Enem 2020 começa no domingo (17): saiba o que fazer e levar para o exame

Portões serão abertos às 11h30 e fechados às 13h, já as provas serão aplicadas às 13h30.

Por: Lorraine Vilela
15/01/2021 10h26 , atualizado em 15/01/2021 10h43

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começará neste domingo, 17 de novembro, e suas provas continuarão no dia 24 seguinte. São esperados mais de 5,7 milhões de participantes. 

Confira seu local de prova do Enem 2020

Depois de um ano atípico e conturbado na preparação para o Enem, os momentos restantes antes das provas são bons para revisar o conteúdo e destinar um tempo para descansar, tentar relaxar e separar o que for preciso para o exame. 

Tópicos deste artigo

O que levar para o Enem 2020

Separe os itens obrigatórios para o Enem com antecedência. Veja o que é necessário levar:

  • Documento de identificação original com foto 
  • Caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente)
  • Máscaras que cubram nariz e boca

O cartão do Enem não é obrigatório, mas o Inep recomenda que o participante esteja com ele para facilitar sua localização e evitar atrasos. 

Será permitido levar seu próprio álcool gel. Bebedouros não estarão funcionando, por isso, é importante que os estudantes tenham suas próprias garrafas de água. 

Alimentos serão permitidos, mas os participantes devem autorizar que sejam revistados (caso necessário). A revista seguirá os protocolos de higiene. 

  • Posso levar celular?

O participante pode levar o celular, mas seu uso nos locais de prova é proibido. O aparelho deve ficar desligado e ser colocado dentro da embalagem fornecida pelo fiscal de sala. O saquinho será lacrado e guardado embaixo da cadeira do estudante. 

A organização não se responsabiliza por perda ou dano do celular. Se o aparelho fizer qualquer barulho, o estudante será desclassificado do Enem. 

Confira o trajeto para o local de prova

Os locais de prova do Enem 2020 foram divulgados em 5 de janeiro. Aproveite que está com o endereço e veja quais as opções de trajetos para o lugar onde fará o exame, crie rotas alternativas para possíveis bloqueios de trânsito ou congestionamentos. 

Vai de transporte público? Verifique quais as linhas passam no local ou nas proximidades, a frequência de horários e se funcionam aos domingos. Algumas cidades disponibilizam linhas adicionais de ônibus nos dias do Enem para atender ao grande fluxo de estudantes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Preste atenção ao horário

O Enem segue o horário oficial de Brasília. Caso você more em um estado com fuso-horário diferente fique atento para não chegar na hora errada!

Para evitar aglomerações, os portões serão abertos 30 minutos antes, às 11h30. O fechamento permanece às 13h e o início das provas às 13h30. 

Como serão as provas?

O primeiro dia do Enem (17/01) terá 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e 45 perguntas de Ciências Humanas.

O segundo domingo de provas (24/01) contará com 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. 

Veja também: Como são as provas do Enem?

Os participantes receberão cadernos de provas de cores diferentes. Quando autorizado, o estudante terá que conferir seus dados pessoais, ver se a prova está com todas as páginas, assinalar a cor do caderno e transcrever a frase da capa. 

O caderno de questões pode ser utilizado para rascunho, já que ele não é utilizado na correção. As respostas devem ser assinaladas no cartão de respostas de leitura óptica. Já a redação tem uma folha própria em que o participante não poderá se identificar. 

O gabarito oficial do Enem 2020 deve sair em 27 de janeiro. As respostas serão usadas somente para que os participantes possam conferir seu acertos, já que não são aceitos recursos. 

O resultado do Enem 2020 é esperado para o mês de março. 

Correção Comentada 

O PrePara Enem fará a Correção Comentada do Enem 2020 junto com o sistema Poliedro de Educação. 

A Correção Comentada começará após o término oficial das provas e será realizada em tempo real. 

  • 1º dia: a partir das 19h (Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas)
  • 2º dia: a partir das 18h30 (Ciências da Natureza e Matemática)

A Correção Comentada trará o gabarito extraoficial do Enem 2020, a resolução das questões por professores especialistas no exame e o comentário sobre a redação. 

Artigos relacionados

Como será o 2º dia de provas do Enem 2020

O Enem 2020 entrará em seu segundo dia no domingo (24). Serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Enem 2020: cartão com locais de prova já pode ser consultado

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2020 foi divulgado nesta terça-feira, 5 de janeiro. Documento traz os locais de prova dos participantes.

PrePara Enem terá correção ao vivo do Enem 2020 com resolução do Poliedro

Estudantes poderão acompanhar a correção logo depois das provas. Gabarito definitivo do Enem será divulgado apenas no dia 27 de janeiro.

Qual a diferença entre Enem e SiSU?

Saiba quais as diferenças entre o Enem e o SiSU, qual a função de cada um e como participar. Tire suas dúvidas sobre o Enem e o SiSU.