15 de março - Dia da Escola

Você sabia que existe uma data em que é comemorado o Dia da Escola? Ele é celebrado em 15 de março, data escolhida pelo Congresso Nacional.

No Dia da Escola, é lembrada a importância do local onde crianças e adolescentes passam um bom tempo de suas vidas. Muitas homenagens são feitas na data, com celebração no dia e até durante toda a semana.

Várias atividades são desenvolvidas com o objetivo de conscientizar sobre a importância do aprendizado e da socialização. Entre elas estão recitais de poesias, mostras de dança, apresentações musicais, exposições de desenhos e pinturas com temas relacionados à escola, concursos literários, gincanas, e outros eventos que envolvem pais, alunos e colaboradores da escola, com o intuito de fortalecer e estreitar laços entre eles.

Também fazem parte da comemoração da data homenagens feitas a professores, aos funcionários e aos próprios alunos da escola.

Leia também: 8 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização

Atividades para o Dia da Escola

O Dia da Escola homenageia a importância da escola para a sociedade.
O Dia da Escola homenageia a importância da escola para a sociedade.

Para celebrar a data, muitas atividades podem ser propostas pela escola aos alunos. Confira alguns exemplos:

  • Exposição de pinturas feitas pelos alunos sobre a escola: as pinturas podem retratar o próprio espaço físico da escola, os colegas de sala, as professoras etc.

  • Concurso de redações: os alunos podem fazer textos sobre a importância da escola em suas vidas e para a sociedade.

  • Recital de poesias: os professores podem incentivar os alunos a escreverem e declamarem poesias sobre a escola e o que ela representa para eles.

  • Feiras culturais: uma feira com exposição de trabalhos, maquetes, pinturas e murais sobre o Dia da Escola, aberta para visitação de pais e comunidade.

  • Palestras e mesas redondas: convidar pessoas de diferentes profissões para falar aos alunos sobre a importância da escola em suas formações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Significado de escola

A palavra escola vem do latim, schola, e, antes, do grego, skhole. Em ambas as línguas, as palavras significam uma conferência onde são realizadas conversas criativas e educativas. Em grego, também significa “ócio”, tratando-se do tempo ocioso em que filósofos gregos tinham essas conversas.

A escola é o local que os indivíduos frequentam para ler, escrever, interpretar e inteirar-se sobre as áreas do conhecimento existentes e estudadas durante o ensino básico.

Ela tem um papel muito importante para a construção do caráter e dos valores das pessoas, desde a sua infância até a vida adulta, já que ela é uma instituição social responsável por ensinar as normas sociais, legais e até mesmo de comportamento.

É na escola que a criança faz seus primeiros contatos sociais com membros que não pertencem ao seu grupo familiar. Sendo assim, a grande responsável por proporcionar a socialização entre indivíduos diferentes em seus hábitos, criações, etnias e costumes é a escola.

Ao contrário do que muitos pensam, a educação passada e ensinada na escola não se concentra exclusivamente no trabalho dos professores, mas também em toda a equipe que compõe a instituição.

A relevância do Dia da Escola no calendário é enorme, pois permite que a importância do papel da entidade na formação de cada ser humano não seja esquecida, já que é pelo ensino escolar que as pessoas terão maiores oportunidades no futuro.

Geralmente, os estudos básicos têm duração de 13 anos, sendo formados por Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Leia também: 11 de agosto – Dia do Estudante

A origem das escolas no Brasil

As escolas foram criadas no Brasil com a chegada dos jesuítas. No ano de 1549, no Brasil Colonial, eles vieram para Salvador, com a Companhia de Jesus, liderada pelo padre Manual da Nóbrega.

Por meio das escolas, os jesuítas pretendiam pregar o catolicismo, já que tinham como missão catequizar os índios. Eles ensinavam escrita, leitura, matemática e a doutrina religiosa.

Uma figura simbólica desse período ligada à educação e ao processo da construção das escolas no Brasil foi a do padre José de Anchieta, por ter sido considerado o primeiro professor oficial em território brasileiro.

Contudo, os jesuítas acabaram sendo expulsos do Brasil, em 1759, quando foi fundado o ensino laico, com as aulas régias.

No total, até ser expulsa do país, a Companhia de Jesus criou 25 residências, 36 missões, e 17 colégios e seminários.

A vinda da família real ao Brasil, em 1808, ajudou com que alguns investimentos fossem feitos na área da educação, para que, mais adiante, as primeiras escolas de Ensino Superior fossem criadas. O foco era a preparação acadêmica dos filhos da nobreza e da aristocracia brasileira.

Somente em 1827 é que foi sancionada a primeira lei brasileira que tratava exclusivamente da educação. A lei também foi um marco, já que, por meio dela, garotas poderiam misturar-se aos meninos nas escolas de letras do Estado.

Nessa época não havia ainda uma duração de tempo definida para o ensino primário, mas a lei acabou sendo o princípio de uma nova forma de organizar-se o ensino brasileiro.

A importância da escola na sociedade

A escola é uma instituição social que muito contribui para a formação moral e social do ser humano. Se antes era vista como somente parte de uma etapa da vida que visava à preparação para o mercado de trabalho, hoje a sua atuação vai muito além disso.

Como o pilar principal no que se refere à socialização das pessoas, é por meio dessa instituição que ocorrem ensinamentos muito importantes e que deverão ser utilizados para o resto da vida, como o aprendizado de normas e regras, de valores morais, e de disciplinas, bem como as questões ligadas a autoridades e as interações entre os indivíduos.

A escola é onde a criança encontrará meios de se preparar para realizar seus projetos de vida. É, por isso, que a qualidade de ensino é uma condição necessária e muito importante para a formação tanto intelectual como moral das pessoas.

Conceitos como justiça, respeito e solidariedade deverão ser compreendidos, assimilados e vivenciados por aqueles que frequentam a escola. O intuito é que a entidade consiga, assim, formar cidadãos críticos, capazes de analisar e pensar sobre possibilidades, reconhecer limites e agir nas relações baseados em valores aprendidos e assimilados nela.

Por: Érica Caetano

Artigos relacionados

1º de Maio – Dia do Trabalho

Saiba como o dia 1º de maio tornou-se a data de comemoração referente ao Dia do Trabalho em vários países.

21 de março — Dia Mundial da Poesia

Descubra como surgiu o Dia Mundial da Poesia. Saiba o que se comemora nesse dia. Além disso, veja 10 grandes nomes da poesia que você precisa conhecer.

24 de maio - Dia do Vestibulando

24 de maio é um dia dedicado ao vestibulando. Conheça um pouco sobre esses estudantes e também sobre a história do vestibular e das universidades do Brasil.

25 de julho — Dia Nacional do Escritor

Saiba a origem do Dia Nacional do Escritor e entenda qual é a finalidade desse dia. Veja também os 10 escritores brasileiros que você não pode deixar de conhecer.

6 de maio – Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 6 maio. Leia o texto para saber mais detalhes sobre a criação e importância dessa data.

7 de abril - Dia Nacional do Jornalista

Veja como o Dia Nacional do Jornalista foi criado e entenda a relação histórica para a escolha da data. Conheça também as principais áreas de trabalho do Jornalismo.

Educação

A educação é a ferramenta que possuímos para moldar nossa realidade. Entenda mais aqui!

Exclusão social

A exclusão social é um grande problema em nossa sociedade. Venha saber mais sobre o assunto!

Férias escolares

Confira algumas dicas de como aproveitar as férias escolares!

O que é cultura?

Crenças, valores, costumes, leis, moral e línguas fazem parte da cultura de um indivíduo. Clique e entenda!

Socialização

Saiba mais sobre a socialização, processo determinante para a convivência em sociedade.