Homozigoto e heterozigoto

Os termos homozigoto e heterozigoto referem-se aos tipos de alelos presentes em determinada posição em cromossomos homólogos.

Nos cromossomos estão presentes todas as nossas informações genéticas
Nos cromossomos estão presentes todas as nossas informações genéticas

Os termos homozigoto e heterozigoto referem-se ao tipo de alelo presente em determinado loco em cromossomos homólogos. Para melhor entender esses conceitos, precisamos compreender o que são cromossomos, cromossomos homólogos e alelos.

Cromossomos são estruturas que possuem nossos genes e são formados por filamentos espiralados de cromatina. Os cromossomos homólogos, por sua vez, são aqueles cromossomos que se encontram aos pares em células somáticas, ou seja, nas células diploides.

Denominamos de alelos as formas alternativas de um mesmo gene que são encontradas na mesma posição (loco) em cromossomos homólogos. Essas formas alternativas estão relacionadas com a mesma característica, entretanto, atuam sobre ela de diferentes maneiras. Podemos citar como exemplo os genes que determinavam a forma da semente da ervilha analisada por Mendel. Enquanto um alelo determinava a semente lisa, outro determinava a forma rugosa. Percebe-se, portanto, que os alelos atuam sobre a mesma característica, mas de maneiras distintas.

É importante ressaltar que alguns alelos apresentam a capacidade de exercer dominância sobre o outro. Chamamos de alelo dominante aquele que sozinho já é capaz de determinar uma característica. O alelo recessivo, por sua vez, só consegue expressar-se aos pares.

Nos cromossomos homólogos, podemos encontrar alelos iguais (homozigoto) ou diferentes (heterozigoto)
Nos cromossomos homólogos, podemos encontrar alelos iguais (homozigoto) ou diferentes (heterozigoto) Título: Cromossomos homólogos

O que é um genótipo homozigoto?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Organismos que apresentam alelos iguais no mesmo loco em cromossomos homólogos são chamados de homozigoto. Um indivíduo homozigoto produzirá gametas iguais, uma vez que possuem a mesma forma do alelo.

É importante ressaltar que um organismo com gene recessivo para uma determinada característica só a expressará caso seja um organismo homozigoto. Isso se deve ao fato, como dito anteriormente, que alelos recessivos só se expressam aos pares.

O que é um genótipo heterozigoto?

Organismos que apresentam alelos diferentes no mesmo loco em cromossomos homólogos são chamados de heterozigotos. Podemos concluir que, no processo de gametogênese, o organismo dará origem a dois tipos de gametas diferentes, uma vez que possui alelos diferentes nos cromossomos homólogos.

Como são representados os indivíduos homozigotos e heterozigotos?

Quando analisamos uma determinada característica, representamos o gene responsável por ela por meio de uma letra. Escolhe-se, normalmente, a letra que simboliza o alelo recessivo. No caso da pele humana, a incapacidade de produzir melanina recebe o nome de albinismo, sendo essa uma característica recessiva. Já a capacidade de produzir melanina é uma característica dominante.

Para representar os genótipos desses indivíduos, podemos usar a letra A maiúscula para o alelo dominante e letra a minúscula para o alelo recessivo. Sendo assim, existem indivíduos homozigotos dominantes (AA), homozigotos recessivos (aa) e heterozigotos (Aa).

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Alelos dominantes e recessivos

Clique aqui e compreenda a diferença entre alelos dominantes e recessivos!

Cromossomos

Conheça as características dos cromossomos, bem como sua classificação de acordo com a posição do centrômero.

Dominância incompleta e codominância

Compreenda a diferença entre dominância incompleta e codominância.

Genótipo e fenótipo

Aprenda a diferença entre genótipo e fenótipo para ampliar seus conhecimentos em Genética e não cometer equívocos sobre o assunto!

Gregor Mendel

Você já ouviu falar sobre Gregor Mendel? Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a vida e as contribuições desse pesquisador.

Primeira Lei de Mendel

Saiba quem foi Mendel e conheça suas descobertas no campo da genética.