Fórmulas Moleculares de Compostos Orgânicos

Molécula de glicose e sua fórmula molecular. Na figura, as bolas pretas são os carbonos, as brancas, os hidrogênios; e as vermelhas, os oxigênios
Molécula de glicose e sua fórmula molecular. Na figura, as bolas pretas são os carbonos, as brancas, os hidrogênios; e as vermelhas, os oxigênios

A fórmula molecular de um composto orgânico indica o número de átomos de cada elemento que compõe uma molécula da substância e a proporção entre eles.

Por exemplo, a fórmula molecular do etano é CH6, isso significa que cada molécula desse composto é formada por dois átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio ligados entre si. Visto que o carbono é tetravalente, isto é, realiza quatro ligações para ficar estável, e o hidrogênio é monovalente, fazendo apenas uma ligação covalente, temos que a fórmula estrutural plana do etano é dada por:

       H      H
        |       
|
H — C C H
        
|       |
       H      H

A fórmula estrutural plana, além de mostrar quais são os elementos químicos que compõem a molécula e o número exato deles, mostra também quais são as ligações que cada um realiza e a estrutura (arrumação ou disposição espacial) dos átomos dentro da molécula.

O carbono pode formar ligações simples, duplas e triplas com outros átomos de carbono e/ou com outros tipos de átomos. É devido a isso que existe uma quantidade muito grande de compostos orgânicos, surgindo o estudo da Química Orgânica. Essas substâncias passaram a ser representadas pelos químicos de diversas formas, mas a mais simples de todas é a fórmula molecular.

Podemos encontrar a fórmula molecular através das outras fórmulas dos compostos orgânicos. Veja como isso é feito em cada caso:

  • Fórmula estrutural plana: Basta contar a quantidade em que cada elemento aparece, escrever o símbolo do elemento e o índice no lado inferior direito.

Por exemplo, a seguir, temos a fórmula estrutural plana do pentan-1-ol:

         H      H     H      H    H        
         
|       |       |       |      |        
 H
C  C C C C OH
         
|       |       |       |      |
         H      H     H      H    H

Sempre começamos a contar pelos átomos de carbono, depois vem os hidrogênios ligados a ele e, posteriormente, os demais elementos. Temos nessa molécula 5 átomos de carbono, 11 hidrogênios ligados ao carbono e o grupo funcional dos álcoois “OH”.

Portanto, a fórmula molecular do pentan-1-ol será: CH11OH, mas pode ser representada também por: CH12O.

Mas a fórmula estrutural plana pode ser muito longa e complexa, se forem representadas todas as ligações. Por isso, é comum simplificar essa fórmula, condensando algumas ligações. Podem-se condensar as ligações dos hidrogênios e dos carbonos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Fórmula Condensada:
    • Simplificando a ligação do H: Veja como fazer isso para a mesma molécula de pentan-1-ol:

H3C CH2 CH2 CH2 CH2 OH
ou
        C
C C C C OH
  H3     H2     H2     H2     H2

Dessa forma, fica até mais fácil de contar a quantidade de hidrogênios, pois basta somar os índices: 3 + 2 + 2 + 2 + 2 = 11 → CH11OH.

Veja mais exemplos abaixo:

Fórmulas moleculares a partir de fórmulas condensadas

  • Simplificando a ligação do C: Usando novamente a molécula de pentan-1-ol:

CH3 (CH2)3 CH2 OH

Multiplicamos o índice de fora dos parênteses pelos de dentro para determinar a quantidade em que cada elemento aparece. Por exemplo, no caso acima, a quantidade de carbonos dentro dos parênteses é 3 (3 . 1) e a quantidade de hidrogênios é  6 (3 . 2). Somando esses valores com os demais, temos:

- C: 1 + 3 + 1 = 5
- H: 3 + 6 + 2 =11
Assim, a fórmula molecular é dada por: CH11OH.

Na tabela abaixo há outros exemplos:

Fórmulas moleculares a partir de fórmulas condensadas

Mas há ainda um tipo de representação das cadeias carbônicas ainda mais simplificada, que é a mostrada a seguir:

  • Fórmula de traços: As ligações entre os carbonos são representadas por traços (uma ligação simples é um traço, uma ligação dupla são dois traços e uma ligação tripla são três traços). As pontas e os pontos de inflexão (os lugares onde dois traços se encontram) correspondem a átomos de carbono.

Um aspecto importante é que nesse tipo de representação a quantidade de hidrogênios fica subentendida, isto é, sabendo que o carbono faz quatro ligações, vemos quantas ligações ele já está realizando. A quantidade que faltar será o número de carbonos ligados a ele.

Por exemplo, a fórmula de traços do propan-1-ol é dada por:

Fórmula de traços do propan-1-ol

Observe de forma mais detalhada:

Interpretação da fórmula de traços do propano-1-ol

Veja mais exemplos:

Fórmulas moleculares a partir de fórmulas de traços





Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Cadeias Carbônicas

Saiba o que constitui as cadeias carbônicas e passe a entender como elas podem ser representadas nas fórmulas estrutural plana, simplificada e de traços.

Ciclo do Carbono

O ciclo do carbono é imprescindível para a vida na Terra. Entenda como ele se processa e seus efeitos sobre a vida animal e vegetal.

Classificação das Cadeias Carbônicas

Como se classificam as cadeias carbônicas.

Classificação do carbono

Conheça a classificação do carbono em primário, secundário, terciário e quaternário, e como saturado ou insaturado.

Compostos orgânicos: características gerais

São formados pela ligação entre átomos de carbono e hidrogênio.

Evolução das Fórmulas Estruturais do Carbono

Conheça as principais fórmulas estruturais do carbono usadas ao longo do tempo para explicar a formação dos compostos orgânicos.

Hibridização do carbono

Conheça o fenômeno da hibridização que explica por que o carbono é tetravalente, isto é, realiza quatro ligações covalentes.

Hibridização sp

O gás cianídrico e outras moléculas que têm ligações duplas ou triplas no carbono fazem hibridização sp. Leia este texto e entenda como isso ocorre.

Hibridização sp2

Entenda como acontece a hibridização sp2 do carbono em determinadas moléculas.

Moléculas orgânicas polares e apolares

Veja como é possível identificar as moléculas orgânicas em polares e apolares.

Ponto de Fusão e de Ebulição dos Compostos Orgânicos

Por que o açúcar se funde a uma temperatura muito menor que o sal? Por que os compostos orgânicos se apresentam nos três estados físicos? Veja as respostas neste texto.

Propriedades do carbono

Conheça as propriedades do elemento fundamental da Química Orgânica.

Química Orgânica

Como são chamados todos os compostos que sofrem combustão?