10 aplicativos para estudar para o Enem

Quase todo mundo hoje em dia possui um smartphone. O acesso à internet é instantâneo e a utilização de diversos aplicativos é extremamente comum e faz parte da rotina de muitos estudantes. Mas quando você está se preparando para uma prova como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diminuir o uso das redes e dos celulares costuma ser uma das primeiras opções na hora de começar a montar um planejamento.

Porém, mesmo sabendo que o celular pode acabar sugando o seu tempo, ele ainda pode te oferecer opções úteis para os seus estudos. Existem aplicativos, os chamados apps, que podem te ajudar a estudar para o Enem e vestibulares. Além disso, eles ainda podem ajudar na organização e planejamento dos seus estudos.

Veja abaixo 10 opções de apps para você estudar para o Enem!

1 - Aplicativo oficial do Enem

O Inep possui um aplicativo oficial para os participantes do Enem, onde podem acessar as principais informações sobre o exame, assim como na Página do Participante. Em 2020 foi lançado dentro do app a opção de simulado. Os participantes podem responder questões do Enem no estilo de um game, no qual o estudante escolhe entre as quatro áreas de conhecimento do Enem e faz questões específicas.

O aplicativo sinaliza se as respostas estão corretas ou não. Há medalhas e níveis de acordo com o desempenho de cada um. Até o momento, estão disponíveis questões do Enem de 2012 e 2013.

Baixe o app (Android | iOS)

2 - Google Classroom

O aplicativo Google Classroom é considerado como uma sala de aula virtual. Costuma ser muito utilizado por professores para ministrar aulas on-line. Dentro do app é possível anexar exercícios, enviar atividades e ainda ter um bate-papo aberto para a turma ou particular com o aluno. Esse aplicativo também permite que o professor avalie o estudante e coloque as notas dos exercícios.

Baixe o app (Android | iOS)

3 - Microsoft Teams

O Microsoft Teams é um aplicativo voltado para equipes, neste caso, muito bom para turmas com professores ou formação de grupos de estudo. Dentro do aplicativo há chat, opções de videoconferências, opções para criar listas de tarefas, calendários e nuvem de armazenamento. É uma ótima opção também para quem quer usá-lo como uma ferramenta de organização dos estudos, criando cronograma, anexando conteúdos entre outras vantagens.

Baixe o app (Android | iOS)

4 – Zoom

O Zoom é uma excelente opção de aplicativo para se conectar com outras pessoas, seja um professor ou algum amigo com que você deseja estudar. No Zoom é possível se conectar por áudio ou vídeo e ainda compartilhar na mesma tela mensagens instantâneas e documentos para facilitar na hora dos estudos.

Baixe o app (Android | iOS)

5 – Instagram

Mesmo sendo conhecido como uma rede social onde as pessoas costumam compartilhar a rotina, temas de moda, esportes e comerciais, o “Insta” é uma ótima ferramenta para os estudantes. Há diversos perfis voltados para a educação, inclusive o do Prepara Enem.

No Instagram também é possível salvar publicações importantes, dividi-las em pastas, e ainda aprender muitas dicas de estudos utilizando hashtags como, por exemplo, a #StudyGram.

Baixe o app (Android | iOS)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6 – Trello

O aplicativo Trello é muito bom para ajudá-lo na sua organização dos estudos. No Trello você pode criar diversos tipos de conteúdo, elaborar listas das suas atividades, compartilhar informações com seus amigos, salvar suas tarefas, arquivar fotos e vídeos e realizar diversas outras funções. É um aplicativo que pode auxiliar tanto no estudo individual quanto no coletivo.

Baixe o app (Android | iOS)

7 – Evernote

O Evernote é um dos melhores aplicativos para salvar documentos. Você pode salvar praticamente de tudo nele e ainda ter acesso por meio dos seus dispositivos em qualquer lugar. No aplicativo podem ser registradas notas digitadas, digitalização de documentos feitos à mão, listas de tarefas, fotos, imagens, páginas da internet e muitos outros.

A partir das tarefas salvas é só organizar da maneira que você quiser para ter acesso na hora de estudar ou revisar um conteúdo. Você também pode compartilhar com outras pessoas e sincronizar entre todos os seus dispositivos como computador e celular.

Baixe o app (Android | iOS)

8 – Spotify

O Spotify é muito popular para quem gosta de escutar músicas, mas uma outra ótima opção que ela oferece são os podcasts. A modalidade tem crescido cada dia mais e há assuntos de todas as áreas.

Os estudantes podem escutar desde aulas de outros idiomas, noticiários e opiniões, além de aulas e comentários sobre livros e filmes. Recomendamos o podcast do Brasil Escola para te ajudar nos estudos para o Enem.

Baixe o app (Android | iOS)

9 - Focus To-Do

O Fucus To-Do é um aplicativo que utiliza de um gerenciador do tempo e auxilia você a otimizar seu tempo de estudos. Ele ajuda a combinar um contador de tempo com um gerenciador de tarefas. 

O app é baseado na famosa técnica Pomodoro e ajuda a motivar o estudante a manter o foco e cumprir suas atividades. Nesse aplicativo o estudante pode adicionar lembretes, atividades e realizar suas tarefas de forma que no fim possa conferir o tempo gasto nas atividades.

Baixe o app (Android | iOS)

10 – YouTube

O tradicional site de vídeos também pode ser utilizado em forma de aplicativo e é uma ótima opção para quem quer assistir videoaulas. A plataforma possui diversos canais com aulas sobre temas variados, dicas e muitos assuntos que podem ajudar na sua preparação. Além disso, dentro dos vídeos são inseridos muitos links pelos produtores que já te direcionam para artigos e textos relacionados ao assunto.

Baixe o app (Android | iOS)

Por: Giullya Franco

Artigos relacionados

Tire suas dúvidas sobre o ProUni

Tire suas dúvidas sobre o ProUni. Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudos em cursos superiores com a nota do Enem.

O que levar e não levar para o Enem

Saiba quais são os documentos e objetos obrigatórios no dia da prova do Enem, além dos itens que são proibidos. Celular é permitido? Descubra!

O que estudar para o Enem?

Saiba o que você precisa estudar para o Enem e as disciplinas que mais caem nas provas em cada disciplina e os possíveis temas da redação.

Como estudar para o Enem pela internet

Saiba como estudar para o Enem pela internet. Você pode ler artigos, fazer exercícios, ver vídeos, ouvir podcasts e mais atividades para mandar bem nas provas.