A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi anunciada em 2020. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, quer tornar a prova totalmente digital até 2026.
Enquanto o Enem não se torna totalmente digital, as duas versões de provas serão aplicadas juntas. Mas você sabe qual a diferença do Enem Digital para o Enem Impresso?
Para que você possa ficar por dentro de como são realizadas as duas provas e quais são as suas diferenças, preparamos este conteúdo para esclarecer todas as dúvidas.
DIFERENÇAS
Forma de aplicação
A principal diferença dos exames é a forma de aplicação. As provas do Enem Digital são aplicadas em computadores, enquanto a versão impressa tem a tradicional aplicação das provas físicas, com a resolução em papel e caneta preta.
Datas das provas
No primeiro ano, em 2020, as provas das versões impressa e digital foram aplicadas em datas diferentes. No entanto, em 2021 a aplicação se deu nos mesmos dias, ou seja, os participantes responderam as mesmas questões e receberam o mesmo tema da redação.
Inscrição
As inscrições são feitas no mesmo período e local, ou seja, em maio na Página do Participante. No entanto, o número de vagas para as inscrições da prova digital é limitado e, quando atingido, elas ficam indisponíveis. Para as duas primeiras edições puderam ser recebidas 101.100 inscrições na prova digital.
Só podem participar da prova digital os estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio no ano de aplicação. Neste caso, não há inscrição para treineiros.
As provas digitais também oferecem recursos para os participantes que necessitam de acessibilidade (atendimento especializado no Enem).
Veja também: Como fazer a inscrição no Enem
Questões
Quando o Enem Digital foi criado, o MEC informou que as questões poderiam contar com vídeos, imagens em cores, infográficos e até games. Entretanto, devido à escassez do Banco Nacional de Itens, a única novidade foi imagens coloridas.
Locais de aplicação
As provas do Enem Digital podem ser feitas em todos os estados e no Distrito Federal, mas em um número menor de cidades. No Enem 2021, a aplicação se deu em 110 cidades. O Inep deve aumentar esta quantidade gradativamente até 2026.
SEMELHANÇAS
Formato da prova
As duas provas possuem o mesmo formato, ou seja, a distribuição das áreas de conhecimento e o número de questões são os mesmos. São 180 questões e uma redação, com aplicação dividida em dois domingos.
No primeiro domingo, os participantes têm 5h30 para responder 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e elaborar uma redação. A prova do segundo domingo tem duração de 5h e é composta por 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Redação
Apesar da aplicação da prova digital ser feita no computador, a redação ainda será manuscrita, no mesmo formato da prova impressa. Mas os temas não serão os mesmos, já que as provas são realizadas em dias diferentes.
Mais: Conheça a redação do Enem
Taxa de Inscrição
O valor da taxa de inscrição é o mesmo, de R$ 85, para as duas provas.