Genética

A Genética é uma área da Biologia responsável pelo estudo do material hereditário, incluindo aí sua transmissão ao longo das gerações. Seu desenvolvimento expressivo se deu por volta do fim do século XIX e início do século XX. Antes disso, apesar de existir a ciência de que filhos se assemelham aos pais, e ser utilizado tal princípio para, por exemplo, desenvolver plantas e animais contendo características específicas para contemplar determinados interesses; as justificativas para tais mecanismos não eram consensuais.

O monge Gregor Mendel teve grande importância para o advento formal da Genética. A partir da realização de experimentos com ervilhas, cultivadas no mosteiro, ele pôde perceber que a transmissão de caracteres, de uma geração para a outra, se dava a partir de fatores encontrados nos gametas, e segundo regras bem definidas. Hoje, tais fatores são denominados genes, e é sabido que os mesmos se encontram nos cromossomos das células.

Infelizmente, as conclusões de suas pesquisas não foram divulgadas, e tampouco aceitas, tão rapidamente: seu trabalho foi divulgado em 1865; sendo reconhecido somente fim do século 19, por três cientistas, de forma independente. Alguns pesquisadores afirmam que, se não houvesse essa lacuna temporal, a teoria da seleção natural, de Charles Darwin, poderia ter sido postulada de forma mais completa, uma vez que o mesmo não soube explicar exatamente o que permitia com que novas gerações se apresentassem com características semelhantes aos seus genitores. Sobre isso, alguns pesquisadores afirmam que Darwin possuía, em sua biblioteca, publicações de Mendel, mas que, no entanto, não teve a oportunidade de lê-las.

Diante do exposto, podemos perceber a importância desta ciência que apresenta em ampla expansão, desvendando, ao longo do tempo, muitos dos mistérios inerentes à vida.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Gregor Mendel; o “pai” da Genética.

Por: Mariana Araguaia

Artigos de Genética

A genética por trás da calvície

Clique aqui e descubra os fatores genéticos que influenciam a calvície!

Alelos dominantes e recessivos

Clique aqui e compreenda a diferença entre alelos dominantes e recessivos!

Alelos letais

Compreenda o que são alelos letais e conheça alguns exemplos.

Alterações cromossômicas estruturais

Descubra um pouco mais sobre as alterações cromossômicas estruturais, mudanças que ocorrem na morfologia dos cromossomos. Neste texto, explicaremos a estrutura básica de um cromossomo e descreveremos os tipos de alterações cromossômicas estruturais que podem ocorrer: deleções, duplicações, inversões e translocações.

Aneuploidias

Compreenda o que são aneuploidias e seus principais tipos.

Cariótipo

Clique e conheça as principais características do cariótipo, o conjunto de cromossomos humanos.

Células-tronco totipotentes, pluripotentes e multipotentes

Clique aqui e descubra a diferença entre células-tronco totipotentes, pluripotentes e multipotentes.

Como analisar um heredograma?

Compreenda aqui como analisar um heredograma passo a passo!

Cromatina sexual

Clique aqui e veja o que é a cromatina sexual e porque o teste da cromatina sexual pode ser utilizado em casos de dúvida quanto ao sexo.

Cromossomos

Conheça as características dos cromossomos, bem como sua classificação de acordo com a posição do centrômero.

Daltonismo

Clique aqui e saiba mais sobre o daltonismo, essa anomalia genética que afeta mais homens do que mulheres.

Determinação cromossômica do sexo

Saiba como ocorre a determinação cromossômica do sexo e quais são os sistemas de determinação.

Determinação do sexo em répteis

Clique aqui e veja como ocorre a determinação sexual de alguns répteis.

Distrofia muscular de Duchenne

Compreenda mais sobre a Distrofia muscular de Duchenne, uma doença genética muito comum em homens.

Doença de Lorenzo – Adrenoleucodistrofia

Compreenda mais sobre a adrenoleucodistrofia, também conhecida como a doença de Lorenzo.

Doença de Pompe

Saiba mais sobre a Doença de Pompe, uma herança recessiva bastante rara em todo o mundo.

Dominância incompleta e codominância

Compreenda a diferença entre dominância incompleta e codominância.

Epistasia

Compreenda o que é epistasia, um importante tipo de interação gênica que afeta a plumagem de galinhas e a pelagem de labradores.

Eritroblastose fetal

Amplie seus conhecimentos sobre a eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido.

Euploidia

Compreenda o que é euploidia, um tipo de alteração cromossômica numérica.

Genes

Saiba mais sobre os genes, porções de DNA que carregam as informações necessárias para a síntese de proteínas em nosso corpo.

Genótipo e fenótipo

Aprenda a diferença entre genótipo e fenótipo para ampliar seus conhecimentos em Genética e não cometer equívocos sobre o assunto!

Hemofilia, uma anomalia ligada ao sexo

Clique aqui e saiba mais o que é a hemofilia e quais as suas causas e tratamento.

Herança ligada ao sexo

Compreenda o que é a herança ligada ao sexo e algumas doenças determinadas por ela.

Heterocromia

Entenda o que é a heterocromia, uma condição rara em humanos, mas comum em alguns animais como cachorros e gatos.

Homozigoto e heterozigoto

Aprenda a diferença entre homozigoto e heterozigoto e amplie seu conhecimento em Genética!

Interação gênica

Aprenda um pouco mais a respeito da interação gênica, uma situação em que se observam dois ou mais genes atuando em um mesmo caráter. Aprenda também a diferença entre interação gênica do tipo não epistática e do tipo epistática, além de conhecer exemplos que ilustram bem esses tipos de interação.

Mutação

Compreenda o que é mutação, como ela ocorre e sua importância no processo evolutivo e na manutenção da variabilidade genética entre indivíduos.

Primeira Lei de Mendel

Saiba quem foi Mendel e conheça suas descobertas no campo da genética.

Probabilidade Aleatória de Eventos Genéticos

Probabilidade, Análise estatística, Casualidade, Eventos aleatórios, Lançamento de moeda, Universo amostral, Genética, Formação dos gametas, Cromossomos homólogos, Genes alelos, Gametogênese, Meiose, Lei da segregação genética, Primeira lei de Mendel.

Problemas causados pela transfusão de sangue

Veja aqui quais problemas podem ocorrer em uma transfusão de sangue.

Raça na Espécie Humana

Populações, Raça, Subespécies, Características genéticas, Espécie humana, Diferença gênica, Heterogeneidade populacional, Variabilidade, Evolução hominídea, Isolamento geográfico.

Segunda lei de Mendel

Clique aqui e aprenda mais sobre a segunda lei de Mendel.

Síndrome de Down

Saiba quais são as causas e as características dessa síndrome genética.

Síndrome de Klinefelter

Saiba mais sobre a Síndrome de Klinefelter, uma anomalia genética que apresenta o cariótipo 47, XXY.

Síndrome de Turner

Saiba mais sobre a Síndrome de Turner, uma doença genética caracterizada pela deleção de um cromossomo sexual.

Sistema ABO

Saiba as características e as relações que existem entre os diferentes tipos sanguíneos do sistema ABO.

Sistema Rh de grupo sanguíneo

Clique aqui e saiba o que é sistema Rh de grupo sanguíneo e como ele foi descoberto.

Transfusão de Sangue

Procedimento seguro utilizado quando não existem alternativas para o tratamento de pacientes específicos, como transplantados e vítimas de acidentes graves.

Transgênicos

Engenharia genética, Genes, Seres vivos, Transferência de fragmentos cromossômicos, Hormônio insulina, Plantas transgênicas, Organismos geneticamente modificados, Alteração na molécula de DNA, Características supra-apuradas, Desequilíbrios ecológicos, Efeitos carcinogênicos.

Variabilidade genética

Compreenda o que é variabilidade genética, conheça os fatores que a influenciam, e entenda a relação entre variabilidade genética e evolução.