dissolver em outros compostos orgânicos, sejam eles polares ou apolares. Toda regra tem exceção e alguns compostos orgânicos que são polares podem se dissolver na água, como o ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona, etc.

Combustibilidade

A maioria dos compostos que são bons combustíveis, ou seja, se queimam com facilidade, são de origem orgânica.
Exemplos: gás utilizado em fogões, álcool dos automóveis.

Temperatura de fusão e de ebulição

Em geral as temperaturas de fusão e de ebulição dos compostos orgânicos são baixas. A baixa solubilidade dos compostos orgânicos apolares é responsável por pontos de fusão e ebulição menores comparados aos dos compostos inorgânicos, ou seja, as interações intermoleculares são mais fracas.

Outros fatores que influenciam a temperatura de ebulição e fusão de uma substância são o tamanho e a geometria da molécula. A geometria de uma molécula interfere em sua força intermolecular, quanto mais forte a ligação, mais elevado se tornará o ponto de ebulição. O tamanho também julga, quanto maior um composto, maior sua massa molecular e conseqüentemente, maior será seu ponto de ebulição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Videoaulas relacionadas:

Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Ciclo do Carbono

O ciclo do carbono é imprescindível para a vida na Terra. Entenda como ele se processa e seus efeitos sobre a vida animal e vegetal.

Classificação das Cadeias Carbônicas

Como se classificam as cadeias carbônicas.

Fórmulas Moleculares de Compostos Orgânicos

Entenda o que expressam as fórmulas moleculares dos compostos orgânicos e como você pode determiná-las por meio das fórmulas estrutural, simplificada e de traços.

Grupos Orgânicos Substituintes e Radicais

Conheça os Grupos Orgânicos Substituintes e radicais

Hibridização do carbono

Conheça o fenômeno da hibridização que explica por que o carbono é tetravalente, isto é, realiza quatro ligações covalentes.

Hibridização sp

O gás cianídrico e outras moléculas que têm ligações duplas ou triplas no carbono fazem hibridização sp. Leia este texto e entenda como isso ocorre.

Hibridização sp2

Entenda como acontece a hibridização sp2 do carbono em determinadas moléculas.

Moléculas orgânicas polares e apolares

Veja como é possível identificar as moléculas orgânicas em polares e apolares.

Propriedades do carbono

Conheça as propriedades do elemento fundamental da Química Orgânica.

Química Orgânica

Como são chamados todos os compostos que sofrem combustão?

Ácidos sulfônicos

Clique e aprenda as características, a nomenclatura e as utilizações dos compostos pertencentes ao grupo dos ácidos sulfônicos.