Avaliação Seriada

O vestibular é meio injusto. Isso porque de certa forma, você é obrigado a decidir todo o seu futuro em apenas um dia: o dia da prova de vestibular. Mas e se justamente nesse dia você não está se sentindo bem? E se bater um “branco” ou um “piriri”?

Por isso, a Avaliação Seriada pode ser uma boa para quem não quer arriscar o futuro em apenas um dia de prova. Ela funciona em três etapas, uma ao final de cada ano do ensino médio. E os conteúdos de cada prova são referentes àquele ano que você estudou, portanto, não fica tão “pesado” quanto o vestibular.

Depois de concluídas as três etapas, a universidade faz uma média com todas as suas notas, e as vagas são preenchidas de acordo com essa pontuação. Quem tem as maiores médias tem prioridade na hora de escolher o curso, já que em algumas instituições essa opção só é feita assim, ao término do processo seletivo.

Ah, e tem mais: se você não se sair muito bem em uma das etapas, pode recuperar a nota nas outras duas. Isto é, você tem muito mais chance de se sair bem do que no vestibular tradicional (que não permite falhas). Além disso, você pode acompanhar seu desempenho ano a ano e avaliar quais são as dificuldades que devem ser superadas.

Cada instituição que promove a Avaliação Seriada dá um nome diferente ao processo, que pode ser oferecido de diferentes maneiras. Na UnB (Universidade de Brasília), por exemplo, ela é chamada de Programa de Avaliação Seriada (PAS) e o aluno pode concorrer às vagas na universidade por ela e pelo vestibular tradicional.

Várias universidades aderiram a essa modalidade de ingresso, que tem como principal objetivo amenizar o impacto da passagem do estudante do Ensino Médio para o Ensino Superior.

Boa sorte!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por que fazer o vestibular em um só dia?

Por que fazer o vestibular em um só dia?

Por: Camila Mitye

Artigos relacionados

2ª fase do vestibular

2ª fase do vestibular, segunda fase do vestibular, segunda etapa do vestibular, 2ª etapa do vestibular, como se preparar, o que estudar, como estudar, o que fazer no dia, dicas para fazer a prova, como ficar tranqüilo, como responder às provas.

Simulados

Simulados, simulado, a importância dos simulados, vantagens e desvantagens do simulado para vestibular, simulado para vestibular, como treinar para o vestibular, provas de simulados, simulados online, download de provas.

Treineiro

Vestibular como treineiro, prova como treineiro, treineiro, para que serve, como participar, como faz, instituições que fazem, universidades que fazem.

Passar no Vestibular

Como usar o ano do vestibular para... passar no vestibular!