Estrutura e formação das palavras

Dispor de um acervo lexical é importante? Sim, sem dúvida, pois a produção de textos bem elaborados, até mesmo de discursos bem formulados, em se tratando da oralidade, depende, entre outros fatores, de um vocabulário amplo e, sobretudo, aprimorado constantemente.

Tais fatores por si só parecem ainda insuficientes quando o assunto pende para a competência linguística a que nos é atribuída enquanto usuários da língua. Ou seja, mais que possuir, é preciso saber como são formados os vocábulos que integram, que completam todo esse conjunto. Assim, entender tal aspecto significa estar consciente acerca da maneira como se estrutura uma dada palavra, qual o processo dessa estruturação, enfim... 

Em face desses pressupostos, estimado (a) usuário (a), a seção com a qual você se depara tem por finalidade levar até você relevantes informações que, além de contribuir para seu desempenho enquanto usuário, fará você observar algumas questões, expressas em muitas ocorrências, tais como:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

CONHECER /CONHECIMENTO/
RECONHECER/RECONHECIMENTO...

Não somente nesse caso, mas em distintos outros, ocorre que um determinado termo, considerado como intacto, possibilita que novos termos, conhecidos como morfemas, juntem-se a ele formando novas palavras – daí a considerar que o dinamismo que norteia a língua é fator indiscutível.

Assim, sentindo-se situado (a) frente ao que poderá usufruir mediante um conjunto de informações especialmente preparadas para você, que tal conferir um pouco mais de perto?  

Então...só nos resta desejá-lo (a) um excelente estudo!!!

Dar-se a conhecer a estrutura e formação das palavras é fundamental a todo usuário da língua

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos de Estrutura e formação das palavras

Abreviação vocabular

Clique aqui e conheça alguns exemplos de abreviação vocabular.

Apócope

Você sabe o que é apócope? Clique e entenda a relação entre metaplasmos e a evolução das línguas!

Composição

Com a leitura deste artigo você vai estudar a composição de novas palavras, a qual pode ocorrer por meio de justaposição ou aglutinação.

Compreendendo o processo de formação das palavras

Aprimore seu conhecimento no que se refere a este assunto!

Derivação

Com a leitura deste artigo você vai saber tudo sobre a Derivação, um dos processos de formação de palavras da língua portuguesa.

Desinências

Leia este artigo sobre as desinências e amplie seus conhecimentos sobre a estrutura e a formação das palavras da Língua Portuguesa.

Hibridismos

Os hibridismos, ainda que resultantes da composição de elementos pertencentes a outra línguas, fazem parte de nosso idioma. Conheça alguns deles aqui!

Morfemas

Os morfemas são aquelas unidades mínimas de significação capazes de fornecer sentido à palavra que formam. Atenha-se aqui aos traços que os demarcam!

O que é falso prefixo?

Atenha-se às peculiaridades relacionadas a este assunto.

Parassíntese ou derivação prefixal e sufixal?

Você sabe diferenciar a parassíntese da derivação prefixal e sufixal? Aprenda agora!

Prefixo

Aprenda mais sobre o prefixo e sua relação com o radical e descubra como essa unidade mórfica adiciona-lhe outro significado ao formar nova palavra.

Sufixos

Os sufixos representam alguns dos morfemas. Não deixe de conhecer acerca das peculiaridades que os norteiam, clicando, conferindo e apreendendo!

Vogal e consoante de ligação

Leia este artigo sobre as vogais e consoantes de ligação e saiba mais a respeito dos processos de estrutura e formação das palavras.

Vogal temática

Neste artigo você vai encontrar tudo a respeito da Vogal Temática, responsável por ligar o radical às desinências das palavras, formando o tema.