Liberdade de imprensa

A liberdade de imprensa é um direito constitucional que garante que os cidadãos tenham acesso à informação de relevância, podendo divulgá-la livremente.

Jornais envoltos por uma corrente com cadeado, em referência à falta de liberdade de imprensa.
A liberdade de imprensa é um direito assegurado pela Constituição Federal.

A liberdade de imprensa é um direito que garante à população o acesso à informação, bem como a sua veiculação livremente por algum meio de comunicação. Esse direito garante que os jornalistas tenham acesso a informações importantes, permitindo também que eles a tornem pública sem sofrer perseguições por isso.

O Estado não pode coibir a liberdade de imprensa, devendo atuar sempre para que esse direito seja mantido. Tal liberdade é um direito dado pela Constituição Federal do Brasil, sendo também estabelecida na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Leia também: A perseguição a jornais no contexto da Ditadura Militar no Brasil

Tópicos deste artigo

Resumo sobre liberdade de imprensa

  • É um direito que garante liberdade de acesso à informação e sua divulgação.

  • Com ele, os jornalistas são assegurados de que não sofrerão perseguição por seu trabalho.

  • É um direito dado pela Constituição Federal e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • É fundamental para a manutenção da democracia.

  • O Brasil ainda tem muito a avançar nessa questão.

O que é liberdade de imprensa?

A liberdade de imprensa é um direito básico que deve ser garantido em todo governo democrático. Esse é um direito, muito relacionado com a liberdade de expressão e de informação, que possibilita a liberdade para meios de comunicação, como jornais, veicularem notícias sem sofrer represálias por isso.

Assim, jornalistas podem acessar informações importantes, divulgando-as em jornais (impressos, digitais, ou audiovisuais), ou mesmo fazer denúncias públicas, e o Estado não pode interferir nesse trabalho. É importante mencionar que o Estado deve, na verdade, prezar pela manutenção da liberdade de imprensa, protegendo os jornalistas de grupos que possam tentar silenciá-los.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que diz a Constituição Brasileira sobre a liberdade de imprensa?

A legislação brasileira determina a garantia da liberdade de imprensa, e isso é encontrado no documento mais importante de nosso país, a Constituição Federal. Nela consta, em alguns incisos do artigo 5º, que a liberdade de manifestação do pensamento e de comunicação é uma garantia de todo cidadão.

A Constituição ainda determina que todo jornalista tem direito a manter o sigilo sobre suas fontes. O texto constitucional aprofunda nas questões relativas ao direito da imprensa por meio dos artigos 220 a 224. Um dos destaques faz referência ao fato de que não se pode existir nenhuma lei que interfira no direito de liberdade de pensamento, comunicação e informação jornalística.

Vejamos o que diz o texto constitucional:

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5o, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Podemos perceber que a liberdade de imprensa no Brasil é reafirmada pela proibição da censura em nosso país. Nem autoridades do Estado nem indivíduos da sociedade civil podem censurar os direitos de liberdade de imprensa e informação da população brasileira.

Vale mencionar que, além de constitucional, a liberdade de imprensa é um direito assegurado a todos os seres humanos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. A liberdade de imprensa não é diretamente mencionada nesse documento, mas está presente no 19º artigo, que menciona que todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão, sendo livre para transmitir as informações que quiser por qualquer meio de comunicação.

Leia também: AI-5 e a intensificação da repressão durante a Ditadura Militar no Brasil

Liberdade de imprensa x liberdade de expressão

A liberdade de expressão é o direito de todo indivíduo no Brasil de poder manifestar livremente a sua opinião sobre diversos assuntos sem sofrer nenhum tipo de represália por isso. Enquanto a liberdade de imprensa expressa o direito do indivíduo de ter acesso à informação, a liberdade de expressão estabelece o direito do indivíduo poder manifestar o seu pensamento.

Lembrando que liberdade de imprensa e liberdade de expressão, no entanto, não dão direito a jornalistas ou às pessoas em geral de manifestarem qualquer tipo de opinião. Isso porque as liberdades de expressão e de imprensa não eximem os comunicadores da responsabilidade sobre a informação e a opinião que estão sendo transmitidas. Assim, opiniões preconceituosas e informações falsas não se enquadram nesses direitos.

A liberdade de imprensa é importante?

A liberdade de imprensa é um direito fundamental para a manutenção de uma democracia forte e saudável, e as principais democracias do mundo prezam pelo respeito à liberdade de imprensa. É por meio desse direito básico que a população tem acesso a informações importantes acerca de seu país, podendo usá-las para questionar as ações de um governante.

A liberdade de imprensa e o acesso à informação garantem a manutenção de uma sociedade transparente, reduzindo os níveis de corrupção, por exemplo. Isso porque é somente pela liberdade de imprensa que a população pode ter acesso à informação de que recursos públicos foram mal gastos por um governo, por exemplo.

Portanto, a existência de uma sociedade livre, democrática e correta passa diretamente pela liberdade de imprensa. A inexistência da liberdade de imprensa é uma característica básica de regimes ditatoriais (como o que existiu no Brasil entre 1964 e 1985), e as limitações impostas à circulação das informações e ao trabalho dos jornalistas são entendidas como censura. A censura ocorre exatamente quando não há liberdade de imprensa.

Fontes

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília: Senador Federal, 2016.

LEYSER, Maria Fátima Vaquero Ramalho. Direito à liberdade de imprensa. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_publicacao_divulgacao/doc_gra_doutrina_civel/civel%2032.pdf.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Disponível em: https://www.ohchr.org/sites/default/files/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf, acessado dia 15 de maio de 2023.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. Liberdade de Imprensa x Liberdade de Expressão. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/direito-facil/edicao-semanal/liberdade-de-imprensa-x-liberdade-de-expressao.

MARTINELLI, Gustavo. Os limites e deveres da liberdade de imprensa. Disponível em: https://www.aurum.com.br/blog/liberdade-de-imprensa/.

ALVES, Isabela. Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia? Disponível em: https://www.politize.com.br/importancia-da-liberdade-de-imprensa-para-a-democracia/.

MELLO, Celso. A importância fundamental da liberdade de imprensa. Disponível em: https://direito.usp.br/noticia/e1b52f3319a8-a-importancia-fundamental-da-liberdade-de-imprensa.

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS. Brasil. Disponível em: https://rsf.org/pt-br/pais/brasil.

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS. Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa 2023: os perigos da indústria de conteúdos falsos. Disponível em: https://rsf.org/pt-br/ranking-mundial-de-liberdade-de-imprensa-2023-os-perigos-da-ind%C3%Bastria-de-conte%C3%Bados-falsos?data_type=general&year=2023.  

Por: Daniel Neves Silva

Artigos relacionados

7 de abril - Dia Nacional do Jornalista

Veja como o Dia Nacional do Jornalista foi criado e entenda a relação histórica para a escolha da data. Conheça também as principais áreas de trabalho do Jornalismo.

Constituição de 1988

Encontre aqui tudo o que você precisa saber sobre a Constituição de 1988, conhecida também como Constituição Cidadã. Entenda o contexto histórico do Brasil durante a elaboração dessa Constituição, saiba como foi o processo para elaborá-la e, por fim, veja um breve resumo das conquistas da nova Carta Constitucional.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Acesse o link e saiba o que é Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entenda seu objetivo e veja o que diz esse importante documento.

Democracia

Conheça o conceito de democracia e saiba quais são suas características. Descubra os tipos de democracia que existem e a experiência brasileira.

Direitos Humanos

Clique aqui para entender o que são os Direitos Humanos e como se deu a escrita da Declaração Universal dos Direitos Humanos.