Enem 2020: cartão com locais de prova já pode ser consultado

Inep liberou os lugares em que as provas impressas. Os cartões do Enem Digital sairão em 15 de janeiro.

Por: Lorraine Vilela
05/01/2021 09h37 , atualizado em 05/01/2021 12h21

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi liberado para consulta nesta terça-feira, 5 de janeiro. Foram divulgados os locais de prova somente da versão impressa, os inscritos no Enem Digital terão que aguardar até 15 de janeiro.

Confira seu local de prova do Enem

O cartão traz informações como locais de prova (instituição de ensino, bloco e sala); número de inscrição no Enem 2020; opção de língua estrangeira e atendimento especializado (quando solicitado). Além disso, o documento tem as informações referentes à higienização das salas de prova, obrigatoriedade do uso de máscara, necessidade de levar garrafa de água e sugestão para que o estudante esteja com seu próprio recipiente de álcool gel. 

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

O Enem impresso será realizado em 17 e 24 de janeiro, já a versão digital será aplicada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, a expectativa é de 5,7 milhões de participantes. 

Conheça o Enem Digital

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. Os participantes farão as provas a partir das 13h30, sendo o primeiro domingo até 19h30 e o segunto terminando às 18h30. O horário é o de Brasília (DF). 

Tópicos deste artigo

O que levar para o Enem 2020?

O uso do cartão do Enem não é obrigatório nos dias de prova, mas o Inep recomenda que ele seja levado para auxiliar na localização dos locais do exame. 

Alguns itens são obrigatórios para a realização das provas. Veja:

  • Máscara que cubra nariz e boca
  • Documento de identificação original com foto
  • Caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente)

Leve garrafa de água para consumo durante a prova. O Enem é um exame longo e a hidratação é muito importante para o participante. Por causa da Covid-19, o uso de bebedouros costuma ser vetado para diminuir as chances de contaminação. 

Alimentos também podem ser levados. No entanto, é necessário autorizar a revista caso seja solicitada pelo fiscal. Dê preferência para comidas leves como castanhas, chocolates com maior percentual de cacau e barras de cereais. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Pode levar celular?

O uso do celular no local de prova é proibido, mas é possível levar o aparelho e guardá-lo desligado em uma embalagem fornecida pelo fiscal de sala. O saquinho deverá ser lacrado e colocado embaixo da cadeira em que o participante estiver. 

O Inep não se responsabiliza pela segurança do celular. Caso o aparelho faça qualquer som, o participante será eliminado do Enem 2020. 

Segurança e higienização

A pandemia gerou mudanças na forma como o Enem será aplicado. Haverá a obrigatoriedade do uso da máscara que cubra nariz e boca, a higienização das mãos com álcool gel em diferentes momentos (como entrada e saída de banheiros), distanciamento social e aumento do número de salas de prova para diminuir a aglomeração. 

Pessoas que sejam do grupo de risco ficarão em salas especiais, locais com o máximo de 12 participantes. São considerados do grupo: gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas. 

Quem estiver com Covid-19 ou alguma doença infectocontagiosa poderá solicitar a aplicação do Enem 2020 em outra data. 

Para evitar fraudes, haveráo já tradicional uso do detector de metais. Procedimentos de identificação podem ser realizados ao longo do exame, não só na entrada das salas de prova. 

Como será o Enem 2020?

O Enem 2020 terá 180 questões objetivas divididas igualmente entre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação. 

  • 1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos + Redação + 45 perguntas de Ciências Humanas
  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 perguntas de Matemática

O gabarito do Enem impresso está previsto para 27 de janeiro, já o da versão digital é aguardado para 10 de fevereiro. 

O resultado do Enem 2020 deve sair em março de 2021. Suas notas serão aceitas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1, mas não serão usadas no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021/1 e nem no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1.

Mais informações no site do Inep

Artigos relacionados

Coerência textual na redação do Enem

Compreenda o que é a coerência textual, quais são os seus mecanismos, sua importância e como ela se relaciona com a coesão textual.

Como será o 2º dia de provas do Enem 2020

O Enem 2020 entrará em seu segundo dia no domingo (24). Serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Enem 2020 começa no domingo (17): saiba o que fazer e levar para o exame

O Enem 2020 se aproxima, as provas começarão no domingo (17/01) e seguirão em 24 de janeiro. Veja o que fazer e o que levar para o exame.

PrePara Enem terá correção ao vivo do Enem 2020 com resolução do Poliedro

Estudantes poderão acompanhar a correção logo depois das provas. Gabarito definitivo do Enem será divulgado apenas no dia 27 de janeiro.

Qual a diferença entre Enem e SiSU?

Saiba quais as diferenças entre o Enem e o SiSU, qual a função de cada um e como participar. Tire suas dúvidas sobre o Enem e o SiSU.