Hidrocarbonetos Aromáticos e sua Nomenclatura

Os compostos aromáticos possuem anéis benzênicos em sua estrutura. O naftaleno acima, mais conhecido como naftalina, possui dois anéis aromáticos
Os compostos aromáticos possuem anéis benzênicos em sua estrutura. O naftaleno acima, mais conhecido como naftalina, possui dois anéis aromáticos

Abaixo temos a representação do anel benzênico, que é um ciclo plano com seis átomos de carbono com ligações ressonantes entre si, isto é, ligações duplas e simples alternadas. Quando há a presença somente dele, constitui-se o benzeno, o mais importante dos aromáticos. Ele é um composto que é uma matéria-prima muito importante na indústria petroquímica. Participa da fabricação de inúmeros produtos, como medicamentos, plásticos, detergentes, explosivos, tintas, borrachas, adesivos, loções, entre outros.

Fórmulas químicas do anel benzênico ou benzeno

As suas fontes de obtenção principais são a hulha (carvão mineral mais abundante que existe) e o petróleo.

Eles receberam o nome “aromático”, palavra derivada de “aroma”, em razão do seu cheiro característico. Outros aromáticos importantes são:

Exemplos de hidrocarbonetos da família dos aromáticos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro fato relevante que diz respeito aos hidrocarbonetos é que todos eles são substâncias prejudiciais à saúde humana.

Esses compostos possuem uma nomenclatura particular que não segue as mesmas regras de nomenclatura dos outros hidrocarbonetos.

Conforme já dito, quando a molécula do aromático possui apenas um anel benzênico, este é denominado benzeno. Assim, sua nomenclatura segue a seguinte regra:

Regra de nomenclatura para hidrocarbonetos aromáticos derivados do benzeno

Se forem dois substituintes, as posições de substituição só podem ser três: 1,2 ou orto (o); 1,3 ou meta(m) e 1,4 ou para(p). Veja alguns exemplos, lembrando que as ramificações são colocadas em ordem alfabética:

Nomenclatura de alguns hidrocarbonetos aromáticos

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

A Presença de Dienos em Nossas Vidas: Os Terpenos

Os terpenos são obtidos ao se unir duas ou mais unidades da molécula do isopreno.

Alcanos

Compostos orgânicos com simples ligações entre átomos de carbono.

Alcenos

Os alcenos possuem uma dupla ligação entre dois átomos de carbono.

Alcinos

Os alcinos são hidrocarbonetos com grande aplicação no mercado. Confira!

Benzopireno - um composto aromático cancerígeno

O benzopireno é um dos mais potentes agentes carcinogênicos existentes. Conheça a sua constituição e como ele pode ser absorvido pelo ser humano.

Características e Propriedades dos hidrocarbonetos

São descritas algumas propriedades dos hidrocarbonetos como polaridade, ponto de fusão e ebulição, densidade e estados físicos.

Ciclanos ou Cicloalcanos

Conheça o grupo funcional dos ciclanos, sua fórmula geral, a nomenclatura de seus compostos ramificados e não ramificados, suas fontes de obtenção e formas de aplicação.

Hulha

Saiba mais a respeito da hulha, um importante tipo de carvão mineral que é usado como combustível e na produção de diversos materiais.

Naftalina

Porque a naftalina é eficaz para repelir traças?

Nomenclatura de alcanos

Deve-se determinar a cadeia principal, numerá-la, identificar as ramificações e indicar de quais carbonos estão saindo, em ordem alfabética.

Nomenclatura de cadeias ramificadas

Aprenda a realizar a nomenclatura de cadeias ramificadas e entenda o que significam alguns prefixos usados nos radicais, como iso, sec, terc e neo.

Nomenclatura de hidrocarbonetos cíclicos

Aprenda a realizar a nomenclatura de hidrocarbonetos cíclicos (cicloalcanos e cicloalcenos) normais e ramificados.

Nomenclatura dos Alcinos

A nomenclatura dos alcinos obedece às regras da União Internacional de Química Pura e Aplicada.

Nomenclatura dos aldeídos

Veja como é feita a nomenclatura usual dos aldeídos e também a nomenclatura que segue as regras estabelecidas pela IUPAC.

Nomenclatura dos álcoois

Aprenda a realizar a nomenclatura dos álcoois com ou sem a presença de ramificações e insaturações.

Nomenclatura usual dos álcoois

Conheça a nomenclatura usual dos álcoois mais usada no cotidiano, bem como a nomenclatura de Kolbe, que também não é a nomenclatura oficial deles.

Os Hidrocarbonetos e suas subdivisões

Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio (C e H). Seguem a fórmula geral CxHy e em sua nomenclatura utiliza-se o sufixo o.

Reações de substituição em derivados do benzeno

Clique e aprenda quais são os critérios para a formação dos produtos das reações de substituição em derivados do benzeno.

Reações de substituição no benzeno

Clique e conheça quais são as reações de substituição que ocorrem com o benzeno e quais são os produtos obtidos nessas reações.

Toxidez dos Compostos Aromáticos

Vários compostos aromáticos apresentam um alto nível de toxidade e se caracterizam como algumas das substâncias mais nocivas.

Xisto

O xisto betuminoso é uma rocha que depois de ser aquecida libera gases e óleos ricos em hidrocarbonetos leves. Veja como isso faz dele uma alternativa mineral para substituir o petróleo.