<

Propriedades do carbono

O elemento fundamental da Química Orgânica
O elemento fundamental da Química Orgânica

O carbono é o elemento fundamental da Química Orgânica, tudo por que é essencial na formação dos compostos orgânicos. A sua estrutura começou a ser estudada por Archibald Scott Couper (1831-1892) e Friedrich August Kekulé (1829-1896) na segunda metade do século XIX. Os estudos referentes à estrutura do carbono foram denominados de postulados de Couper-Kekulé, veja agora estes postulados:

1º postulado: O átomo de carbono é tetravalente. Esta estrutura permite que o elemento estabeleça quatro ligações covalentes, por isso existe uma enorme variedade de compostos derivados do carbono. Os quatro pares eletrônicos disponíveis permitem formar ligações com diversos outros elementos. Estrutura tetravalente do carbono: 
      H 
      ?
H ? C ? H 
      ? 
      H
Metano

2º postulado: As quatro valências do carbono são iguais. Isso explica por que existe, por exemplo, somente um bromometano. Qualquer que seja a posição do bromo, obtém-se um só composto: H3CBR. 
      Br 
      ?
H ? C ? H 
      ? 
      H

3º postulado: Encadeamento constante. Átomos de carbono ligam-se diretamente entre si, formando estruturas denominadas cadeias carbônicas. A capacidade de formar quatro ligações é mais pronunciada no carbono do que em qualquer outro elemento, para constatar é só observar as extensas cadeias carbônicas e a variedade enorme de compostos orgânicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Videoaulas relacionadas:

Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Benzopireno - um composto aromático cancerígeno

O benzopireno é um dos mais potentes agentes carcinogênicos existentes. Conheça a sua constituição e como ele pode ser absorvido pelo ser humano.

Carbono

Veja os aspectos mais importantes relacionados com o elemento químico carbono, como suas propriedades, seus compostos e suas fontes.

Carbono 14: idade de fósseis

Esse elemento permite decifrar de qual época é um achado dos arqueólogos.

Ciclo do Carbono

O ciclo do carbono é imprescindível para a vida na Terra. Entenda como ele se processa e seus efeitos sobre a vida animal e vegetal.

Classificação das Cadeias Carbônicas

Como se classificam as cadeias carbônicas.

Compostos orgânicos: características gerais

São formados pela ligação entre átomos de carbono e hidrogênio.

Evolução das Fórmulas Estruturais do Carbono

Conheça as principais fórmulas estruturais do carbono usadas ao longo do tempo para explicar a formação dos compostos orgânicos.

Fórmulas Moleculares de Compostos Orgânicos

Entenda o que expressam as fórmulas moleculares dos compostos orgânicos e como você pode determiná-las por meio das fórmulas estrutural, simplificada e de traços.

Hibridização do carbono

Conheça o fenômeno da hibridização que explica por que o carbono é tetravalente, isto é, realiza quatro ligações covalentes.

Hibridização sp

O gás cianídrico e outras moléculas que têm ligações duplas ou triplas no carbono fazem hibridização sp. Leia este texto e entenda como isso ocorre.

Moléculas orgânicas polares e apolares

Veja como é possível identificar as moléculas orgânicas em polares e apolares.

Monóxido de carbono em cozinhas

O monóxido de carbono em cozinhas é liberado na queima incompleta do gás de cozinha, sua inalação pode trazer riscos à saúde. Confira!

O sonho de Kekulé e a descoberta do benzeno

Saiba mais sobre a interessante história do sonho de Kekulé, que o auxiliou na descoberta da estrutura do benzeno.