Como estudar Literatura para o Enem

Muitos candidatos, por não se planejarem adequadamente, perdem muito tempo e quase sempre obtêm resultados insatisfatórios ao estudarem literatura para o Enem. Para evitar isso, nada melhor do que saber como estudar, como se estrutura a prova, qual o estilo geral das questões, que fontes utilizar para estudo, e como avaliar o aprendizado do que foi estudado.

Leia também: Dicas de literatura para o Enem

Em que parte da prova do Enem cobra-se literatura?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composto por 180 questões objetivas, sendo 45 delas da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. É nessa área que aparecem as questões de literatura, assim como os conteúdos de:

  • Língua portuguesa (gramática e interpretação de texto)
  • Língua estrangeira (inglês ou espanhol)
  • Artes
  • Educação física
  • Tecnologias da informação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é cobrado em literatura no Enem?

As questões de literatura cobradas no Enem requerem dos candidatos as seguintes competências e habilidades:

  • Estabelecer relações entre produção literária e processo social;
  • Reconhecer as diferentes concepções artísticas bem como os procedimentos de construção e de recepção de textos literários de variados gêneros;
  • Compreender os processos de formação literária e de formação nacional;
  • Estabelecer relações entre o polo cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;
  • Reconhecer elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira;
  • Perceber as associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas;
  • Saber sobre as peculiaridades da representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário;
  • Estabelecer relações entre literatura, outras artes e outros saberes. 
Saber como se organiza a prova do Enem é um importante passo para dinamizar o estudo.
Saber como se organiza a prova do Enem é um importante passo para dinamizar o estudo.

Como se caracterizam as questões de literatura do Enem?

As questões do Enem são de múltipla escolha, sempre com cinco opções, de letra “a” à letra “e”. Em relação às questões de literatura, um traço marcante e recorrente é a presença de textos antes do enunciado. Assim, se a questão aborda, por exemplo, um conteúdo relacionado ao parnasianismo, esse será ilustrado por um poema ou outro texto. Portanto, a principal marca do Enem, não só em relação à literatura, mas a todas as áreas de conhecimento, é a presença do texto, de variados gêneros, como ponto de partida.

Eu foco em quais conteúdos de literatura?

Veja também: Temas de literatura que mais caem no Enem

Como eu estudo literatura para o Enem?

Além dos tradicionais livros didáticos de literatura ou de língua portuguesa, os quais constituem uma importante fonte de estudo, há outros meios para estudar e revisar os conteúdos de literatura para a prova do Enem. Conheça alguns:

Como avalio meus conhecimentos para saber se estou preparado?

Depois de pôr em prática nossas dicas de estudo, é importante você avaliar seus conhecimentos. Isso pode ser feito por meio da resolução de listas de exercícios, com questões objetivas, sobre o conteúdo estudado.

Por: Leandro Guimarães

Artigos de Como estudar Literatura para o Enem

Dicas de literatura para o Enem

Conheça dicas para sair-se bem nas questões de literatura do Enem. Saiba como são estruturados os enunciados e as alternativas dessas questões.

Escolas literárias no Enem

Veja como as escolas literárias são cobradas no Enem. Saiba o que são as escolas literárias. Leia nossos comentários sobre algumas questões.

Gêneros literários no Enem

Entenda o que são gêneros literários e saiba como eles são cobrados no Enem. Confira ainda como esse tema foi abordado em exames passados.

Temas de literatura que mais caem no Enem

Clique aqui e conheça quais temas de literatura mais caem no Enem, de que forma são cobrados, e prepare-se para obter sucesso nessa avaliação.