Dicas de literatura para o Enem

Composto por 180 questões objetivas, com opções da alternativa “a” à “e”, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobra 45 questões da grande área intitulada Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, parte da prova em que, além de literatura, há a averiguação do conhecimento do candidato sobre conteúdos de língua portuguesa (gramática e interpretação de texto), língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, e tecnologias da informação.

Leia também: Como estudar literatura para o Enem?

Como são estruturadas as questões do Enem?

As questões de múltipla escolha do Enem são compostas por cinco alternativas. Entretanto, ao contrário do que muitos imaginam, a disposição dessas alternativas não é aleatória, pois segue uma lógica organizacional específica, o que constitui uma política editorial da banca de elaboração.   

Primeiramente, é importante mencionar que a opção correta, em uma questão de cinco alternativas, é chamada de gabarito, enquanto as outras quatro são chamadas de distratores.

Esses distratores, no entanto, não são alternativas totalmente erradas. É comum alguns deles serem plausíveis em relação a algum aspecto do enunciado ou do conteúdo cobrado, porém não são corretos para o que, de fato, o enunciado questiona.

Além da presença dessas alternativas que parecem corretas, mas não correspondem ao que solicita o enunciado, alguns distratores contêm respostas com os erros que mais costumam ser cometidos pelos alunos quando se trabalha determinado conteúdo, por exemplo: ao analisar-se um poema, é muito comum a confusão entre eu lírico e o autor, o que resulta na análise precipitada de que o que é expresso no poema foi vivenciado biograficamente pelo escritor, o que não necessariamente é correto, já que a própria categoria “eu lírico” pode ser uma criação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, fique atento aos distratores, ou seja, tanto às alternativas que parecem corretas, mas não respondem ao que pede o enunciado, quanto àquelas alternativas que expressam afirmações clichês e equivocadas sobre o tema.

Saber como se organiza a prova do Enem é um importante passo para dinamizar o estudo. [1]
Saber como se organiza a prova do Enem é um importante passo para dinamizar o estudo. [1]

Como são estruturadas as questões de literatura do Enem?

As questões de literatura do Enem, que correspondem a uma média de sete questões das 45 que compõem a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, apresentam enunciados que são antecedidos por textos de variados gêneros. Assim, uma questão sobre algum movimento literário, como o romantismo, pode ter como elemento de contextualização do enunciado um poema, um trecho de conto, romance ou texto teatral de algum escritor representativo desse movimento.

Além disso, há algumas questões que trazem trechos de textos teóricos sobre o aspecto literário a ser averiguado na questão. Portanto, sempre espere questões com algum texto como contextualização. Não há questões “secas” que cobrem somente nomenclaturas, definições, datas, nomes de autores etc.

Relação entre literatura e outras artes

É muito comum que haja, na prova do Enem, questões em que o conteúdo de literatura está posto em relação a outros conteúdos, como:

  • artes;
  • história;
  • interpretação textual;
  • gramática.

Veja também: Temas de literatura que mais caem no Enem

Onde encontrar conteúdo de literatura para estudar?

Na internet há muitos canais que disponibilizam conteúdos de literatura que podem ser acessados gratuitamente. Conheça alguns:

Dicas gerais para sair-se bem nas questões de literatura no Enem

  • Leia com atenção os textos que servem para contextualizar o enunciado da questão; Leia com atenção o enunciado procurando associá-lo ao texto que serve de base a ele;
  • Leia todas as alternativas procurando eliminar aquelas que não se conectam ao enunciado e ao texto;
  • Se você ficar em dúvida entre duas questões, que parecem corretas, saiba que às vezes elas constituem sim afirmações verdadeiras, porém só uma delas corresponde ao que se pede no enunciado.

Crédito da imagem

[1] Brenda Rocha / Shutterstock

Por: Leandro Guimarães

Artigos relacionados

Gêneros literários no Enem

Entenda o que são gêneros literários e saiba como eles são cobrados no Enem. Confira ainda como esse tema foi abordado em exames passados.

Escolas literárias no Enem

Veja como as escolas literárias são cobradas no Enem. Saiba o que são as escolas literárias. Leia nossos comentários sobre algumas questões.