Características e Propriedades dos hidrocarbonetos

Inúmeros produtos do dia a dia têm hidrocarbonetos em sua constituição
Inúmeros produtos do dia a dia têm hidrocarbonetos em sua constituição
Hidrocarbonetos são compostos formados unicamente por átomos dos elementos carbono (C) e hidrogênio (H).

Sua fórmula geral é dada por CxHy. Algumas propriedades destes compostos são descritas a seguir:

·         Polaridade: os hidrocarbonetos são compostos praticamente apolares, e suas moléculas se mantêm unidas pela força de dipolo induzido;

·         Ponto de Fusão e Ebulição: possuem baixos pontos de fusão e ebulição. Com o aumento da massa molar, aumentam-se os pontos de fusão e ebulição. E em casos de compostos ramificados e não ramificados que apresentam a mesma massa molar, os ramificados têm menores temperaturas de fusão e ebulição;

·         Estados Físicos: os hidrocarbonetos que possuem até quatro carbonos são gasosos à temperatura ambiente e ao nível do mar. Já os que possuem de cinco a dezessete carbonos são líquidos, e acima disso são sólidos;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

·         Densidade: baixa; inferior a 1,0 g/cm3;

·         Propriedades organolépticas (propriedades que podem ser percebidas pelos sentidos humanos, por exemplo, a cor, o cheiro, aspecto, textura e assim por diante): não é possível detalhar de forma geral, pois é uma classe muito grande;

·         Solubilidade: são solúveis em substâncias que assim como eles são apolares ou têm baixa polaridade. Não se dissolvem na água, que é polar;

·         Usos e aplicações: são muito utilizados na indústria, principalmente na indústria petroquímica, pois os hidrocarbonetos são a maior parte da constituição do petróleo. O petróleo fornece assim inúmeros combustíveis e matérias-primas para a produção de plásticos, detergentes, fibras têxteis, borrachas, tintas, entre outros, e está presente também no gás natural.





Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

A Presença de Dienos em Nossas Vidas: Os Terpenos

Os terpenos são obtidos ao se unir duas ou mais unidades da molécula do isopreno.

Alcadienos ou Dienos

Alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por duas duplas ligações.

Alcanos

Compostos orgânicos com simples ligações entre átomos de carbono.

Alcenos

Os alcenos possuem uma dupla ligação entre dois átomos de carbono.

Alcinos

Os alcinos são hidrocarbonetos com grande aplicação no mercado. Confira!

Ciclanos ou Cicloalcanos

Conheça o grupo funcional dos ciclanos, sua fórmula geral, a nomenclatura de seus compostos ramificados e não ramificados, suas fontes de obtenção e formas de aplicação.

Classificação dos alcadienos

Conheça a classificação dos alcadienos e aprenda como ela influencia nas reações de adição com esses compostos orgânicos.

Etileno ou eteno

Veja por que o eteno, ou etileno, é considerado o alceno mais importante e de maior uso na indústria.

Gás natural combustível

Veja as respostas dessas perguntas: o que é o gás natural? Qual é sua fonte de obtenção? Quais são os benefícios e malefícios de seu uso como combustível e gerador de energia?

Hidrocarbonetos Aromáticos e sua Nomenclatura

Hidrocarbonetos aromáticos são compostos orgânicos que possuem em sua molécula um ou mais anéis benzênicos.

Naftalina

Porque a naftalina é eficaz para repelir traças?

Nomenclatura de alcanos

Deve-se determinar a cadeia principal, numerá-la, identificar as ramificações e indicar de quais carbonos estão saindo, em ordem alfabética.

Os Hidrocarbonetos e suas subdivisões

Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio (C e H). Seguem a fórmula geral CxHy e em sua nomenclatura utiliza-se o sufixo o.

Toxidez dos Compostos Aromáticos

Vários compostos aromáticos apresentam um alto nível de toxidade e se caracterizam como algumas das substâncias mais nocivas.

Xisto

O xisto betuminoso é uma rocha que depois de ser aquecida libera gases e óleos ricos em hidrocarbonetos leves. Veja como isso faz dele uma alternativa mineral para substituir o petróleo.