SiSU 2021/1: resultado já pode ser conferido

Lista de Espera também está com inscrições abertas até 23 de abril.

Por: Lorraine Vilela
16/04/2021 09h40 , atualizado em 16/04/2021 09h57

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 16 de abril. 

Confira o resultado do SiSU 2021/1

Os candidatos que foram aprovados em uma das opções de curso devem se matricular de 19 a 23 de abril para que não percam a vaga. A documentação para cada modalidade de concorrência pode ser conferida no próprio site do SiSU, mas as instituições têm a liberdade de solicitar cadastros específicos em suas páginas, por isso, é importante verificar o que a sua exige. 

Por conta da pandemia de Covid-19, algumas instituições de ensino aceitarão as matrículas de forma virtual. A informação deve ser conferida nos sites de cada universidade, instituto ou centro educacional participante do SiSU. 

Lista de Espera

Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas opções de curso podem manifestar interesse pela lista de espera do SiSU 2021/1 até 23 de abril. O inscrito deve acessar o site do SiSU, fazer seu login e escolher para qual das graduações em que se inscreveu no prazo regular desejará concorrer às vagas que restarem. 

A relação dos candidatos participantes da lista de espera é repassada para as instituições de ensino e fica a cargo delas a realização das chamadas seguintes do SiSU 2021/1, conforme a disponibilidade de vagas e em seus calendários acadêmicos. 

Tópicos deste artigo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como foi o SiSU 2021/1?

Diferente dos anos anteriores, o SiSU 2021/1 não foi realizado no início do ano. Por causa da pandemia, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 sofreu atraso em suas provas e só foi aplicado em janeiro, já suas notas foram divulgadas em 29 de março. Com isso, a seleção unificada foi realizada em abril. 

Inicialmente, o MEC havia definido que as inscrições do SiSU 2021/1 fossem realizadas de 6 a 9 de abril. No último dia, o Ministério anunciou a prorrogação do prazo até quarta-feira passada, 14 de abril, o que fez com que a divulgação do resultado passasse de 13/04 para esta sexta-feira (16). 

O SiSU 2021/1 teve oferta de 206.609 vagas em 5.571 cursos superiores, oportunidades oferecidas por 109 instituições públicas e que contemplam graduações presenciais e a distância (EaD). 

As instituições federais tiveram que, obrigatoriamente, oferecer pelo menos 50% de suas oportunidades ao Sistema de Cotas, reserva destinada aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência). 

As demais instituições (estaduais ou municipais) puderam definir o uso das cotas para escolas públicas, seguindo o modelo federal, ou definir suas próprias ações afirmativas, não havendo percentual mínimo obrigatório para inclusão. 

Artigos relacionados

Enem 2020: resultado está disponível para consulta

O resultado do Enem 2020 já pode ser conferido. As notas estão disponíveis na Página do Participante, pela internet.

Estão abertas as inscrições para o SiSU 2021/1

Os estudantes que fizeram as provas do Enem 2020 já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1.

Inscrições do SiSU 2021/2 estão abertas

O MEC deu início nesta terça-feira, 03 de agosto, ao prazo de inscrições para a segunda edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Aqueles que queiram participar podem se inscrever até sexta-feira, 06 de agosto. 

MEC disponibiliza editais do SiSU, ProUni e Fies do 2º semestre de 2021

O MEC já disponibilizou os editais com as datas e demais informações da segunda edição de 2021 do SiSU, do ProUni  e do Fies.

Qual a diferença entre Enem e SiSU?

Saiba quais as diferenças entre o Enem e o SiSU, qual a função de cada um e como participar. Tire suas dúvidas sobre o Enem e o SiSU.

Veja quando serão as edições do SiSU, ProUni e Fies do primeiro semestre de 2021

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os cronogramas das edições do primeiro semestre de 2021 do SiSU, ProUni e Fies.