Treineiro

É difícil não bater nesta tecla, mas o vestibular pode assustar muita gente. Isto por que envolve sentimentos que muitos jovens jamais tiveram que lidar. Angústia, medo, responsabilidade, decepção, derrota são algumas das emoções por que passam os vestibulandos. Para tentar amenizar tanta tortura psicológica, o vestibular como treineiro pode ser uma opção. Mas, o que é isso?

Os treineiros são aqueles que prestam o vestibular apenas com valor de experiência, sem a responsabilidade de conquistar uma vaga na universidade. Ele serve justamente para que os estudantes tenham uma noção do clima que ronda o vestibular, de como as provas devem ser feitas, quais os “pegas” das provas daquela universidade em específico, definir quanto tempo pode gastar em cada questão, quais os materiais que devem ser levados, qual a roupa mais adequada, qual o lanchinho imprescindível, qual a área mais carente de estudo, ou seja, familiarizar-se com o processo seletivo como um todo e melhorar tudo o que pode enquanto ainda há tempo.

Algumas universidades oferecem, no período da inscrição para o vestibular, uma categoria específica para estes estudantes: a de treineiro. Caso isso não aconteça, o estudante pode fazer a prova do processo seletivo da mesma maneira, mas, mesmo que tenha nota suficiente para ser aprovado em algum curso, não poderá matricular-se na instituição. Algumas das universidades que oferecem a opção de treineiro são a FUVEST, a UFMG, a Unicamp, a UNESP, a Unifesp e a UFSCar.

No entanto, psicólogos advertem que a preocupação em demasia do jovem com o vestibular pode afetar seu desenvolvimento emocional e, portanto, deve ser acompanhado de perto pela família, que deve fazer o máximo para não encher de expectativas a cabeça do adolescente. Quando a expectativa é muito grande, o medo de fracassar também é maior e prestar o vestibular vai deixar de ser um meio de entrar para a universidade e passará a ser a atração principal de seus pesadelos. O bloqueio poderá aumentar, fazendo com que o estudante só pense que não vai passar.

Por esse motivo, a preocupação com o vestibular já no primeiro ano do ensino médio não é aconselhada para adolescentes muito jovens ou imaturos. Esta fase é extremamente importante na formação emocional dos adolescentes e não é bom cobrar-lhes responsabilidades que ainda não são capazes de administrar.

Outro problema relacionado aos treineiros está na interpretação de seus resultados. Caso obtenha um bom resultado no vestibular, o estudante pode achar que já está bom o suficiente e relaxar nos próximos meses. E se o estudante for mal no exame, isto poderá frustrá-lo e pode até fazê-lo desistir de um curso dos seus sonhos por não se sentir capaz de ser aprovado. Uma solução comum adotada por escolas e cursinhos é o simulado, que elabora uma prova com questões de vestibular e ajuda os estudantes a familiarizar-se com o tempo disponível para responder ao exame.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Treinar para o vestibular

Treinar para o vestibular

Por: Marla Rodrigues

Artigos relacionados

Simulados

Simulados, simulado, a importância dos simulados, vantagens e desvantagens do simulado para vestibular, simulado para vestibular, como treinar para o vestibular, provas de simulados, simulados online, download de provas.

Passar no Vestibular

Como usar o ano do vestibular para... passar no vestibular!

2ª fase do vestibular

2ª fase do vestibular, segunda fase do vestibular, segunda etapa do vestibular, 2ª etapa do vestibular, como se preparar, o que estudar, como estudar, o que fazer no dia, dicas para fazer a prova, como ficar tranqüilo, como responder às provas.

Dicas de como se preparar para o dia da prova

Dicas de como se preparar para o dia da prova, saiba quais os pontos importantes para estar bem e fazer uma excelente prova, como se alimentar no dia da prova, saiba como tirar o estresse.

Avaliação Seriada

Conheça algumas vantagens da Avaliação Seriada.