Como estudar para o Enem pela internet

Fazer seu próprio horário, no local que achar mais confortável, e poder dar um tempo se sentir vontade. Estas são algumas vantagens de estudar para o Enem pela internet. 

Claro que, para conseguir estudar dessa forma, é necessário que você, estudante, tenha disciplina, organização e foco. A internet é uma ótima aliada nos estudos, mas pode tranquilamente se tornar uma vilã quando usada para outros fins.

Para você realmente conseguir estudar para o Enem pela internet, vamos ajudá-lo mostrando seis dicas super efetivas. Boa sorte e bons estudos!

1) Monte seu cronograma de estudos

Existem ferramentas na internet que te ajudam a montar um cronograma de estudos. Mas, antes de montar seu cronograma, o mais indicado é se conhecer melhor e descobrir em qual período do dia você rende mais.

Descobriu? É hora de separar as disciplinas que precisa estudar e em quais horários. Para te ajudar, recomendo as planilhas no formato Excel disponíveis na internet e também o Google Agenda.

Simples e intuitiva, agenda do Google ajuda a montar o seu calendário e cria lembretes. Com essa ferramenta, você também pode trabalhar com cores: usar rosa para biologia e verde para física, por exemplo. 

2) Aproveite os recursos que a internet tem

Você pode usar vários recursos para estudar pela internet. Normalmente, as pessoas que estão estudando para o Enem leem sites que oferecem conteúdo, como o Prepara Enem, e também livros que são disponibilizados on-line ou no formato PDF.

Mas, caso queira ampliar os recursos, saiba que você também pode assistir vídeos, como, por exemplo, no canal no Youtube do nosso parceiro Brasil Escola, ou ouvir podcasts, que estão muito em alta. Então, que tal pegar o fone de ouvido e aproveitar para assimilar o conteúdo abusando dos sentidos da visão e audição?

3) Conheça aplicativos de estudos

Existem diversos aplicativos que podem ser usados para estudar pela internet para o Enem. Confira alguns deles:

Trello

O Trello é um aplicativo no qual você pode organizar seus estudos, trabalhos e projetos. Também é possível fazer quadros e listas. 

Trello
Legenda

Google Keep

O Google Keep é simples e prático de mexer e é usado para fazer anotações nas quais você também pode colocar links de sites, imagens, áudios, etc. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Evernote

O aplicativo também é utilizado para fazer anotações de uma forma organizada. Você pode inserir links, tabelas, gráficos, listas, entre outros recursos.   

4) Faça bastantes exercícios

Na internet você encontra sites que oferecem exercícios e simulados específicos para o Enem. É uma forma de estudar interativa, rápida e divertida também. 

Além disso, ao resolver exercícios e ver o seu resultado, você pode ir medindo como está a sua preparação para o Enem. Uma ideia é sentir a sua evolução: anote quantas questões acertou a cada dia e quanto tempo gastou para respondê-las. 

Outra dica valiosa é você fazer as provas anteriores do Enem. Assim, conhecerá o estilo das questões, geralmente interdisciplinares, ou seja, que cobram uma ou mais disciplinas ao mesmo tempo.

Se você fizer isso, naturalmente na hora da prova do Enem você vai se sentir mais preparado e seguro, pois já treinou bastante e conhece como as questões são cobradas. 

5) Fique bem atualizado

Manter-se atualizado pode te ajudar a resolver questões do Enem e até aumentar o seu repertório sociocultural para a redação. Por isso, a recomendação é que, pelo menos uma vez por dia, acesse os principais portais de notícias e jornais para saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo. 

Quando tiver mais tempo, também vale a pena acessar sites de revistas, que têm artigos ricos e que vão ajudá-lo a fazer análises de temas importantes e que podem, por exemplo, cair na redação do Enem. 

6) Saiba usar as redes sociais

Sim, as redes sociais podem ajudar você, estudante, a se preparar para o Enem pela internet. Claro, como já mencionamos, se você tiver foco e disciplina. 

O Instagram é, hoje, uma das redes sociais mais completas. Veja três dicas para usá-la com foco no Enem:

  • Siga perfis voltados a estudos e ao próprio Enem
  • Assista a vídeos e a lives feitos por professores nos perfis em questão
  • Salve posts com conteúdos interessantes, como mapas mentais e listas 
  • Fique sempre de olho nas hashtags importantes: #enem #estudos #studygram
Por: Silvia Tancredi

Artigos relacionados

10 aplicativos para estudar para o Enem

Veja como utilizar seu celular e escolher os melhores aplicativos para ajudar nos estudos. Entenda como os apps podem ser úteis para sua preparação ao Enem.