Vogal temática

A vogal temática é responsável por unir o morfema que contém o significado básico da palavra aos elementos terminais indicativos das flexões das palavras, constituindo o tema.

A função da vogal temática é ligar o radical das palavras às desinências. Isso significa que a vogal temática é responsável por unir o morfema que contém o significado básico da palavra aos elementos terminais indicativos das flexões das palavras, constituindo o tema. As únicas classes de palavras que apresentam vogais temáticas são os verbos e os substantivos.

Observe os exemplos:

Cantar (verbo)

Radical: Cant
Vogal temática: a
Afixo: r


 

Cantor (substantivo)

Radical: Cant
Vogal temática: o
Afixo: r

O estudo a respeito dos elementos formadores das palavras, como a vogal temática, é importante para que possamos compreender melhor o significado das palavras da nossa e de outras línguas. É relevante salientar que cada elemento formador das palavras representa uma unidade mínima de significação, chamada de morfema, que pode ser: raiz, radical, tema, afixos (prefixos e sufixos), desinências (nominais e verbais), vogal ou consoante de ligação e vogal temática (nominal e verbal).

Vogal temática nominal

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As vogais temáticas são nominais quando são átonas, ou seja, quando sua pronúncia é fraca, e também quando estão no final das palavras. As vogais temáticas nominais unem-se à desinência indicadora de plural do substantivo.

Observe os exemplos:

  • canoa-s

  • passadeira-s

  • sabonete-s

Como você pôde observar, esses substantivos não sofrem flexão de gênero (masculino e feminino) e, dessa forma, não devemos considerar essas terminações como sendo desinências.

É relevante destacar que palavras terminadas em vogais tônicas (pronunciadas de maneira mais forte), como 'cará', 'jiló' e 'boné', não apresentam vogal temática.

→ Vogal temática verbal

As vogais -a, -e, -i tematizam as terminações das conjugações verbais -ar, -er, -ir.

Observe os exemplos:

Verbos da primeira conjugação

  • alimentar

  • estudar

  • andar

Verbos da segunda conjugação

  • descer

  • sofrer

  • viver

Verbos da terceira conjugação

  • pedir

  • ouvir

  • definir

A vogal temática liga o radical às desinências das palavras, formando o tema

A vogal temática liga o radical às desinências das palavras, formando o tema

Por: Luciana Kuchenbecker Araújo

Artigos relacionados

Composição

Com a leitura deste artigo você vai estudar a composição de novas palavras, a qual pode ocorrer por meio de justaposição ou aglutinação.

Compreendendo o processo de formação das palavras

Aprimore seu conhecimento no que se refere a este assunto!

De olho nas conjugações verbais

É importante sempre estar de olho nas conjugações verbais. Por isso, não deixe de conferir algumas dicas!

Derivação

Com a leitura deste artigo você vai saber tudo sobre a Derivação, um dos processos de formação de palavras da língua portuguesa.

Morfemas

Os morfemas são aquelas unidades mínimas de significação capazes de fornecer sentido à palavra que formam. Atenha-se aqui aos traços que os demarcam!