7 de abril - Dia Nacional do Jornalista

O Dia Nacional do Jornalista é comemorado em 7 de abril. A data que homenageia esses profissionais da comunicação foi instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Para que a data fosse escolhida, vários critérios históricos foram levados em consideração. Cem anos antes, no dia 7 de abril, Dom Pedro I abdicou de seu trono no Brasil. O imperador foi um dos maiores opositores do jornalista Líbero Badaró, que foi assassinado em 1830, no dia 22 de novembro, por inimigos políticos.

Notando o aumento da violência e intolerância do povo e políticos contrários, Dom Pedro I resolveu abrir mão de seu trono nos meses seguintes à morte do jornalista. Líbero era dono do jornal Observador Constitucional e lutava pela independência do Brasil. Sempre teve clara a ideia de oposição ao império de Dom Pedro I e defendia a liberdade do povo.

Por isso, na data de 7 de abril, que marca a saída de Dom Pedro I do trono brasileiro, foi fundada a ABI, em 1908. Foi a associação que decidiu criar, em 1931, a data para homenagear os profissionais da imprensa.

Veja também: 1º de Maio Dia do Trabalho 

Como a data é celebrada?

Jornalistas buscam as informações oficiais para informar a sociedade.
Jornalistas buscam as informações oficiais para informar a sociedade.

A data é muito utilizada no Brasil como forma de chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pela profissão. Os profissionais da área e sindicatos costumam manifestar a insatisfação com a forma como o profissional é colocado no mercado.

O momento é oportuno para exigir reconhecimento pela profissão e melhores salários, além de alertar a sociedade sobre os perigos da profissão, a censura e a importância do Jornalismo para a sociedade.

Uma das pautas que costumam ser mais debatidas é a de apelo ao Supremo Tribunal Federal (STF), que, em 2009, deixou de exigir o diploma do curso superior em Jornalismo para que a profissão pudesse ser exercida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O curso

A formação em Comunicação Social – Jornalismo é uma graduação que tem duração  média de quatro anos. Nesse período de faculdade, os estudantes têm contato com disciplinas que trazem a parte histórica do curso e aprendem as técnicas para exercer a profissão quando formados.

São estudadas as técnicas para trabalho em televisão, rádio, internet, jornais e assessorias de comunicação. Além disso, durante o período de formação, os futuros jornalistas também aprendem teorias do jornalismo e ética, para poder atuar em uma profissão responsável por informar a sociedade.

Veja também: 15 de março — Dia da Escola

Áreas de atuação

Uma das principais características de quem escolhe o curso de Jornalismo é a habilidade para a comunicação e o interesse pela informação. Diante disso, muitos também têm suas preferências em certos setores e acabam se especializando neles após concluir o curso, como cultura, economia, esporte, tecnologia, educação, política e entretenimento. Veja a seguir os principais trabalhos da área jornalística.

  • Repórter

Os jornalistas que trabalham como repórteres são os mais interessados em buscar histórias para narrar ou informar sobre um fato. Os profissionais têm que ter grande responsabilidade para checar as fontes oficiais e passar a notícia de forma clara para o público. Atuam na televisão, portais impressos e digitais e rádio.

O repórter é o profissional responsável por levar a notícia ao público.
O repórter é o profissional responsável por levar a notícia ao público.
  • Âncora

Os jornalistas que são apresentadores de programas de TV e rádio, também chamados de âncoras, geralmente são os mais conhecidos do público. Os âncoras precisam ter facilidade de falar em público e capacidade de improviso, pois muitos telejornais são ao vivo.

Os apresentadores também podem ser os editores do programa, trabalhando na produção e escolhendo as notícias mais relevantes para o espectador.

  • Assessoria

Muitos jornalistas preferem trabalhar com a imagem de uma empresa, instituição, marca ou pessoa pública. Geralmente os assessores de imprensa têm a missão de ajudar o seu assessorado a interagir com seu público. Também têm a função de levar seus interesses à imprensa e cuidar da imagem em momentos de crise.

  • Fotojornalismo

Unir a informação com a paixão pela imagem também é uma opção para alguns jornalistas. Eles são especialistas em captar imagens que podem entrar para a história, construindo informações por meio das lentes de suas câmeras. No curso de graduação, há a disciplina de fotojornalismo, que ensina as melhores técnicas para quem quer seguir na área.

  • Webjornalismo

Grande parte dos profissionais de Jornalismo atua na área de web, produzindo conteúdos para a internet. Além de técnicas do Jornalismo, o webjornalista também tem um pouco de conhecimento em programação, edição de imagens e otimização de páginas para mecanismos de buscas (Search Engine Optimization — SEO).

Muitas técnicas para a produção de texto digital ainda não são estudadas na faculdade, mas como a área está em constante evolução, há muitos cursos de especialização no mercado.

  • Social media

O crescimento das redes sociais trouxe a necessidade de um profissional especialista em conteúdo para esse meio. O social media ou profissional de mídias sociais alimenta perfis de redes sociais com textos, imagens e vídeos, o que exige domínio de várias técnicas. Esse jornalista também precisa ser ágil e atualizado, para atender a demanda do público pela informação imediata.

Por: Giullya Franco

Artigos relacionados

11 de agosto – Dia do Estudante

Clique e conheça detalhes sobre o Dia do Estudante, uma data comemorativa em homenagem a todos que ocupam essa posição.

15 de Outubro — Dia dos Professores

Aprender e educar fazem parte do enorme trabalho de um professor. Venha saber mais sobre o Dia dos Professores. Clique aqui!

15 de março - Dia da Escola

Veja quando o Dia da Escola é comemorado e descubra como foi feita a escolha dessa data. Conheça a história da escola no Brasil.

1º de Maio – Dia do Trabalho

Saiba como o dia 1º de maio tornou-se a data de comemoração referente ao Dia do Trabalho em vários países.

8 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização

Clique e acesse este texto para saber mais sobre o Dia Mundial da Alfabetização. Veja quando essa data foi criada e por que se alfabetizar é importante.