24 de maio - Dia do Vestibulando

Você sabia que existe uma data para homenagear os vestibulandos? O Dia do Vestibulando é celebrado em 24 de maio, e a data foi criada como uma forma de homenagear a dedicação dos estudantes que estão se preparando para vestibulares e Enem.

Geralmente a rotina de um vestibulando é bem puxada. Além disso, ele também precisa enfrentar, às vezes, a pressão da família e da escola. Essa dose maior de responsabilidade surge com as mudanças hormonais trazidas pela adolescência. É uma fase difícil!

Leia também: 15 de março - Dia da Escola 

Qual a origem da palavra vestibular?

Vestibulandos são os estudantes que se preparam para entrar na faculdade.
Vestibulandos são os estudantes que se preparam para entrar na faculdade.

A origem da palavra vestibular veio do latim, vestibulum, que quer dizer “entrada”. O uso oficial desse termo foi instituído em 1915, pelo Decreto 11.530|1|, que teve o objetivo de reestabelecer a responsabilidade do Estado e do governo federal como os gestores principais e reguladores de projetos educacionais no Brasil.

Primeiros vestibulares

Os primeiros vestibulares surgiram no início do século XX, quando houve um aumento de candidatos interessados em ingressar nas universidades brasileiras, exigindo a criação de processos seletivos.

Os vestibulares foram legalmente instituídos, em 1911, por meio do então ministro da Justiça e dos Negócios Interiores, Rivadávia da Cunha Corrêa. A intenção do ministro era determinar regras para o ingresso de novos estudantes nas universidades públicas. Antes de 1911, só ingressavam nessas universidades estudantes vindos de colégios tradicionais, como o Dom Pedro II, do Rio de Janeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma das primeiras universidades brasileiras a realizar vestibular foi a Universidade do Rio de Janeiro, criada em 1920, que, mais tarde, veio a ser chamada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nos anos de 1960, as provas para as universidades federais do país eram aplicadas no mesmo dia. Isso impedia os vestibulandos de concorrer a vagas em mais de uma instituição de ensino.

Universidade de São Paulo (USP)

No início da década de 30, foi criada a Universidade de São Paulo (USP), a mais reconhecida instituição de Ensino Superior do Brasil.

Por conta da grande procura pelos cursos da USP, foi preciso criar uma fundação para organizar o seu processo seletivo, quando surgiu, então, a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), em 1976. O primeiro vestibular da Fuvest reuniu 92.461 vestibulandos.

Veja também: 11 de agosto - Dia do Estudante

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Além da USP, existem outras instituições públicas de Ensino Superior no Brasil que possuem uma concorrência elevada. Inúmeros vestibulandos se preparam o ano todo para conseguirem uma tão sonhada vaga em uma dessas universidades.

É o caso da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, que teve sua origem com um movimento popular de moradores da cidade que reivindicavam uma faculdade pública de Medicina na região.

A campanha teve início na década de 1940, e, no ano de 1963, o curso começou a ser ministrado em uma maternidade local. Em 1966, o governo do estado de São Paulo decidiu fundar a Unicamp e oferecer outras graduações para os estudantes da região.

Hoje, a instituição é um centro estratégico para formação de mão de obra nas áreas de tecnologia e ciências naturais.

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)

Depois da criação da UFRJ, criou-se uma outra importante instituição pública de Ensino Superior no Rio de Janeiro. Cobiçada por muitos vestibulandos, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) deu início à sua história em 1950, ainda com o nome de Universidade do Distrito Federal (UDF), instituição fundada em 1935 e extinta em 1939.

Em 1958 e 1961, a UDF foi rebatizada como Universidade do Rio de Janeiro (URJ) e Universidade do Estado da Guanabara (UEG), respectivamente. Foi somente em 1975 que a instituição obteve o seu nome original. É também considerada uma das principais universidades do país.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Em 1998 foi criado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No início, o Enem era utilizado pelo Ministério da Educação como forma de avaliar a qualidade do ensino no país.

A partir de 2009, o exame passou a ser utilizado como critério para ingresso nas instituições de Ensino Superior, tornando-se o maior “vestibular” do país.

Desde então, as provas contam com 180 questões de múltipla escolha sobre Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas, e Linguagens e Códigos, além da redação, sendo aplicadas durante dois domingos.

Realizando as provas do Enem, os vestibulandos podem conseguir uma vaga em universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Também há a possibilidade de fazer o Enem para conseguir bolsa ou financiamento em faculdade privada, com o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Nota

|1| Leia o decreto acessando este link.

Por: Érica Caetano

Artigos relacionados

11 de agosto – Dia do Estudante

Clique e conheça detalhes sobre o Dia do Estudante, uma data comemorativa em homenagem a todos que ocupam essa posição.

15 de Outubro - Dia dos professores

Aprender e educar fazem parte do enorme trabalho de um professor. Venha saber mais sobre o dia dos professores. Clique aqui!

15 de março - Dia da Escola

Veja quando o Dia da Escola é comemorado e descubra como foi feita a escolha dessa data. Conheça a história da escola no Brasil.

8 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização

Clique e acesse este texto para saber mais sobre o Dia Mundial da Alfabetização. Veja quando essa data foi criada e por que se alfabetizar é importante.

Dia Internacional da Educação

Saiba mais sobre o Dia Internacional da Educação, data comemorativa que celebra a importância da educação. Entenda por que ele é comemorado em datas distintas.