Diferença entre Vestibular e Enem

Desde 2009, quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser usado em substituição a processos seletivos de algumas universidades, é comum a confusão entre Vestibular e Enem. Afinal, quais seriam as diferenças básicas entre as duas provas?

Vestibular

Começando com o vestibular, trata-se de um processo seletivo para selecionar novos estudantes para cursos de graduação. Esse processo seletivo pode ser para uma única instituição, como o caso do Vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ou para um conjunto de instituições, como o caso do Vestibular da Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina (Acafe).

Os vestibulares costumam ter um prazo de inscrição maior que do Enem e alguns deles são divididos em duas fases, como o Vestibular da Fuvest, que seleciona estudantes para os cursos da Universidade de São Paulo (USP).

Na primeira fase ou nos vestibulares de fase única, os candidatos geralmente devem responder questões objetivas, de múltipla escolha, referente a conteúdo estudado durante o ensino médio.

Já a segunda etapa, geralmente, possui questões discursivas específicas ao curso escolhido pelo estudante na inscrição. Pode haver nesta fase, dependendo do vestibular, questões discursivas com peso maior conforme for a área do curso concorrido pelo inscrito. Por exemplo, questões discursivas de Biologia podem valer mais para candidatos à Medicina.

A prova de redação também é comum dos vestibulares. Diferente do Enem, cuja redação é sempre dissertativa-argumentativa, as redações de vestibulares podem ter diferentes gêneros, como carta, narração, artigo de opinião e também a dissertação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Enem

O Enem não é um processo seletivo como o vestibular, mas, como o próprio nome diz, um exame aplicado em todo o território nacional como forma de avaliar a educação do país. Portanto, o Enem não possui uma lista de aprovados.

Diferente do Vestibular, para conseguir o ingresso em alguma instituição de ensino superior pelo Enem é preciso se inscrever no Sistema de Seleção Unificado (SiSU), no Programa Universidade para Todos (ProUni), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou algum vestibular que aceite as notas do Exame.

Saiba como estudar em Portugal com a nota do Enem

Um bom desempenho no Enem não garante, por si só, uma vaga em faculdade pública ou particular. Depois do resultado do Enem, o candidato que já tiver concluído o ensino médio precisa se inscrever em um dos programas citados ou em algum vestibular que aceite as notas do Exame.

Assim como acontece nos vestibulares, no Enem os participantes precisam se inscrever em um período específico do ano. No entanto, o prazo para se inscrever no Enem é curto, geralmente durante 12 dias no mês de maio. 

Uma outra diferença é apenas uma edição do Enem é realizada anualmente, enquanto algumas instituições realizam dois ou mais vestibulares ao longo do ano. Quando são realizados dois processos seletivos, geralmente são chamados de Vestibular de Verão e Vestibular de Inverno.

Diferente do que acontece em alguns vestibulares, o Enem possui uma prova para todos os candidatos, a qual é aplicada durante dois domingos consecutivos. Elas são formadas por redação e questões objetivas divididas por áreas de conhecimento. Não há questões discursivas no Enem, exceto a redação.

No primeiro domingo, são aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões de Ciências Humanas e mais a redação dissertativa-argumentativa. No segundo domingo, são mais 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 Questões de Matemática.

Por: Érica Caetano

Artigos relacionados

Diferenças entre Enem Digital e Impresso

Veja como são as provas do Enem na versão digital e impressa. Saiba quais são as diferenças e semelhanças das duas modalidades de provas.

Dúvidas sobre o Fies

Tire suas dúvidas sobre o Fies, programa que usa as notas do Enem para conceder financiamento de mensalidade em faculdades particulares.

Era Vargas no Enem

Acesse o site e veja as principais características da Era Vargas e saiba também como o Enem costuma cobrar esse assunto.

Gêneros literários no Enem

Entenda o que são gêneros literários e saiba como eles são cobrados no Enem. Confira ainda como esse tema foi abordado em exames passados.

Como fazer uma redação nota 1000 no Enem

Descubra dicas para alcançar uma boa nota na redação do Enem, o que envolve bom desempenho nas cinco competências exigidas pelo exame.

10 aplicativos para estudar para o Enem

Veja como utilizar seu celular e escolher os melhores aplicativos para ajudar nos estudos. Entenda como os apps podem ser úteis para sua preparação ao Enem.

O que fazer com a nota do Enem

Entenda por que é tão importante fazer o Enem e saiba como usar as notas do exame para entrar em uma faculdade.