Influência da latitude sobre o clima

A latitude interfere no clima em função das diferenças de radiação solar sobre a superfície terrestre.

As variações de latitude interferem nas características climáticas das regiões
As variações de latitude interferem nas características climáticas das regiões

A latitude é uma coordenada geográfica calculada através da medição da distância, em graus, de um determinado ponto da Terra em relação à Linha do Equador. Trata-se de uma série de linhas imaginárias traçadas horizontalmente sobre a Terra, das quais a principal é a própria Linha do Equador, responsável por dividir o planeta nos hemisférios norte e sul. Além dela, outras latitudes também são importantes, como os Trópicos de Câncer e Capricórnio, além dos Círculos Polares Ártico e Antártico.

Como o Equador representa a latitude 0º, por convenção, as regiões mais próximas a essa linha são consideradas de latitudes baixas e as regiões mais afastadas, ou seja, mais próximas aos polos da Terra, são consideradas de latitudes altas.

Mas qual é a relação entre as latitudes e o clima?

Para responder a essa pergunta, primeiramente é preciso compreender a importância dos raios solares na dinâmica climática da Terra. Como eles incidem de forma diferenciada sobre a superfície terrestre, diferentes zonas de aquecimento formam-se em nosso planeta, as chamadas zonas térmicas.

Representação esquemática das zonas climáticas em um equinócio
Representação esquemática das zonas climáticas em um equinócio

Conforme podemos observar na imagem acima, temos três principais zonas térmicas no hemisfério norte e no sul respectivamente, formando as zonas polares, as zonas temperadas e as zonas tropicais. Elas existem em virtude das diferenças em relação à incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre, onde agem de forma mais intensa à medida em que estiverem próximas da Linha do Equador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por essa razão, conclui-se que, quanto mais próximos estivermos do Equador, mais intensos serão os efeitos do sol e, consequentemente, maior tende ser a temperatura. Em outras palavras, diz-se que: quanto menores as latitudes, maiores as temperaturas; e quanto maiores as latitudes, menores as temperaturas. São, portanto, variáveis inversamente proporcionais.

A latitude interfere somente nas variações de temperatura?

Não. Além das temperaturas, as variações de latitude interferem também na pressão atmosférica. Isso porque as regiões que recebem mais calor costumam dispersar as massas de ar, uma vez que essas ficam mais aquecidas e elevam-se na atmosfera, dispersando-se logo em seguida.

Desse modo, depreende-se daí uma outra relação, dessa vez diretamente proporcional: quanto menores as latitudes, menor a pressão atmosférica, e quanto maiores as latitudes, maior a pressão atmosférica.

Essa relação explica, por exemplo, a existência dos ventos alísios, que são aqueles que sopram sempre em direção à Linha do Equador. Assim como toda e qualquer massa de ar, eles se movimentam das zonas de maior pressão para as zonas de menor pressão que, no caso, são as regiões equatoriais.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Amplitude térmica

Você sabe o que é amplitude térmica? Clique aqui e entenda esse conceito frequentemente utilizado nas previsões do tempo.

Clima

Compreenda o que é o clima, quais são as suas dinâmicas e os seus principais fatores e elementos determinantes.

Clima desértico

Saiba mais sobre o clima desértico, que apresenta paisagens áridas, com umidade baixíssima e altíssimas temperaturas durante o dia.

Clima tropical

Saiba mais sobre o clima tropical, que apresenta paisagens variadas e possui duas estações do ano bem definidas.

Elementos Atmosféricos

Os principais tipos de elementos atmosféricos e suas características.

Fator de Proteção Solar (FPS)

Qual é o Fator de Proteção Solar do seu protetor solar? Clique aqui e entenda o que é o FPS e quais são os tipos de radiações solares.

Fatores que influenciam o clima

Conheça os fatores que influenciam a dinâmica do clima e suas principais características.

Linha do Equador

Você sabe a extensão da Linha do Equador e por que ela recebe esse nome? Clique para conhecer essas e outras curiosidades sobre essa demarcação cartográfica!

Maritimidade e Continentalidade

As variações climáticas decorrentes da maritimidade e da continentalidade.

Tipos de Clima

Conheça mais sobre os tipos de clima nesse resumo elaborado para facilitar os seus estudos.