Enem 2020: resultado está disponível para consulta

Pontuação pode ser vista na Página do Participante. Treineiros poderão acessar notas somente em maio.

Por: Lorraine Vilela
30/03/2021 08h29 , atualizado em 30/03/2021 08h46

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já está disponível para consulta. As notas podem ser conferidas na Página do Participante. 

Confira o resultado do Enem 2020

As notas divulgadas são referentes aos participantes que já concluíram o ensino médio. Os estudantes das demais séries, conhecidos como treineiros, terão acesso ao resultado apenas em maio. 

De acordo com o Inep, somente 28 participantes tiraram nota mil na redação do Enem 2020. Enquanto isso, quase 90 mil zeraram a prova. 

Tópicos deste artigo

Como faço para consultar o resultado?

1- Acesse a Página do Participante. No site, a personagem Nanda apresentará para você a opção "Entrar com gov.br". Clique no ícone para ser redirecionado para o login único do Governo Federal. 

2- Na página gov.br, informe seu CPF e clique em "avançar". 

3- Na página seguinte, preencha o campo de sua senha de acesso. Feito isso, você será redirecionado (a) para a Página do Participante para que possa conferir o resultado do Enem 2020!

Esqueci minha senha, o que faço?

A recuperação de senha é feita também pelo gov.br. Confira o passo a passo abaixo:

1- Quando você tiver informado o CPF em gov.br e clicado em avançar, haverá o campo de colocar a senha. Então, clique em "Esqueci minha senha".

2 - A página de recuperação de senha será aberta, local em que você deverá marcar a opção "Não sou um robô" e clicar em avançar.

3 - Em seguida, o site dará algumas opções para que uma nova senha seja gerada:

  • Validação facial no aplicativo Meu gov.br: para usuários que tenham título de eleitor ou CNH
  • Bancos credenciados: autenticação de seu banco
  • E-mail: envio de código de acesso para o e-mail cadastrado
  • Celular: envio de código de acesso para o seu celular cadastrado
  • Internet Banking: um passo-a-passo de recuperação próprio pelo internet banking.

Onde usar a nota do Enem?

O Enem se tornou forma de ingresso na maior parte das instituições de ensino superior. Suas notas são utilizadas em vestibulares, plataformas de seleção, programas de bolsas de estudos e financiamentos estudantis. Confira!

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1 utilizará o Enem 2020 como forma de ingresso para mais de 209 mil vagas em instituições de ensino superior públicas. 

Veja também: Como calcular a média do Enem

As inscrições do SiSU 2021/1 serão realizadas de 6 a 9 de abril, já o resultado sairá no dia 13 seguinte. O Sistema de Seleção Unificada também terá uma edição no segundo semestre, outra oportunidade para o estudante utilizar a nota do Enem 2020.

ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) utiliza o Enem para conceder bolsas de estudos de 100% e 50% em cursos de graduação. É necessário ter média de 450 pontos e não ter zerado a redação, além de atender a critérios de renda e escolaridade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ProUni do primeiro semestre já foi realizada, mas a edição do segundo semestre abrirá inscrições logo após o SiSU, em abril, e aceitará notas do Enem 2020. 

Fies 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa seleciona estudantes pelo Enem para conceder financiamentos em cursos superiores. Os candidatos podem utilizar as notas do exame a partir de 2010, sendo necessário média de 450 pontos e pontuação acima de zero na redação, além de atender a critérios de renda. 

A edição do primeiro semestre foi realizada no início deste ano, mas os participantes poderão se inscrever com o Enem 2020 na segunda edição do Fies 2021 logo após o ProUni. 

Vestibulares

Diversas instituições de ensino adotam o Enem em substituição ao vestibular. Há, ainda, quem junte as provas de seus processos seletivos com o exame, como é o caso do Vestibular Misto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

A persistência da pandemia de Covid-19 dificulta a aplicação de provas presenciais e, com isso, muitas instituições estão aderindo (mesmo que temporariamente) ao Enem como seleção. 

Estudar em Portugal

Mais de 50 instituições de ensino de Portugal aceitam o Enem como forma de ingresso para brasileiros. O acordo com o Inep não foi feito para bolsas de estudos, ou seja, os custos são todos pagos pelos estudantes. 

Como foi o Enem 2020

O Enem 2020 foi realizado após adiamento causado pela pandemia de Covid-19. Apesar da enquete realizada com estudantes ter como resultado o mês de maio como data desejada, as provas impressas foram marcadas para 17 e 24 de janeiro e o Enem Digital foi realizado em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Independente do modelo do exame, o Enem continuou com o mesmo formato:

  • 1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 de Ciências Humanas + Redação
  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 de Matemática

Veja as provas e gabaritos do Enem

O Enem 2020 teve a maior abstenção da história do exame. Dos mais de 5,5 milhões inscritos para as provas impressas, quase 2,9 milhões faltaram ao primeiro e 3 milhões no segundo. 

O Enem Digital também estreou com abstenção alta. O exame registrou abstenção de 71,3% dos mais de 93 mil participantes. 

A reaplicação do Enem foi realizada em 23 e 24 de fevereiro. Participaram das provas todos os inscritos no Amazonas, já que não tiveram a aplicação regular por causa das medidas de restrição da pandemia, assim como os alunos de Espigão D"Oeste e Rolim de Moura, em Rondônia; demais participantes que foram impedidos de fazer o exame por problemas logísticos e pessoas que tiveram Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas. 

Artigos relacionados

Correção Enem 2020

Acompanhe nos dias 17 e 24 de janeiro a correção comentada das provas impressas do Enem 2020. A resolução será feita pelos professores do Poliedro Educação.

Gabarito do Enem 2020 está disponível para consulta

O Inep liberou os gabaritos do Enem 2020 (modalidade impressa) nesta quarta-feira, 27 de janeiro. Provas foram aplicadas em 17 e 24/01.

ProUni

ProUni, Programa Universidade Para Todos, o que é o ProUni, bolsas universitárias, como conseguir uma bolsa do ProUni, quem pode tentar uma bolsa do ProUni.

Qual a diferença entre Enem e SiSU?

Saiba quais as diferenças entre o Enem e o SiSU, qual a função de cada um e como participar. Tire suas dúvidas sobre o Enem e o SiSU.

SiSU 2021/1: resultado já pode ser conferido

O MEC divulgou hoje (14) o resultado o SiSU 2021/1. Lista de Espera também está com inscrições abertas até 23 de abril.

Tire suas dúvidas sobre o ProUni

Tire suas dúvidas sobre o ProUni. Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudos em cursos superiores com a nota do Enem.