Genótipo e fenótipo

Genótipo e fenótipo são dois termos utilizados em Genética que se referem à constituição genética do indivíduo e às suas características mensuráveis, respectivamente.

As características observáveis na mulher seriam o seu fenótipo. Já os genótipos são os conjuntos de seus genes
As características observáveis na mulher seriam o seu fenótipo. Já os genótipos são os conjuntos de seus genes

Para compreender melhor a Genética, é fundamental conhecer alguns importantes conceitos dessa parte da Biologia. Entre eles, podemos citar o fenótipo e o genótipo, dois termos introduzidos pelo pesquisador Wilhelm L. Johannsen (1857-1927).

O que é genótipo?

Quando falamos do genótipo de um indivíduo, referimo-nos à constituição genética dele, ou seja, ao conjunto de genes que cada organismo possui. Esse patrimônio genético é transmitido para os descendentes no momento da reprodução e é por isso que pais e filhos apresentam certa semelhança. Diferentemente do fenótipo, o genótipo não pode ser verificado de maneira simples. Para conhecer o patrimônio genético de um organismo, são necessários experimentos e testes.

O genótipo determina as características de um indivíduo, entretanto, essas características, além de serem influenciadas pelos genes, podem ser alteradas por influências ambientais. Assim sendo, o mesmo genótipo pode ser responsável por diferentes características mensuráveis.

O que é fenótipo?

O fenótipo refere-se às características mensuráveis de um ser vivo, que só são expressadas pelas informações provenientes do DNA do indivíduo. Essas características são também influenciadas pelo meio externo, entretanto, essa influência não é transmitida para as futuras gerações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale frisar que as características fenotípicas não são apenas morfológicas, mas também moleculares e bioquímicas. Assim sendo, nem sempre é possível observar uma característica, mas ela pode ser detectada. Esse é o caso do tipo sanguíneo. Quando dizemos que uma pessoa apresenta sangue do tipo A, estamos falando do seu fenótipo, que não pode ser visualizado, mas somente detectado por meio de experimentos.

Imagine, por exemplo, a cor da pele de um indivíduo. Ao falarmos que essa pessoa é morena, estamos falando do seu fenótipo, uma vez que essa característica visível é determinada pelos genes da pessoa e pela influência do meio. Um exemplo da influência do meio é quando a pele fica bronzeada ao ser exposta ao sol.

Resumindo

Podemos resumir genótipo e fenótipo da seguinte maneira:

Genótipo: Conjunto de genes

Fenótipo: Genótipo + Ambiente

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Cromossomos

Conheça as características dos cromossomos, bem como sua classificação de acordo com a posição do centrômero.

Determinação cromossômica do sexo

Saiba como ocorre a determinação cromossômica do sexo e quais são os sistemas de determinação.

Homozigoto e heterozigoto

Aprenda a diferença entre homozigoto e heterozigoto e amplie seu conhecimento em Genética!

Molécula de DNA

Saiba mais sobre a molécula de DNA, um importante ácido nucleico.

Variabilidade genética

Compreenda o que é variabilidade genética, conheça os fatores que a influenciam, e entenda a relação entre variabilidade genética e evolução.