Altitude

Altitude é a distância vertical de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao nível do mar. Interfere nas temperaturas e é determinada pelo altímetro.

Vista da montanha Ama Dablam, do monte Kala Patar, Nepal.
Altitude de montanha: ponto mais elevado da superfície terrestre

A altitude é a distância vertical de um ponto da superfície terrestre em relação ao nível do mar. É medida em metros, normalmente por um equipamento chamado altímetro.

A altitude interfere diretamente no clima em função da pressão atmosférica: em alta pressão, ao nível do mar, com baixa altitude, as temperaturas tendem a ser mais altas. Nas áreas de alta altitude, com pressão atmosférica baixa, as temperaturas são sempre baixas.

O Brasil é um país de baixas altitudes por não possuir montanhas na composição de seu relevo. Seu ponto de maior altitude é o pico da Neblina, com 2995,3 metros.

Leia também: Quais são os fatores que influenciam o clima?

Resumo sobre altitude

  • Altitude é uma grandeza definida pela distância vertical de um ponto em relação ao nível do mar. É medida em metros.

  • O instrumento mais adequado para a medição da altitude é o altímetro, que funciona com base na pressão atmosférica.

  • Altitude e altura são diferentes. Para determinar a primeira, leva-se em conta sempre o nível do mar, já a determinação da segunda só considera a distância vertical de um ponto em relação à superfície terrestre.

  • O Brasil é um país de altitudes baixas e médias em função da ausência de cadeias montanhosas no território.

  • A altitude está diretamente ligada ao clima. Em altitudes elevadas, o ar é sempre frio em função da pressão atmosférica baixa, com ar rarefeito. Sem altitude, ao nível do mar, a pressão atmosférica é alta, o que permite maior concentração de calor.

  • Latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, portanto, difere da altitude.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é a altitude?

Altitude é uma grandeza bastante considerada na Geografia. Para essa ciência, altitude é a distância vertical, em metros, de um ponto em relação ao nível do mar. Por ser um referencial fixo, é conhecida como altitude absoluta.

Como a altitude é medida?

A altitude é medida em metros, e, para determiná-la, utiliza-se um aparelho chamado altímetro. O altímetro mede a pressão atmosférica e transforma esse resultado em altitude, uma vez que, ao nível do mar, o ar é comprimido, e, à medida que a altitude é verificada, o ar se torna mais rarefeito.

Altímetro
Altímetro: equipamento utilizado para medir a altitude com base na pressão atmosférica.

Curiosidade: O desenvolvimento tecnológico permitiu que a altitude fosse medida sem altímetros que dependam da pressão atmosférica, obtendo informações por outros recursos. Aparelhos de GPS podem determinar a altitude de um local com base nos sinais de satélites. Altímetros de radar e laser calculam altitude com base no tempo que o retorno do eco de sinais leva para chegar da superfície. Aplicativos já permitem o conhecimento da altitude por smartphones.

Leia também: A relação entre a pressão atmosférica e o clima

Diferenças entre altitude e altura

Altitude e altura são grandezas diferentes. Altitude está relacionada à distância vertical em relação ao nível do mar. Já a altura é uma grandeza relacionada à distância vertical de qualquer ponto ou objeto em relação à superfície terrestre.

O monte Everest, por exemplo, localizado na cordilheira do Himalaia, na Ásia, ponto mais alto da superfície terrestre, possui 8849 m de altitude, ou seja, em relação ao nível do mar. Já a altura de um edifício é feita considerando-se sua base na superfície em que está construído, sem levar em consideração o nível do mar.

Altitude do Brasil

O Brasil é um país de altitudes modestas em função de sua estrutura geológica baseada em um relevo constituído apenas por planaltos, planícies e depressões. Não existem dobramentos modernos, ou seja, montanhas no país.

O ponto mais alto do Brasil é o pico da Neblina, localizado no estado do Amazonas, com 2995,3 m de altitude (IBGE 2015). A cidade brasileira de maior altitude é Campos do Jordão, no estado de São Paulo, com 1620 m.

As cidades de maior altitude no Brasil são:

  1. Campos do Jordão, SP — 1620 m

  2. Senador Amaral, MG — 1505 m

  3. Bom Repouso, MG — 1360 m

  4. São Joaquim, SC — 1350 m

  5. Gonçalves, MG — 1350 m

  6. Urupema, SC — 1335 m

  7. Campestre, MG — 1300 m

  8. São Thomé das Letras, MG — 1291 m

  9. Diamantina, MG — 1280 m

  10. Marmelópolis, MG – 1277 m

Qual a relação entre altitude e clima?

A altitude tem uma ligação direta com o clima. Em locais de altitude elevada, as temperaturas são sempre baixas. Isso ocorre em função da pressão atmosférica. Ao nível do mar, com altitude zero, a pressão atmosférica é alta, o que permite maior geração do calor em função do ar comprimido.

À medida que a altitude aumenta, a pressão atmosférica diminui, o ar se torna mais rarefeito, dificultando a geração de calor. Por isso, nos topos das montanhas, é comum a presença de gelo, pois o ar será sempre rarefeito. Para saber mais sobre o tema deste tópico, leia: A relação entre altitude e clima.

Diferenças entre altitude e latitude

Ilustração mostra Terra, com latitudes demarcadas, em relação ao Sol.
Latitude é a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador.

Já sabemos que a altitude é a distância vertical de qualquer ponto em relação ao nível do mar. A latitude é uma grandeza bem diferente. Latitude é a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador. Medida em graus, varia de 0º a 90º para o norte e para o sul.

Nas proximidades da Linha do Equador, em baixas latitudes, as temperaturas são elevadas pela facilidade de recepção da luz do Sol. Nas áreas polares, onde as latitudes são altas, as temperaturas são baixas em função da dificuldade de recepção da luz solar pela superfície. Caso tenha maior curiosidade sobre o tema, leia: Influência da latitude sobre o clima.

Exercícios resolvidos sobre altitude

Questão 1 (UEG) Observe a figura a seguir.

Alt: Ilustração traz atuação da pressão atmosférica em diferentes altitudes.

Título: pressao-atmosferica-altitude

Considerando-se a representação na figura, verifica-se que a pressão atmosférica é:

a) menor na cidade de Santos, em decorrência da maritimidade.

b) maior na cidade de Santos, em decorrência da menor altitude.

c) maior na cidade de São Paulo, em decorrência da maior altitude.

d) menor na cidade de São Paulo, em decorrência da continentalidade.

Resolução

Letra B

A altitude é inversamente proporcional à pressão. Em ambientes de baixa altitude, a pressão atmosférica é sempre elevada, e onde a altitude existe, a pressão é sempre baixa.

Questão 2

Trata-se da medida estabelecida entre determinado ponto e a superfície terrestre.

O conceito aplica-se à:

a) latitude

b) longitude

c) altitude

d) altura

e) elevação

Resolução:

Letra D

Diferentemente de altitude, medida verticalmente com base no nível do mar, a altura é a medida vertical de qualquer ponto em relação à superfície terrestre, apenas.

Por: Larissa Mesquita

Artigos relacionados

A pressão atmosférica

Descubra como foi medida pela primeira vez a pressão atmosférica, qual o seu valor ao nível do mar, como ela varia de acordo com a altitude e como ela é medida hoje.

A relação entre altitude e clima

Compreenda a relação entre altitude e clima por meio desta breve explicação.

Clima

Compreenda o que é o clima, quais são as suas dinâmicas e os seus principais fatores e elementos determinantes.

Diferença entre tempo e clima

Confira a diferença entre tempo e clima com explicações, referências e exemplos para tirar todas as suas dúvidas!

Latitudes e longitudes

Entenda os conceitos de latitudes e longitudes e a importância desses elementos cartográficos para a representação do nosso planeta.