Benzopireno - um composto aromático cancerígeno

O benzopireno é um hidrocarboneto policíclico aromático produzido em combustões incompletas, além de ser um potente agente cancerígeno.

O benzopireno é um hidrocarboneto aromático, que é um grupo de compostos que possui pelo menos um anel benzênico ou núcleo aromático. Mais exclusivamente, ele faz parte de um grupo denominado de HPAs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos), que possuem dois ou mais anéis aromáticos condensados. No caso do Benzopireno, são cinco anéis condensados, como mostra a estrutura abaixo:

Fórmula do Benzopireno

Assim como a grande maioria dos HPAs, o benzopireno é comprovadamente agente carcinogênico e mutagênico, o que significa que ele é capaz de reagir com nosso DNA e interferir na reprodução celular.

Essa substância é lipofílica, isto é, é solúvel em gorduras, fator que facilita ele ser absorvido pela pele, por ingestão ou por inalação e ser rapidamente distribuído pelo organismo.

O benzopireno é liberado na combustão da hulha e do tabaco, sendo encontrado no alcatrão da fumaça do cigarro. Por isso, ele tem sido relacionado ao desenvolvimento dos cânceres de laringe, boca, pulmão, bexiga e pâncreas em fumantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O benzopireno é encontrado na fumaça de cigarros

Infelizmente, porém, mesmo quem não é fumante não está livre do risco de absorver essa substância. Isso acontece porque ele e outros hidrocarbonetos aromáticos são formados em combustões incompletas e estão presentes na água, solo e atmosfera.

Para citar um exemplo, carnes grelhadas e peixes defumados possuem esses HPAs, que são provenientes tanto da queima do carvão quanto da queima da própria carne, que é basicamente proteínas e gorduras. Frituras também são perigosas nesse sentido, pois a queima do óleo produz tais compostos.

Para se ter uma ideia do quanto o benzopireno é um potente agente cancerígeno, o simples contato de uma camada sua com uma região sem pelos na pele de ratos pode provocar o câncer.

Infelizmente, o churrasco é uma grande fonte de contaminação por benzopireno

Infelizmente, o churrasco é uma grande fonte de contaminação por benzopireno

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Benzenismo

O benzenismo é resultado da intoxicação prolongada por benzeno. Veja como uma pessoa pode se intoxicar com esse composto e quais são os sintomas e as consequências dessa doença.

Cigarro eletrônico

Veja como funciona o cigarro eletrônico, conhecido também como e-cigarette ou e-cigar. Conheça seus benefícios, malefícios e por que seu uso foi proibido pela Anvisa.

Classificação dos Hidrocarbonetos Aromáticos

Conheça mais, por meio deste texto, sobre os tipos de hidrocarbonetos aromáticos e como é realizada sua classificação.

Evolução das Fórmulas Estruturais do Carbono

Conheça as principais fórmulas estruturais do carbono usadas ao longo do tempo para explicar a formação dos compostos orgânicos.

Hidrocarbonetos Aromáticos e sua Nomenclatura

Hidrocarbonetos aromáticos são compostos orgânicos que possuem em sua molécula um ou mais anéis benzênicos.

O perigo dos fogões a lenha

Veja o perigo que existe no uso de fogões a lenha, quais são as substâncias tóxicas liberadas na queima da madeira e como elas atuam no organismo.

Os Hidrocarbonetos e suas subdivisões

Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio (C e H). Seguem a fórmula geral CxHy e em sua nomenclatura utiliza-se o sufixo o.

Perigos do cigarro

Entenda por que é importante parar de fumar, conhecendo os perigos do cigarro para a saúde humana.

Propriedades do carbono

Conheça as propriedades do elemento fundamental da Química Orgânica.

Toxidez dos Compostos Aromáticos

Vários compostos aromáticos apresentam um alto nível de toxidade e se caracterizam como algumas das substâncias mais nocivas.