O que comer no Enem

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são extensas, cansativas e têm uma longa duração. Por isso, os participantes também precisam lembrar de preparar um pequeno lanche para comer enquanto estiver fazendo o exame, já que ficar com fome pode ser prejudicial para o raciocínio, para o corpo e até mesmo para o desempenho na prova.

A alimentação é mais um dos fatores de extrema importância para que o estudante possa ter um bom desempenho no Enem, no entanto, optar por comidas saudáveis é sempre a melhor escolha, já que elas proporcionam saúde e bem-estar para todas as pessoas.

Por isso, para ajudar quem vai participar das provas do Enem, preparamos algumas sugestões de alimentações para os momentos que antecedem a prova e, também, opções de lanches simples para você levar para o dia do exame. Confira as sugestões:

Tópicos deste artigo

O que comer antes das provas

  • Sábado (dia que antecede a prova)

Jantar: Tente se alimentar um pouco mais cedo, algumas horas antes de dormir, para que possa ter um sono tranquilo e uma boa digestão. O recomendado é que a comida seja mais leve para garantir o bem estar no dia seguinte.

Alimentos com nutrientes como ferro, ácido fólico e vitaminas antioxidantes (A, C, E) possuem efeitos neuroprotetores e melhoram o desempenho intelectual.

Exemplo de alimentos para o jantar: Arroz, feijão, leguminosas como ervilha, lentilha ou grão de bico). Vegetais verde-escuros como a couve, brócolis e espinafre são muito indicados, assim como a cenoura, tomate e abobrinha são boas opções de consumo.

Optar por uma alimentação mais leve e saudável é a melhor opção antes da prova.
  • Domingo (dia da prova)

Dependo da localidade da sua casa para o seu local de prova, pode ser que você consiga apenas fazer uma refeição, o café da manhã, já que vai sair bem mais cedo para chegar com tranquilidade. Em outros casos, alguns estudantes ainda conseguem almoçar em casa, mesmo que seja um pouco mais cedo que o horário comum, por isso, veja as sugestões para as duas refeições:

Café da manhã: Se você já é acostumado a tomar o café, tome o normalmente. Caso contrário não é aconselhado, levando em consideração que as substâncias presentes no café podem causar efeitos colaterais, como a dor de cabeça. Pense sempre em alimentos que o ajudam a se manter mais concentrado e que mantenham o intestino em funcionamento regular.

Opções de alimentos para o café da manhã: Ingerir frutas ricas e nutrientes. Alimentos integrais também são indicados, já que possuem uma boa quantidade de fibras para fornecer energia ao estudante. Podem optar por uma fatia de pão integral com geleia de frutas, uma fruta e algum tipo de suco natural.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Almoço: A refeição também deve ser mais leve e é indicado que ela seja feita em casa, tanto para evitar comer coisas diferentes do costume, quanto para ter um momento pré-prova mais tranquilo.

Exemplos de alimentos para o almoço: Consuma carboidratos de baixo índice glicêmico, que levam mais tempo para serem digeridos e ajudam manter energia até a hora da prova, além de auxiliar na concentração e memória. Cenoura, brócolis, alface, tomate, batata doce e arroz integral são exemplos de alimentos bons para o almoço.

O que comer durante a prova

Muitos estudantes ficam em dúvida sobre o que levar para comer no período de prova, até porque, também preciso lembrar que existem regras e algumas embalagens não podem entrar no ambiente de prova.

Antes de preparar o seu lanche lembre-se de colocá-lo em um recipiente transparente e sem rótulo. Saiba também que o fiscal poderá solicitar para fiscalizar tudo o que você levar.

Leve seu lanche em um recipiente transparente para não ter transtornos na hora da prova.

Você não precisa levar uma refeição “grande”, até mesmo para não se desconcentrar. Opte por alimentos que sejam fáceis de levar, não provoquem sujeiras e que possam te deixar satisfeito durante o período. Vamos conferir as sugestões:

- Preparar um pote com frutas, mix de nozes e castanhas;
- Levar um sanduíche natural, com pão integral, patê e vegetais;
- Biscoitos mais leves, com sementes como gergelim também ajudam a evitar que você sinta fome;
- Não esqueça de levar água para a prova. Manter a hidratação também ajuda a se sentir melhor e tem um bom desempenho na prova. 

Evite!

Apesar de ser muito comum ver estudantes levando doces, balas e chocolates para os dias de prova é importante se alertar sobre o consumo excessivo desse tipo de alimento. Como eles possuem uma grande quantidade de açúcares podem ser prejudiciais no nível de glicemia do corpo. Com isso, o participante pode ter fadigas e até redução do nível de concentração, o que atrapalha muito na hora da prova. 

Não tente comer coisas “novas”, que seu corpo ainda não está habituado. Muitas vezes a ansiedade que o estudante passa nos dias de prova afetam o sistema gastrointestinal e podem até levar a uma incômoda dor de barriga.

No caso, evitar alimentos gordurosos, frituras, açúcares, leites e derivados podem ajudar a conter o risco desse tipo de situação.

Por: Giullya Franco